Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Unicamp distribui soro para picada de escorpião no telefone (19) 99685-8936 #boato

Unicamp distribui soro para picada de escorpião no telefone (19) 99685-8936 #boato

Boato – A Unicamp disponibilizou um número de telefone, o (19) 99685-8936, para fazer a distribuição do soro contra picada de escorpião e cobras.

Já falamos inúmeras vezes das informações falsas que são compartilhadas por aí por muita gente que só visa “fazer o bem”, mas foi enganada por um trote. Hoje mesmo tratamos da informação falsa que apontava que duas Etecs de São Paulo estão prestes a fechar por falta de alunos. Agora, nos “deslocamos” cerca de 100 km e vamos falar de uma história que “nasceu” na cidade de Campinas (SP).

De acordo com uma mensagem que está viralizando no WhatsApp e no Facebook (mesmo de quem não é de Campinas), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está distribuindo o soro contra a picada de escorpião e cobra. Para tanto, uma “central” atende no número (19) 99685-8936.

Junto com o contato “Unicamp Soro”, está circulando a seguinte mensagem no WhatsApp: “Contato da central que distribui o soro para picada de escorpião e cobras.. divulgue esse número para salvar uma vida (019) 996 858936”. No Facebook, a mensagem é a seguinte: “UNICAMP SORO 19-99685.8936 CENTRAL QUE DISTRIBUI O SORO PARA PICADAS DE ESCORPIÃO E COBRAS. DIVULGUE!”.

Unicamp distribui soro para picada de escorpião no telefone (19) 99685-8936?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A tal mensagem está se espalhando muito por aí (tem post no Facebook com mais de 10 mil compartilhamentos). Mas será mesmo que esse número é de uma “distribuição de soro” contra picada de escorpião por parte da Unicamp As respostas é não. Vamos aos fatos.

Ao olhar a mensagem, já vimos que havia algo errado. As duas mensagens carregam todas as principais características de boatos online: vaga, alarmista, com erros de ortografia, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Só por isso, a história mereceria uma segunda apuração.

A primeira coisa que fizemos foi tentar entrar em contato com o número de telefone citado na mensagem. Como imaginávamos, não obtivemos resposta (ao ligar, só chamava e as mensagens no WhatsApp não eram respondidas).

No perfil, há a seguinte mensagem: “Este não é um número destinado a passar informações. Para informações, ligue (19) 3521-7555 ou consulte nosso site. Centro de informações e assistência toxicológica. Ciatox de Campinas/Unicamp”. A partir daí, já temos duas informações: 1) O número não é para atendimento. 2) O número tem relação com a Unicamp (mais exatamente ao Ciatox).

Ao ligar para o atendimento obtivemos as outras respostas. De acordo com uma funcionária do órgão, o telefone celular divulgado era apenas para uso interno e não para atendimento do público. A confusão começou quando uma TV de Campinas divulgou o celular por engano em uma matéria. Alguém viu o número na TV e saiu distribuindo por aí.

A mesma funcionária disse que a central de informações é mesmo o (19) 3521-7555. Ainda nos foi dito que, devido ao grande número de ligações, o telefone (19) 99685-8936 deve ser desativado. A informação é endossada por nota publicada no site da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Leia:

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox), informa que o atual número celular de uso restrito, utilizado exclusivamente para envio de imagens de casos, será indisponibilizado. O telefone para auxiliar no diagnóstico e no tratamento das exposições tóxicas e acidentes por animais peçonhentos é o (19) 3521-7555.

Resumindo: o número de (19) 99685-8936 não serve para atender o público (era um número interno do Ciatox da Unicamp, mas será desativado). Se for compartilhar detalhes sobre o serviço, o faça da forma certa. Para mais detalhes sobre o atendimento, uma boa pedida é acessar o site do serviço.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.