Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tossir é técnica de auto-ressuscitação durante ataque cardíaco #boato

Tossir é técnica de auto-ressuscitação durante ataque cardíaco #boato

Tossir é técnica de auto-ressuscitação durante ataque cardíaco, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Caso você esteja sofrendo um infarto, há uma técnica de auto-ressuscitação. Basta você tossir durante o ataque cardíaco.

Um dos piores momentos que uma pessoa pode ter é de um infarto (por isso que é importante adotarmos medidas preventivas para isso). Em um quadro no qual cada minuto é valioso, um texto está circulando com supostas “dicas valiosas”.

A mensagem que circula online aponta que tossir seria uma das principais técnicas de “auto-ressuscitação” no caso de um ataque cardíaco. O texto aponta, ainda, a mensagem deveria ser repassada e que médicos estavam fazendo a recomendação. Leia o texto que circula por aí:

Auto-ressuscitação durante um ataque cardíaco. Por favor, invista dois minutos do seu tempo e leia isto: Suponha que às 19h25 você vá para casa (sozinho, é claro) depois de um dia particularmente difícil no trabalho. 2. Você está realmente cansado, chateado e frustrado. 3 De repente você começa a sentir uma forte dor no peito e a dor continua no braço e até a mandíbula. Você está a cerca de 5 km do hospital mais próximo de sua casa. 4. Infelizmente, você não sabe se pode chegar lá. 5. Você é treinado para realizar a RCP, mas o cara que ministrou o curso não lhe disse como realizá-la em si mesmo.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Como sobreviver a um ataque cardíaco quando você está sozinho? Como muitas pessoas estão sozinhas quando sofrem um ataque cardíaco, para uma pessoa cujo coração está batendo incorretamente e começa a se sentir fraco, faltam apenas 10 segundos antes da perda de consciência. 7. No entanto, essas vítimas podem ajudar a si mesmas tossindo vigorosamente repetidas vezes. A respiração profunda deve ser feita antes de cada tosse, e a tosse deve ser profunda e prolongada, como ao produzir escarro das profundezas do tórax. Respirar e tossir (deve ser repetido a cada dois segundos sem parar) até que a ajuda chegue, ou até que você sinta o coração batendo normalmente novamente.

As respirações profundas colocam oxigênio nos pulmões e os movimentos de tosse pressionam o coração e mantêm a circulação sanguínea. A ação de pressionar o coração o ajuda a retornar ao seu ritmo normal. Desta forma, as vítimas de ataque cardíaco podem chegar ao hospital. 9. Conte para o maior número de pessoas possível. Você pode salvar suas vidas! 10. Um cardiologista diz que se todos que receberem este e-mail forem gentilmente enviados para 10 pessoas, provavelmente salvaremos vidas pelo menos uma vez. 11. Ao invés de enviar piadas, por favor… doe encaminhando este e-mail que pode salvar a vida de uma pessoa. 12. Se esta mensagem chegar até você… mais de uma vez… por favor, não fique chateado… em vez disso, fique feliz por ter muitos amigos que se importam com você. Segure o dedo na mensagem e siga em frente.

Tossir é técnica de auto-ressuscitação durante ataque cardíaco?

Já falamos mais de uma vez que histórias como essas são facilmente compartilhadas por pessoas com boas intenções. É uma pena que a história em questão é falsa e já foi desmentida por aqui (a única diferença era a ausência do termo “auto-ressuscitação”). Relembre o que escrevemos sobre o assunto:

A “técnica” de tossir para evitar um infarto é um antigo boato que circula na Internet. Ele surgiu por meio de um e-mail com o nome “Técnica de ressuscitação” ou “ressuscitation technique”. Porém, a teoria nunca foi comprovada, nem pela American Heart Association.

O site Mendedhearts.org afirma que é apenas um rumor contagioso, que não evitará um infarto. Ou seja, conforme reforçam diversos sites de confiança, tossir não evita infartos. Deixar de compartilhar informações ruins, assim sim, pode evitar.

Resumindo: é falsa a história que aponta que tossir durante um infarto garante a “auto-ressuscitação” no caso de um ataque cardíaco. Apesar de o texto dar uma boa dica (buscar um médico nos primeiros sintomas), a mensagem que está circulando online é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: