Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Truque do abacaxi não consegue curar pré-diabetes e nem diabetes do tipo 2

Truque do abacaxi não consegue curar pré-diabetes e nem diabetes do tipo 2

Truque do abacaxi cura a diabetes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Receita com abacaxi, conhecido como truque do abacaxi, cura pré-diabetes e diabetes tipo 2 em apenas um mês

  Análise

Receitas milagrosas para baixar de peso ou curar doenças de forma natural têm ganhado espaço nas redes sociais. Mas nem sempre as dicas “valiosas” são tão úteis ou saudáveis assim.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, o truque do abacaxi, uma receita com abacaxi, seria capaz de curar a pré-diabetes e a diabetes do tipo 2 em apenas um mês. Segundo a história, seria necessário consumir a receita apenas uma vez por dia para que sua glicemia despenque. Confira:

Versão 1: “O que nunca te contaram sobre a tipo-2 e pré-diabetes. Esqueça remédios e insulina… Apenas 1x ao dia e sua glicemia despenca. Essa receita com abacaxi é a solução para tipo-2 e pré-diabetes. Dona de casa eliminou completamente a Diabetes em 28 dias com esse método natural!”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: “PRECISEI TOMAR 1 COPO POR DIA”, DIZ DONA DE CASA QUE REVERTEU A DIABETES TIPO 2 COM O TRUQUE DO ABACAXI. Receita é divulgada ao final do vídeo. Dona de casa relata o como foi todo o processo para reversão de diabetes”. Versão 3: “VEJA COMO MILHARES DE PESSOAS ESTÃO  USANDO ESSE TRUQUE DO ABACAXI PARA REVERSÃO TOTAL DA DIABETE TIPO 2 E PRE-DIABETE”.

A história ganhou um enorme espaço nas redes sociais, em especial, no Facebook, onde as publicações são divulgadas de forma patrocinada. Porém, ao acessar o link, o site em questão, que revelaria todo o “truque do abacaxi”, pede um pagamento para liberar a tal receita. Além disso, a própria história já nos deixa com um pé atrás. Ela apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago e alarmista (quando a esmola é demais, o santo precisa desconfiar) e a ausência de notícias sobre o assunto.

Com isso, elegemos três perguntas para te mostrar o porquê essa história não é confiável: 1) O abacaxi é a cura da diabetes? 2) Faz sentido comprar o “truque do abacaxi” para curar a diabetes? 3) A fruta faz bem para saúde?

Checagem

O abacaxi é a cura da diabetes?

Não. A diabetes tipo 2 é desencadeada pelo aumento de peso e pelos maus hábitos de saúde. O que pode ocorrer é que, ao adotar hábitos mais saudáveis, os níveis de açúcar no sangue se normalizem, mostrando que a doença foi controlada, e a pessoa não precise mais usar medicamentos. Porém, ela não deixa de ser diabética. A doença apenas entrou em remissão, mas continua lá. Caso a pessoa volte com os maus hábitos de saúde, a doença volta a ficar descontrolada e a pessoa precisa voltar para o tratamento medicamentoso. Além disso, mesmo com a doença controlada, a pessoa precisa fazer todos os exames de rotina e de monitoramento.

Já no caso da pré-diabetes, essa é uma condição de “alerta” para a diabetes. A pessoa ainda não desenvolveu a doença, mas está com os níveis de açúcar no sangue mais altos que o normal. Nesse caso, a orientação é uma mudança de estilo de vida, aliada a um monitoramento rigoroso. Dessa forma, o paciente pode reverter o quadro e não desenvolver a doença. A recuperação dos dois quadros não perpassa por realizar “truques” com abacaxi.

Faz sentido comprar o “truque do abacaxi” para curar a diabetes?

Definitivamente não. Como acabamos de falar, a diabetes tipo 2 e a pré-diabetes podem ser controladas (e, no caso da pré-diabetes, revertida) apenas com uma mudança no estilo de vida (alimentação saudável, exercícios físicos, uma boa noite de sono etc.). Não existe milagre. Além disso, se o “truque do abacaxi” realmente funcionasse, teríamos médicos e instituições recomendando a prática. Mas a tal receita sequer tem evidências científicas de que funcione.

Na realidade, a “recomendação” surge apenas entre pessoas que visam “vender” o segredo e ganhar dinheiro. Detalhe: em páginas com layouts e características similares a de outros golpes.

A fruta faz bem para a saúde?

Sim. O abacaxi é um fruto muito saboroso e pode contribuir para uma alimentação saudável e para sua saúde. O fruto é rico em fibras e em água, o que ajuda no funcionamento do intestino e na hidratação. O abacaxi também auxilia na digestão, fortalece o organismo, protege o coração e pode ser um aliado na perda de peso.

Porém, o abacaxi não pode ser consumido por todo mundo. Por conta de sua acidez, o abacaxi pode causar feridas na boca de pessoas que são suscetíveis à acidez e também intensificar quadros de sensibilidade dentária. Além disso, pessoas que sofrem com problemas gástricos, como gastrite, refluxo gástrico e úlceras também devem ter cuidado ao consumir o fruto. Nesses casos, a orientação é escovar os dentes logo após o consumo e comer o abacaxi em dias alternados. Já quem tem alergia ao fruto não pode consumir o abacaxi de nenhuma forma. Não há recomendação da fruta como “cura da diabetes”.

Conclusão

Fake news ❌

O truque do abacaxi não cura diabetes tipo 2 e nem pré-diabetes. Os quadros de pré-diabetes podem ser revertidos com mudança de hábitos. Já os quadros de diabetes tipo 2 podem ser controlados, mas não curados. O tal “truque do abacaxi” não possui evidências científicas e nem é recomendado por médicos e instituições sérios. É só mais um truque nas redes sociais para ganhar dinheiro (e te fazer perder o seu).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm