Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vacina ACWY, contra meningite, está sendo aplicada em jovens de 11 a 14 anos em todo Brasil #boato

Vacina ACWY, contra meningite, está sendo aplicada em jovens de 11 a 14 anos em todo Brasil #boato

Vacina ACWY, contra meningite, está sendo aplicada em jovens de 11 a 14 anos em todo Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Governo federal está aplicando vacina ACWY, contra meningite, em adolescentes entre 11 e 14 anos de todo o Brasil. 

Enquanto a vacinação contra a Covid-19 anda a passos lentos (e quase parando, em muitas cidades, por causa da falta de doses), a imunização contra outras doenças já bem conhecidas no Brasil segue a todo o vapor.

Exemplo disso é a campanha de vacinação contra a Influenza, que já está em sua última etapa. E de acordo com uma história que está circulando na internet, o governo federal teria incorporado uma nova vacina no calendário de imunização para um novo grupo.

Segundo as publicações, a vacina ACWY, que protegeria contra vários tipos de meningite, estaria sendo aplicada em jovens de 11 a 14 anos de todo o país. Ainda de acordo com a história, a vacina estaria disponível em todos os postos de saúde das 8h às 16h. Confira:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

“Vacinação MENINGITE ACWY. Adolescentes: 11 a 14 anos (11 meses e 29 dias). De 8h às 16h. Atenção: A vacina contra a meningite está disponível para todos os adolescentes nascidos entre 03/01/2007 e 31/12/2010”.

Vacina ACWY, contra meningite, está sendo aplicada em jovens de 11 a 14 anos em todo Brasil?

A informação fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muitas pessoas animadas com a novidade. Entretanto, a história não passa de balela. A explicação fica por conta do calendário oficial de vacinação dos governos federal e municipais.

Assim como temos explicado sobre a vacinação contra a Covid-19 ser importante, também é importante se vacinar contra todas as doenças que são evitáveis e possuem imunização. Isso porque as vacinas protegem toda a população e a decisão de não se vacinar pode desencadear o retorno de doenças que já estavam erradicadas ou controladas, como o caso do sarampo, nos últimos anos.

Entretanto, dessa vez, a informação sobre a campanha de vacinação contra a meningite não está correta. Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que a história foi rapidamente desmentida por diversas secretarias de Saúde do país, uma vez que aglomerações em postos de saúde são completamente desnecessárias em tempos de pandemia e vacinação contra a Covid-19.

De acordo com as secretarias de Saúde, a imunização contra a meningite está disponível nos postos de saúde para adolescentes maiores de 11 anos e menores de 13 anos (ou seja, para jovens até 12 anos, 11 meses e 29 dias).

Em alguns municípios, há exceções. Em Barbacena (MG), a campanha de vacinação contra a meningite é destinada a crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. Já em Santo Antônio do Monte (MG), a imunização será feita em jovens entre 11 e 14 anos. Em caso de dúvidas em relação à faixa etária da campanha de vacinação, é importante consultar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) antes de sair de casa.

Em resumo: a história que diz que a vacina ACWY, contra a meningite, será aplicada em jovens de 11 a 14 anos em todo o Brasil é falsa! De fato, a campanha de vacinação contra a meningite está ocorrendo em todo o país. Entretanto, a faixa etária para a imunização, segundo o governo federal, é de 11 a 12 anos. Em alguns municípios, essa faixa foi ampliada. Porém, não em todo o país. Se você ainda possui dúvidas se pode ou não vacinar seu filho, deve consultar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) antes de sair de casa para evitar aglomerações desnecessárias em postos de saúde (que já estão lotados por conta da campanha de vacinação contra a Covid-19). Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr