Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vacina não dá imunidade, não elimina vírus, não impede morte e não serve para nada #boato

Vacina não dá imunidade, não elimina vírus, não impede morte e não serve para nada #boato

Vacina não dá imunidade, não elimina vírus, não impede morte e não serve para nada, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma pessoa genial descobriu, por meio de diversas perguntas retóricas, que a vacina contra Covid-19 não dá imunidade, não elimina o vírus, não impede mortes, fechamentos e não serve para nada.

Uma das técnicas de se desmentir alguns tipos de conteúdos é o exercício lógico de redução ao absurdo (reductio ad absurdum). Por meio de perguntas retóricas, você vai diminuindo uma tese até que ela se torne insustentável. Só um problema: quando o exercício não tem perguntas e respostas honestas, ele acaba distorcendo informação. É o caso da história de hoje.

Um texto gigantesco no qual uma pessoa começa a perguntar e responder sobre a vacina contra a Covid-19 começou a circular na internet. Na mensagem, a pessoa chega à conclusão de que as vacinas “não dão imunidade”, “não eliminam o vírus”, “não impedem a morte”, “não elimina proibições de viagens, fechamentos e obrigatoriedade do uso de máscaras”. Ou seja: de acordo com o texto, a “vacina não serve para nada”. Leia:

▪️Ah e as grávidas podem tomar? NÃO! ▪️Crianças? Não! Se eu for vacinado: 1.- Posso deixar de usar a máscara? – Não 2.- Podem reabrir restaurantes, etc.? E todo mundo trabalhar normalmente? – Não 3.- Serei resistente ao COVID-19? – Pode ser, mas não sabemos exatamente, provavelmente não te impedirá de ser contagiado 4.- Pelo menos deixarei de ser contagioso para os outros? – Não, você ainda pode transmitir, possivelmente, ninguém sabe. 5.- Se vacinarmos todas as crianças, a escola voltará normalmente? – Não 6.- Se eu for vacinado, posso parar com o distanciamento social? – Não 7.- Se eu for vacinado, posso parar de desinfetar minhas mãos? – Não 8.- Se eu e meu avô formos vacinados, podemos nos abraçar? – Não 9.- Cinemas, teatros e estádios serão reabertos graças às vacinas? – Não 10.- Os vacinados poderão ser recoletados? – Não 11.- Qual é o real benefício da vacinação? – O vírus não vai te matar. 12.- Tem certeza que ele não vai me matar? – Não 13.- Se estatisticamente o vírus não me matou mesmo… Por que eu seria vacinado? – Para proteger os outros. 14.- Então, se eu for vacinado, os outros têm 100% de certeza de que não os estou infectando? – Não Portanto, a injeção não dá imunidade. Não elimina o vírus. Não impede a morte. Isso não garante que você não será contaminado. Isso não o impede de “pegar” COVID-19. Isso não impede você de ter Covid-19 Isso não elimina a necessidade de proibições de viagens. Não elimina a necessidade de fechar negócios. Não elimina a necessidade de fechamentos em geral. Não elimina a necessidade de uso de máscaras. Então… que diabos esta vacina está realmente fazendo?

Vacina não dá imunidade, não elimina vírus, não impede morte e não serve para nada?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Caramba! Que lixo de texto, hein (chamar de filosofia de boteco seria elogio)? Qualidade e honestidade à parte, o fato é que não é verdade que as vacinas não servem para nada e que não vão ajudar no combate à Covid-19.

Na realidade, as respostas às perguntas foram dadas de maneira cartesiana e deram um sentido de que a vacina não vai ajudar. Isso sem falar nas respostas que estão erradas. Vamos citar algumas das distorções só para vocês terem uma ideia.

Ao responder negativamente “Posso deixar de usar a máscara”, “Podem reabrir restaurantes, etc.”, “E todo mundo trabalhar normalmente”, a pessoa “genial” que escreveu o texto “se esqueceu” que o “não” é em um primeiro momento. A partir do momento em que um grande número de pessoas for vacinada e termos a chamada imunidade de rebanho, vamos sim abandonar as máscaras e voltar à normalidade.

Sobre não contagiar, não morrer e não se infectar, as respostas também são distorcidas. A pessoa que escreveu a mensagem não levou em conta que, apesar de ser possível se infectar, contagiar e até morrer sendo vacinado, as chances diminuiriam muito.

Só como exemplo, vamos falar da Coronavac (única vacina disponível no momento no Brasil). As chances de se infectar diminuem 50%, as de desenvolver uma forma grave da doença diminuem 78% e as de morrer 100% (não dá para cravar exatamente esse número no caso de mortes porque foi um número pequeno de testes, mas é um limiar similar).

Ao responder sim e, principalmente, não, a pessoa não leva em conta que estamos em uma situação na qual uma melhora já representa muita coisa. Com a diminuição de internações, não teremos o colapso e todos mais graves poderão ser atendidos. É pouco? Com isso, as conclusões finais sobre as vacinas estão erradas. Para que não restem dúvidas, vamos reescrever as respostas aqui:

1) A injeção não dá imunidade? Dá imunidade, sim. E o mais importante é que você estará muito mais protegido de uma forma grave.

2) A vacina não elimina o vírus? Elimina, sim. Se a longo prazo, tivermos uma grande quantidade de pessoas vacinadas, teremos imunidade de rebanho e menor circulação do coronavírus.

3) A vacina não impede a morte? A pergunta está feita de forma errada. A vacina pode não impedir “a morte” (em casos raríssimos), mas vai impedir muitas das mortes que poderiam vir a ocorrer se não tivéssemos vacina. Nos testes, a proteção contra morte chegou ao limiar de 100%.

4) A vacina não garante que você não será contaminado, não o impede de “pegar” COVID-19, não impede você de ter Covid-19? Verdade. Porém, aumenta as chances de você não “ser contaminado”, “pegar Covid-19” e “ter Covid-19”. Proteção muito maior do que o chamado “tratamento profilático” (que é de zero).

5) Isso não elimina a necessidade de proibições de viagens. Não elimina a necessidade de fechar negócios. Não elimina a necessidade de fechamentos em geral. Não elimina a necessidade de uso de máscaras? Em um primeiro momento, não. Porém, depois que controlarmos o vírus ao termos um grande número de pessoas vacinadas poderemos voltar ao normal.

6) Então… que diabos esta vacina está realmente fazendo? Está salvando vidas, ao contrário de textos desinformativos como esses.

Resumindo: se você recebeu uma mensagem que coloca um monte de perguntas para chegar à conclusão de que as vacinas não servem para nada, responda com esse texto. A mensagem em questão não passa de um monte de distorções que visam desinformar as pessoas e desmobilizar a vacinação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK