Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Variante delta da Covid-19 não causa febre e tosse e não pode ser detectada em testes #boato

Variante delta da Covid-19 não causa febre e tosse e não pode ser detectada em testes #boato

Variante delta da Covid-19 não causa febre e tosse e não pode ser detectada em testes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A variante delta (variante indiana) da Covid-19 não tem sintomas como febre e tosse e não pode ser detectada por meio dos testes PCR porque não ficam na região nasofaríngea.

Quando o novo coronavírus (que já não é novo para ninguém) começou a se espalhar pelo mundo (por volta de fevereiro e março de 2020), muita desinformação em relação ao funcionamento do vírus se espalhou na internet. Com o tempo e o conhecimento do SARS-CoV-2, esse tipo de fake news começou a diminuir. Porém, a preocupação (totalmente válida) com a variante delta da Covid-19 tem feito algumas informações truncadas se espalharem por aí.

Uma delas está em um texto que se apresenta como um “guia” da variante delta (também conhecida como variante indiana) da doença. No texto, é dito que pessoas infectadas com essa variante já não apresentam sintomas como tosse e febre e que os testes não conseguem detectar a variante em questão (o que denota mais perigo). Leia o texto que circula online:

Com o novo vírus Covid Delta Não há tosse, nem febre. É muita dor nas articulações, dor de cabeça, dor no pescoço e na parte superior das costas, fraqueza geral, perda de apetite e pneumonia, é Covid Delta! E, claro, mais virulento e com maior taxa de mortalidade. Leva menos tempo para chegar a extremos. Às vezes sem sintomas !! Vamos ter mais cuidado! Esta cepa não vive na região nasofaríngea !! Agora afeta diretamente os pulmões, o que significa que nas ‘janelas’, os períodos de tempo são mais curtos. Tenho visto vários pacientes sem febre, sem dor, mas que relatam pneumonia torácica leve em suas radiografias.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Os testes de esfregaço nasal muitas vezes são negativos para Covid-19 !!, e há cada vez mais resultados falsos negativos em testes de nasofaringe. Isso significa que o vírus se espalha e se espalha diretamente para os pulmões, causando estresse respiratório agudo causado pela pneumonia viral. Isso explica porque se tornou mais afiado, virulento e mortal !! Por favor, sejamos mais cuidadosos, evite locais lotados, mantenha 1,5 m de distância mesmo em locais abertos, use máscaras duplas, máscara facial e lave as mãos com frequência (e quando tossimos ou espirramos) Por favor, não abraços e beijos, é muito perigoso em no momento, todo mundo está assintomático. .

Variante delta da Covid-19 não causa febre e não pode ser detectada em testes?

Ao ler o texto, vimos muitas informações importantes e corretas. A maior delas é que temos que continuar tomando cuidado (mesmo vacinados) com a Covid-19. As dicas de se evitar aglomerações, manter distância das pessoas, usar máscaras, lavar as mãos, evitar abraços e beijos e tomar cuidado com assintomáticos são completamente válidas. Porém, há informações erradas no texto em questão.

Vamos começar com a colocação “com o novo vírus Covid Delta Não há tosse, nem febre”. É fato, como mostra essa matéria da CNN, que os sintomas da variante indiana da Covid-19 têm se mostrado diferentes dos sintomas clássicos de outras cepas do coronavírus (principalmente, o vírus origiinal). Porém, as mudanças descritas no texto estão erradas.

Como mostra o aplicativo Join Zoe (utilizado como fonte para a matéria), os sintomas mais comuns da variante delta em quem não foi vacinado são dor de cabeça, dor de garganta, coriza, febre e tosse persistente. Ou seja: febre e tosse continuam sendo sintomas.

O mesmo aplicativo aponta, entre vacinados, há diferenças nos sintomas. Para quem tomou as duas doses (e está mais protegido), febre e tosse não estão entre os principais sintomas. Para quem tomou uma dose, tosse ainda está entre os sintomas. Porém, isso não tem relação, necessariamente, com a variante delta e sim com a vacinação.

É importante citar que os testes PCR têm, sim, capacidade de detectar infecções com a variante delta da Covid-19. Não há qualquer indício de que eles sejam menos eficientes para detecção. Aliás, já existem testes específicos para detectar especificamente a variante delta da Covid-19. Ou seja: os testes não só identificam que a pessoa está infectada como também podem apontar a variante do vírus.

É importante citar que o texto, apesar de errar em relação a sintomas e testes, acerta ao apontar que é preciso ter cuidado com a variante delta do coronavírus (faltou só lembrar da importância de se vacinar). Ela é, comprovadamente, mais contagiosa e, potencialmente, mais letal do que outras variantes. Felizmente, testes mostram que as vacinas ainda se mostram eficazes contra a variante. Mas o temor é que surjam novas variantes que possam escapar das vacinas.

Resumindo: apesar de ter dicas valiosas sobre o que devemos fazer para nos proteger contra a Covid-19, o texto que circula online e fala sobre a variante delta do coronavírus tem informações erradas sobre sintomas e detecção em testes. Compartilhe apenas as informações corretas e descarte as erradas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso