Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Suíça acabou com a vacinação contra a Covid-19 por causa dos efeitos colaterais #boato

Suíça acabou com a vacinação contra a Covid-19 por causa dos efeitos colaterais #boato

Suíça acabou com a vacinação contra a Covid-19 por causa dos efeitos colaterais, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Suíça resolveu acabar com a campanha de vacinação contra a Covid-19 por causa dos efeitos colaterais. Isso prova que as vacinas não servem para nada.

Por algum motivo, as fake news sobre a vacinação estão voltando a circular na internet. Nesta nova onda, a última das histórias aponta para uma suposta decisão que o governo da Suíça teria tomado.

Mensagens que estão circulando em sites e perfis negacionistas apontam que a Suíça resolveu acabar com a vacinação contra a Covid-19 no país. Esta seria a prova, de acordo com a mensagens, que as vacinas fazem mal. Leia algumas das versões da história que circula online:

Versão 1: Suíça interrompe vacinação contra Covid-19 e lavou as mãos. Cada médico assumirá os riscos de receitá-la. No Brasil, tem de acabar com o estoque. As farmacêuticas querem lucro. Mais alguém?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 2: A Suiça ñ esta mais de acordo com a vacinação contra o covid! Eles agora estão combatendo os efeitos colaterais….. os médicos ñ estão mais atestando as vacinas, pelo contrário, eles estão desaconselhando…. finalmente🙏GENTE…. Ñ TOMEM MAIS ESSE EXPERIMENTO

Suíça acabou com a vacinação contra a Covid-19 por causa dos efeitos colaterais?

Mais uma vez, uma notícia real está sendo distorcida a fim de ser feita uma propaganda contra as vacinas. A Suíça, de fato, tomou decisões sobre a imunização. Porém, isto não tem qualquer relação com o discurso antivax.

O estopim da retórica foi a decisão do governo suíço de deixar de oferecer de graça a vacina contra a Covid-19. Isso ocorreu porque (ao contrário do que ocorreu em outros países), a Suíça alcançou a meta estabelecida de vacinação da população contra a doença.

O documento oficial do país aponta que praticamente todos os suíços têm alguma proteção (seja por vacinação ou infecção) contra a Covid-19. Ou seja: a imunidade estaria garantida pelas duas próximas estações (primavera e verão). Porém, é possível que a campanha volte no caso de novas variantes ou no outono europeu.

É importante citar que não está proibido que alguém se vacine contra a Covid-19. Isto apenas deixou de ser oferecido gratuitamente (o que não é um problema tão grande dado o nível socioeconômico do país). Ou seja: a vacina teria que ser comprada.

Em nenhum momento, o governo da Suíça aponta para “grandes riscos da vacina”. Trata-se da constatação de que a vacinação foi um sucesso no país. Inclusive, se tivéssemos o índice de vacinação de lá, talvez também não precisássemos de campanha massiva de vacinação por aqui.

Resumindo: é falso que a Suíça acabou com a vacinação contra a Covid-19. O que ocorreu foi a suspensão da campanha por conta dos altos índices de imunização no país. Não há nada relacionado a supostos riscos da imunização.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso