Tedros Adhanom ainda não se vacinou contra Covid-19 #boato

Boato – Em vídeo, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, revelou que ainda não se vacinou contra a Covid-19.

Não há dúvidas de que a vacinação foi a principal responsável por não estarmos até hoje no quadro caótico que já enfrentamos na pandemia da Covid-19. Mesmo assim, histórias falsas sobre os imunizantes contra o Sars-CoV-2 ainda circulam online. A última aponta para o diretor da OMS, Tedros Adhanom.

Um vídeo de uma fala depois de uma audiência dá a entender que Tedros Adhanom não teria se vacinado ainda na Covid-19. No vídeo, um homem pergunta ao diretor-geral da OMS quando ele se vacinou. Ele responde que estava, como forma de protesto, esperando que as pessoas da África se vacinassem.

Junto ao vídeo, há mensagens apontando que seria a prova de que ele não se vacinou. “Tedros Assume que não se vacinou”, “Tedros Adhanon, diretor geral da OMS, não se vacinou” e “Algum patriota pra ajudar nisso aqui? Sobre essa entrevista. Será que procede? O Tedros não se vacinou”, dizem algumas mensagens que circulam online.

Tedros Adhanom ainda não se vacinou contra Covid-19?

Não demorou para a história se espalhar pela internet, principalmente, entre grupos antivacinas. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens, não é verdade que Tedros Adhanom não se vacinou contra a Covid-19.

Ao analisar o vídeo, não é possível cravar com toda certeza que Tedros Adhanom não se vacinou contra a doença. O que ele diz no vídeo é o mesmo que apontou em outras oportunidades: estava insatisfeito com a distribuição de vacinas para países da África. Porém, ele não fala que “não” se vacinou.

Essa tese é completamente derrubada ao buscarmos por notícias que apontam que ele se vacinou. Na realidade, Tedros Adhanom tomou a primeira dose da vacina (algo documentado em fotos em seu perfil) no mês de maio de 2021.

Sites de checagens em inglês como das agências Reuters, AP e AFP, apontaram a informação como falsa. Além de mostrar que Tedros Adhanom já se vacinou, os sites mostraram que o próprio repórter que conduziu a entrevista (que fez parte de um documentário da HBO) apontou a mensagem como uma fake news.

Tedros, na realidade, estava explicando porque se vacinou após a data em que os suíços deveriam se vacinar e não tinha falado que não se vacinou. Tudo isso está documentado nesta matéria da revista Science.

Com isso, podemos cravar que é falsa a informação que aponta que o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom se negou a tomar a vacina contra Covid-19. Na realidade, ele se vacinou em maio de 2021 e a fala dele no vídeo em questão foi tirada de contexto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet