Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tamiflu para a nova gripe está contido no chá de erva doce, diz diretor do HC #boato

Tamiflu para a nova gripe está contido no chá de erva doce, diz diretor do HC #boato

Diretor do HC, preocupado com nova gripe, recomenda chá de erva-doce no lugar de Tamiflu, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Preocupado com a nova gripe, o diretor do Hospital das Clínicas (HC) escreveu uma mensagem falando que o chá de erva doce contém Tamiflu.

O inverno está chegando e as campanhas de vacinação contra a influenza e a Covid-19 estão a todo vapor. É neste contexto que uma história sobre uma recomendação médica voltou a circular na Internet.

De acordo com mensagens que estão circulando online, o diretor do Hospital das Clínicas teria alertado para uma nova gripe que estaria por vir. Ele teria falado que seria recomendado tomar vitamina C, e, principalmente, chá de erva. Isso porque o chá teria em sua fórmula o medicamento Tamiflu. Leia a mensagem que circula online:

Diretor do HC (Hospital das Clínicas) preocupado com a nova gripe, faz as seguintes recomendações: – Fazer do álcool gel o nossso aliado. – Começar a tomar vitamina C urgente, cuidar das crianças. – Lavar as mãos muitas vezes ao dia. – evitar locais onde haja multidão; – tomar vitamina C; – comer fígado de boi; – ingerir sucos de acerola e laranja. – Tomar chá de erva-doce duas vezes ao dia.

ERVA-DOCE O chá de erva-doce tem a mesma substância que o medicamento TAMIFLU, o remédio usado para tratar a gripe A-H1N1. Aconselha-se tomar o chá como se fosse café, após as refeições. Um infectologista do hospital São Domingos, recomenda tomar de 12 em 12/horas o chá de erva doce, pois ele mata o vírus da influenza. É da erva-doce que é feito o TAMIFLU. * Repasse para seus familiares e amigos pois é muito importante.

Tamiflu para a nova gripe está contido no chá de erva doce, diz diretor do HC?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Assim como ocorre em quase todos os anos, a tal história começou a circular com todas as forças na internet. E, assim como em todos os anos, estamos aqui para apontar que a informação em questão é falsa.

Já desmentimos essa fake news de mensagem sobre diretor do HC, chá de erva e Tamiflu por, no mínimo, cinco vezes (quatro relacionadas à gripe e uma relacionada às Covid-19). Como o último desmentido, lá de 2021, vale para hoje, relembre o que escrevemos sobre o assunto:

Na realidade, essa mensagem já foi desmentida algumas vezes na história do Boatos.org. Desmentimos este fake em 2018 (quando o Brasil estava sob alerta para um surto de gripe) e 2020 (inclusive, um pouco antes da pandemia). Como o último desmentido vale para hoje, relembre o que escrevemos a respeito do assunto.

Comecemos pelo fato de que ela é bem velha, surgiu em 2009 lá quando houve a pandemia de H1N1 no mundo. Desde então, de tempos em tempos, ela ressurge das cinzas para levar “esperança” há quem morre de medo da gripe. Aliás, a mensagem até já foi desmentida naquela época.

Seguindo o baile, o próprio Ministério da Saúde já ressaltou que a melhor forma de evitar a gripe é com a vacina e que o método mais eficaz para tratar os sintomas é a ingestão de medicamentos adequados:
É importante ressaltar que a vacinação é uma das estratégias mais importantes para redução de casos graves e óbitos por influenza. Outro ponto é o uso oportuno do medicamento, logo após o início dos sintomas.

Além disso, a comunidade médica também já se manifestou sobre essa história da erva-doce, como é o caso deste médico que explica sobre a inexistência de qualquer relação entre o chá de erva-doce e o Tamiflu.

Vale apontar que, se estivermos falando sobre a variante Ômicron da Covid, temos uma solução muito mais eficaz do que “chá de erva-doce”: vacinação contra o novo coronavírus. No caso da gripe comum, se vacinar ajuda muito também.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um médico do Hospital das Clínicas disse que o chá de erva doce cura a “nova gripe” porque teria como componente o Tamiflu. Trata-se de uma fake news clássica que voltou a circular agora em 2023.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm