Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Toyota processa vigilante que confundiu coronavírus com Corolla vírus #boato

Toyota processa vigilante que confundiu coronavírus com Corolla vírus #boato

Toyota processa vigilante que confundiu coronavírus com Corolla vírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Toyota vai processar o vigilante que confundiu o coronavírus com o Corolla vírus em vídeo. Depois do vídeo, venda do modelo de carro diminuiu 65%.

Em meio a apreensão em relação ao coronavírus no Brasil, existem algumas pessoas que estão tentando tranquilizar a população (estamos entre essas pessoas). Foi justamente um vigilante que gravou um vídeo para tranquilizar as pessoas que virou personagem de mais um boato por aí.

Depois de um vigilante gravar um vídeo na “UPA da Rua Nova” (em Feira de Santana) falando que não nenhum caso de “Corolla vírus” no local (ele claramente se confundiu com o nome do vírus), começou a circular na internet mensagens falando que a Toyota (fabricante de um modelo de carro com esse nome) resolveu o processar. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: Toyota está processando um vigilante pois depois da publicação desse vídeo, a venda do Corolla caiu 65%.. Versão 2: Toyota pode processar um vigilante pois depois da publicação desse vídeo, a venda do Corolla caiu 65%..

Toyota processou vigilante que confundiu coronavírus com Corolla vírus?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A mensagem circulou com muita força na internet e deixou algumas pessoas curiosas (inclusive, muitos resolveram tirar a dúvida no Boatos.org). Mas será mesmo que o sujeito em questão foi processado pela Toyota e as vendas do Corolla caíram? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Antes de falar da história em si, um parabéns ao vigilante em questão. Apesar de ele, de fato, ter confundido a doença, é possível ver que o vídeo foi uma tentativa de acabar com uma informação falsa. Se todos fizessem isso, as coisas poderiam ser diferentes.

Dito isso, vamos ao caso de hoje. É óbvio que a Toyota não está processando o vigilante por ele ter confundido o nome do vírus. A resposta disso está no elementar. Primeiro, a mensagem tem algumas das principais características de boatos online: é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, ao buscar qualquer informação sobre o assunto, nada encontramos. Com certeza, se a Toyota tivesse tomado a tal atitude viraria notícia. O mesmo poderíamos falar sobre a queda de vendas do Corolla. Além de a tese não ter lógica, a mensagem só existe no vídeo em questão.

Resumindo: a história que aponta que a Toyota está processando um vigilante que confundiu coronavírus com Corolla vírus é falsa. Não passa de mais um boato (dos piores gostos) que circula na internet e é relacionada ao assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39geJ2p