Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Receitas de truque da canela e truque do pepino não têm comprovação e autorização para serem vendidos como cura de doenças

Receitas de truque da canela e truque do pepino não têm comprovação e autorização para serem vendidos como cura de doenças

Truque da canela cura diabetes e truque do pepino cura impotência, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Há dois incríveis truques sendo vendidos. O truque da canela cura diabetes e o truque do pepino cura a impotência.

Análise

Diariamente, alertamos que as redes sociais e, principalmente, a possibilidade de se realizar anúncios sem muita verificação, têm garantido a chance de golpistas aplicarem muitas falcatruas por aí. Hoje vamos falar de duas receitas que estão sendo vendidas como “milagrosas”.

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, dois truques estariam sendo utilizados com força: um seria o truque do pepino, que curaria a impotência. Outro seria o truque da canela, que curaria a diabetes.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Em ambos casos, há um anúncio em redes sociais que encaminham você para um site com um player de vídeo que não pode ser pulado, com linguagem prolixa e persuasiva e que tenta vender a ideia de milagre. Leia algumas das mensagens que acompanham o vídeo:

Truque da Canela Truque da Canela Chega de remédios e insulina… Veja como esse truque da canela vem revertendo a diabetes tipo-2 e pré diabetes em brasileiros comuns.

Truque do Pepino, pra deixar o amigão extremamente zangado e incontrolavelmente rebelde: pepino, limão, maçã e gengibre, batidos no liquidificador por três minutos. Depois, é tempestade na cama.

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões: 1) O truque da canela cura diabetes e o do pepino cura a impotência? 2) Há autorização para divulgação e venda do truque do pepino e da canela? 3) O que acontece se você comprar os produtos em questão?

O truque da canela cura diabetes e o truque do pepino cura a impotência?

Não. Assim como em outros casos, não passa de um anúncio de “milagre” em redes sociais em relação a algo que não tem a mínima comprovação científica. Vamos falar de cada um dos problemas.

Se você não sabe, a diabetes é uma doença que, infelizmente, não tem cura. Ela apenas pode ser controlada por meio de alimentação, exercícios físicos e, em muitos casos, medicamentos para controlar o índice glicêmico. Um “preparado” feito com canela não vai curar a doença.

A questão da impotência ou disfunção erétil também não pode ser “curada” com uma receita de pepino. O problema pode ter diversas causas e um tratamento precisaria perpassar por um diagnóstico sobre o que se trata (se, por exemplo, é algo físico ou psicológico). Uma receita de pepino não garante nada.

Há autorização para divulgação e venda do truque do pepino e do truque da canela?

Para além da questão da eficácia, temos uma outra: não é permitido pela Anvisa vender produtos ou fórmulas com fins curativos sem autorização especial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Obviamente, não há a tal autorização para os tais truques do pepino e da canela.

O que acontece se você comprar os produtos em questão?

Se você for notar, o que está sendo vendido por um preço exorbitante nada mais é do que uma “receita”. Como falamos, não há nenhuma garantia de que você obtenha a cura de seus problemas com ela.

Sinceramente, recomendamos, caso você tenha problemas de diabetes ou disfunção erétil, que você procure ajuda médica especializada em vez de se agarrar em receitas milagrosas na internet.

Conclusão

Fake news ❌

O truque da canela não cura a diabetes (até porque a doença não tem cura). Quanto ao truque do pepino, não há qualquer prova de sua eficácia. Para além disso, as receitas não deveriam estar sendo apresentadas como milagrosas na internet. Se eu fosse você, não caia nessa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).