Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tenda foi construída no Pacaembu para atendimento de casos de Covid-19 após o carnaval #boato

Tenda foi construída no Pacaembu para atendimento de casos de Covid-19 após o carnaval #boato

Tenda foi construída no Pacaembu para atendimento de casos de Covid-19 após o carnaval, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que tenda para atendimento de casos de Covid-19 após o carnaval foi construída no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Há muito tempo (para ser mais exato, mais algumas semanas), o Boatos.org não desmentia uma fake news relacionada à Covid-19. Este tabu está sendo quebrado neste momento. Tudo graças a um vídeo gravado na cidade de São Paulo que está circulando na internet.

Um homem fez um vídeo nas proximidades do estádio do Pacaembu, na capital paulista. Enquanto mostra uma tenda montada no estádio, ele diz que a construção foi montada para o pico de casos após o carnaval e seria um hospital de campanha. Ele cita, ainda, que isso está sendo feito para prejudicar o governo federal.

“Perguntar, não ofende. O você acha??? Uma grande tenda de Campanha dentro do Pacaembu em SP. #NãoqueremosCarnaval”, diz uma das mensagens que circulam online. “Tenda gigante é montada no estádio do Pacaembu que outrora serviu de hospital de campanha , seria um preparativo para o pós carnaval ??????”, aponta outra. Leia a transcrição do vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Bom dia, hoje é segunda-feira, 18 de abril 11:20 da manhã. Eu tô aqui em São Paulo. Ali embaixo está Avenida Paulista, Hospital das Clínicas, Hospital do Câncer, aqui embaixo Avenida Angélica e ali o Pacaembu e uma coisa já intriga a nossa curiosidade. Há mais de 25 dias que essa tenda está montada dentro do Pacaembu aonde ficou instalado o hospital de campanha para covid, e agora, foi montada novamente essa tenda maior do que a anterior.

Eles liberaram o Carnaval vai ter muito evento, que já tá tendo aqui em São Paulo e, praticamente, esta tenda está sendo montada para depois do Carnaval, creio eu e que todo mundo aqui está acreditando. Depois do Carnaval vai ser instalado o caos novamente na cidade vão decretar LockDown vão falar que a covid aumentou que a pestilência que aumentou Enfim tudo para atrapalhar o governo.

Aí o governador sai para dar vaga outro, libera a máscara de todo mundo fala que não tem mais pandemia que não tem mais vírus que não tem nada. E para que que essa tenda tá montada dentro do Pacaembu novamente? Maior do que as anteriores com todas as instalações ar-condicionado tudo montadinho direitinho? Agora você chega lá em frente o Pacaembu você não pode entrar para filmar lá dentro. Tá cheio de polícia, cheio de segurança ninguém pode chegar nem perto. Se alguém puder mandar alguma fiscalização do governo federal e lá dá uma olhada instaurar um inquérito para saber o porquê que essa tenda tá montada Lá seria muito bom tá? Um abraço aí agradeço.

Tenda foi construída no Pacaembu para atendimento de casos de Covid-19 após o carnaval?

Não demorou muito para a história circular na internet e gerar um burburinho entre pessoas que estão criticando o carnaval fora de época. Só há um detalhe: a informação que aponta que a tenda no estádio do Pacaembu é de um hospital de campanha não procede.

Antes de continuar, temos que fazer algumas ressalvas e contextualizações. A primeira é que é fato que este carnaval fora de época é um evento feito mais se pensando na questão econômica (basicamente para satisfazer patrocinadores e quem lucra com a “folia”) do que na saúde. Se estivesse pensando na questão sanitária, governo algum liberaria a folia.

A segunda é que o discurso do vídeo, que tem um favorável ao governo federal (e a Bolsonaro), segue uma linha hipócrita. É sabido que bolsonaristas são os maiores incentivadores do “libera geral e deixa o vírus fazer o seu trabalho”. Apenas quando se fala em carnaval (por questões morais e religiosas), que se fala em “vamos nos cuidar”. Por que não adotar este discurso para outros eventos? Dito isso, vamos à história.

A tenda em questão não tem qualquer relação com hospital de campanha para a Covid-19. O pavilhão é, na realidade, um espaço para shows que está sendo construído próximo ao estádio. De acordo com este texto, a estrutura será mantida apenas durante a reforma do estádio. Esta outra matéria aponta que o local vai abrigar até 9 mil pessoas e que será reinaugurada com um show da cantora Gal Costa no dia 30 de abril.

Resumindo: a informação que aponta que estão construindo um hospital de campanha nos arredores do estádio do Pacaembu para um novo pico de casos de Covid-19 após o carnaval é falsa. A tenda que está sendo montada é para shows que serão realizados nos arredores do estádio.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso