Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > UFRJ mente que “covid voltou” apenas para desmobilizar manifestações pró-Bolsonaro #boato

UFRJ mente que “covid voltou” apenas para desmobilizar manifestações pró-Bolsonaro #boato

UFRJ mente que covid voltou apenas para desmobilizar manifestações pró-Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – UFRJ vai fazer pronunciamento sobre a volta da Covid-19 apenas para acabar com os protestos em prol de Bolsonaro 

O número de casos de Covid-19 voltou a crescer em muitas cidades ao redor do mundo. De acordo com especialistas, isso de deve, especialmente, à mutação do SARS-CoV-2.

Mas não só isso. Mesmo com a vacina disponível, muitas pessoas tomaram apenas uma ou duas doses do imunizante e não completaram todo o esquema vacinal (com as doses de reforço).

Entretanto, de acordo com uma história que está sendo compartilhada por aí, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teria mentido ao dizer que “Covid voltou”, apenas para tentar desmobilizar as manifestações pró-Bolsonaro. Segundo a publicação, a instituição de ensino carioca irá se pronunciar em breve, tentando usar a suposta mentira para acabar com as manifestações dos patriotas. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “A UFRJ ESTÁ DIZENDO QUE A COVID VOLTOU PARA ACABAR COM AS MANIFESTAÇÕES! NÃO CAIAM NESSA, É MENTIRA! FAKE!!”. Versão 2: “Gente, hoje é dia 6 de novembro de 2022, domingo. É… nosso inimigo tem uma uma forma abjeta e imunda de lidar com as coisas. A Universidade Federal do Rio de Janeiro está lançando aí nos grupos internos, já já sai na imprensa, que estão aumentando os casos de Covid. E, pra isso, ela está recomendando o uso de máscaras e também recomendando que não haja aglomeração. Aglomeração quer dizer o quê?

Acabar com as manifestações, certo? A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, já já Dudu Nero vai entrar nessa, tá? Já já ele vai entrar. Então, gente, abre o olho, porque se estão fazendo isso, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, já lançando essas notas aí, dizendo que está aumentando os casos de Covid, isso quer dizer que o povo então está incomodando, porque se não fosse algo importante, algo real a ser verificado em relação às urnas, em relação ao STF, ao mandatismo, a derrubar perfis aí, eles não se preocupariam em tirar as pessoas das ruas. Então, nós estamos no caminho certo, porque senão não fariam isso. Então, agora, a próxima deles, do povo imundo e trevoso é dizer que há um surto de Covid, por isso, não pode haver aglomeração. Então, se não pode haver aglomeração, não vai poder ter o povo nas ruas. Gente, precisamos já começar a combater isso, fazer aí uma contra onda, tá, gente?”.

UFRJ mente que “covid voltou” apenas para desmobilizar manifestações pró-Bolsonaro?

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos apoiadores de Bolsonaro revoltados. Entretanto, a história não é lá bem assim. A explicação fica por conta da falta de provas e de lógica da história.

Ao se deparar com a mensagem, ficamos bastante desconfiados, porque ela apresenta as principais características de fake news da internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Como citamos anteriormente, a situação da Covid-19 ao redor do mundo todo tem mudado nas últimas semanas. Alguns países registraram um aumento em relação ao número de casos da doença, como a China. Segundo dados do próprio país, a China registrou o maior número de contágios por Covid-19 em 6 meses. Já no Brasil, a subvariante Ômicron BQ.1 foi identificada no Rio de Janeiro e tem causado preocupação entre os profissionais da saúde. Entretanto, poucos casos da nova subvariante foram registrados até o momento no Brasil.

Apesar da preocupação genuína e dos números realmente terem aumentado, não existe nada que indique um crescimento desordenado e que justifique medidas mais severas, como a volta do isolamento. Especialistas afirmam que a nova variante não causa problemas graves em pessoas que estão totalmente vacinadas. Por isso, a orientação é para que as pessoas completem o esquema vacinal com todas as doses disponíveis. Segundo os especialistas, um quarto da população brasileira não tomou todas as doses da vacina. Caso o número de contaminações siga aumentando, também há a possibilidade de novas medidas serem implementadas, como a volta do uso obrigatório da máscara.

Por fim, não são necessárias notícias falsas para desmobilizar as manifestações que, no caso, tratam-se de atos ilegais (como o bloqueio de rodovias e os pedidos por intervenção federal ou militar). Nessas circunstâncias, basta a Justiça ser firme e agir, uma vez que esses “manifestantes” estão infringindo a lei. Não é preciso compartilhar notícia falsa, basta bom senso de quem tem o poder e o dever para proibir esse tipo de coisa.

Em resumo: a história que diz que a UFRJ vai fazer um pronunciamento, dizendo que a Covid voltou, apenas para desmobilizar as manifestações pró-Bolsonaro é falsa! Especialistas da área da saúde estão chamando a atenção para o aumento do número de casos de Covid-19 em todo o mundo. Entretanto, os profissionais da área da saúde apenas estão pedindo para que toda a população complete o esquema vacinal contra a Covid-19, uma vez que a nova subvariante não causa problemas graves em pessoas completamente vacinadas (e, atualmente, um quarto da população brasileira não tomou todas as doses da vacina contra a Covid-19). Até o momento não há indicações para que as pessoas façam isolamento ou voltem a usar as máscaras de proteção. E mesmo que essa recomendação volte a valer em breve, com certeza não será para impedir manifestações antidemocráticas (até porque se a Justiça fosse firme, todos já estariam presos ou em casa, uma vez que estão cometendo atos ilegais). Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso