Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vídeo foi manipulado para dar ideia falsa de que vacina contra Covid-19 causa câncer de mama

Vídeo foi manipulado para dar ideia falsa de que vacina contra Covid-19 causa câncer de mama

Vacina contra Covid-19 causa câncer de mama, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Aumento no número de mamografias após o início da vacinação contra a Covid-19 mostra que vacina causa câncer de mama

Análise

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Mas se engana quem pensa que esse tipo de câncer é exclusivo para mulheres. Homens também podem desenvolver a doença.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a vacina contra a Covid-19 poderia aumentar as chances do desenvolvimento do câncer de mama. Segundo uma publicação, o número de mamografias após o início da vacinação contra a Covid-19 seria a prova de que a vacina causa câncer de mama. Confira:

Versão 1: “Sociedades médicas registram aumento no número de mamografias depois do início da vacinação da Covid-19. É que o surgimento desses nódulos pode causar câncer de mama. Por isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia está orientando as mulheres sobre a realização da mamografia”. Versão 2: “VACINAS (A VERDADE PROIBIDA). Mamografia: paciente deve relatar vacina. Reação à vacina: confusão em pacientes”. Versão 3: “GÂNGLIOS NOS SEIOS DAS MULHERES DISPAROU APÓS O INÍCIO DAS VACINAS COVID-19. AVISOU A SOCIEDADE MÉDICA!!! (A VERDADE PROIBIDA). O MAIOR CRIME CONTRA A HUMANIDADE”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história ganhou repercussão nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e assustou muitas pessoas. Apesar disso, a história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação e sites confiáveis.

A partir daí, resolvemos procurar um pouco mais sobre essa história e vamos te responder o motivo para não acreditar nessa publicação: 1) A vacina contra a Covid-19 causa câncer de mama? 2) A matéria mostra que a vacina contra Covid-19 causa câncer de mama? 3) Os imunizantes são o maior crime contra a humanidade?

Checagem

A vacina contra a Covid-19 causa câncer de mama?

Não. No dia 6 de julho de 2021, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) emitiu um comunicado pedindo para que mulheres não fizessem o exame da mamografia imediatamente depois de tomarem a vacina contra a Covid-19. Além disso, a Femama orientou que as mulheres informassem seus médicos caso tivessem tomado a vacina contra a Covid-19. A orientação ocorreu, após diversas mulheres apresentarem ínguas (gânglios) durante os exames de mamografia.

As ínguas são gânglios linfáticos (linfonodos) que acabaram ficando inchados. Os gânglios fazem parte do sistema linfático, que é responsável pela defesa do organismo. Quando as ínguas aparecem, geralmente, elas indicam que há algo de errado na região onde elas estão localizadas. Elas podem se desenvolver por diversos motivos, como infecções, pelos encravados e até reação a uma vacina. No caso descrito pela Femama, as ínguas apareceram como uma reação à vacina contra a Covid-19.

A matéria mostra que a vacina contra Covid-19 causa câncer de mama?

Não. Se você assistir todo o vídeo, vai perceber que existem cortes ao longo dele. As imagens foram manipuladas para dar a entender que a vacina contra a Covid-19 estaria causando câncer de mama. Os vídeos usados na história de hoje fazem parte de uma matéria exibida no dia 7 de julho de 2021, pelo Jornal da Tarde, da TV Cultura. Na ocasião, os jornalistas explicavam sobre a orientação da Femama em relação à mamografia pós-vacinação contra a Covid-19.

A própria matéria destacou que a aparição de ínguas já havia sido relatada após a aplicação de outras vacinas, como a da gripe e do HPV. Os profissionais entrevistados alertaram que o caso não é grave e é apenas uma resposta do organismo à vacina, devendo passar após um mês da vacinação.

Os imunizantes são o maior crime contra a humanidade?

Definitivamente não. Esse tipo de discurso é antigo e é defendido por grupos antivacina. Mas não tem nada de real. Grupos antivacina (ou antivax) existem há um tempão na internet e tentam desmoralizar todo e qualquer tipo de vacina. Porém, o discurso dos grupos antivacina não se baseia em dados ou evidências científicas, apenas em teorias conspiratórias. As coisas ditas por esses grupos, constantemente, são desmentidas por diversos serviços de checagem e até profissionais de saúde. As vacinas disponíveis nas redes de saúde são seguras e passaram por inúmeros estudos e testes até serem liberadas pelas agências de regulamentação de cada país.

Conclusão

Fake news ❌

A vacina contra a Covid-19 não causa câncer de mama. O vídeo usado para tentar provar essa teoria foi manipulado e recortado para dar a entender que as vacinas estariam fazendo mal à saúde. Na realidade, essa história surgiu quando a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) emitiu um comunicado, no dia 6 de julho de 2021, onde pedia para que as mulheres não fizessem o exame de mamografia imediatamente após se vacinarem e também informassem aos seus médicos caso tivessem tomado a vacina. O alerta veio após profissionais de saúde identificarem um grande número de ínguas (gânglios inchados) em mulheres que se vacinaram. A situação, no entanto, é completamente normal após a vacinação, trata-se de uma reação do organismo à vacina (e isso já ocorreu em outras situações, como após as vacinas da gripe e do HPV, por exemplo). A situação deve se normalizar após um mês. Não existem evidências de que as vacinas causem câncer. Esse discurso está sendo amplificado por grupos antivacina que se baseiam em teorias da conspiração.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)