Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que haja um decreto que reestabeleceu o uso de máscaras na Bahia

É falso que haja um decreto que reestabeleceu o uso de máscaras na Bahia

Uso de máscaras voltou a ser obrigatório na Bahia, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Decreto reestabeleceu o uso de máscaras para proteção contra Covid-19 na Bahia em novembro de 2023.

  Análise

Nos últimos dias, o número de casos de Covid-19 voltou a crescer em alguns locais do Brasil. Na Bahia, o aumento de casos tem causado preocupação em algumas autoridades em saúde. E é neste contexto que uma mensagem está circulando em redes sociais.

De acordo com textos que estão circulando na internet, um decreto aponta que o governo do estado determinou que o uso de máscaras voltou a ser obrigatório a partir do dia 6 de novembro de 2023. Leia o texto que circula online:

Decreto estadual reestabelece obrigatoriedade do uso de máscara na Bahia. Atenção colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir de segunda-feira, 06/11 é obrigatório o uso de máscara.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o governo da Bahia determinou a volta do uso de máscaras em novembro de 2023? 2) O governo da Bahia pode determinar o uso obrigatório do item? 3) Há necessidade para voltar a usar máscaras por conta da Covid-19?

É verdade que o governo da Bahia determinou a volta do uso de máscaras em novembro de 2023?

Não é verdade. O texto que está circulando é falso. Não consta nenhuma ordem que determina o uso de máscaras de proteção na Bahia. A última vez que isso ocorreu foi em novembro de 2022. É possível que o crescimento de casos de Covid-19 + o decreto do ano passado fizeram a mensagem nova circular.

O governo da Bahia pode determinar o uso obrigatório do item?

Tudo indica que não. Com o crescimento de casos, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, descartou que iria decretar o uso obrigatório de máscaras na cidade.  O que pode ocorrer é algumas instituições determinarem o uso de máscaras, como foi o caso desta faculdade da cidade de Itamaraju. 

Há necessidade para voltar a usar máscaras por conta da Covid-19?

Sim e não. É importante que continuemos protegidos contra a Covid-19, visto que a pandemia ainda não teve (ao contrário do que apontam mensagens) seu fim decretado. Por outro lado, é sempre importante falar que a vacinação fez com que a letalidade da Covid-19 diminuísse. Ou seja: as máscaras podem ajudar na não disseminação do vírus. Porém, em nível de importância é mais importante se vacinar do que sair utilizando máscaras o tempo todo. Vale lembrar que este quadro é dinâmico e pode mudar.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o governo da Bahia decretou o uso obrigatório de máscaras no estado em novembro de 2023. Não teve nenhum decreto sobre o assunto nos últimos dias e políticos já se pronunciaram contra a medida.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)