Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Secretário de Saúde de Minas Gerais escreve mensagem “Chegamos ao Pico” #boato

Secretário de Saúde de Minas Gerais escreve mensagem “Chegamos ao Pico” #boato

Secretário de Saúde de Minas Gerais escreve mensagem “Chegamos ao Pico”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Secretário de Saúde de Minas Gerais escreveu uma mensagem com o título “Chegamos ao Pico” em que fala sobre os “próximos dias da pandemia da Covid-19”.

O fato de o Brasil ter 26 estados e um “distrito federal” faz com que algumas fake news se utilizem dessa “variedade geográfica” para viralizar. É o caso da história de hoje, que usa um texto com o título “Chegamos ao Pico” que está sendo atribuído ao secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

No texto, ele teria dito que “chegamos ao pico da pandemia”, que os próximos 30 dias serão dias difíceis e que o contágio pode vir de qualquer lugar. O texto ainda pede para que seja mantido o isolamento social e pede o compartilhamento. Leia:

Mensagem do Secretário Estado Saúde de Minas Gerais, recebida as 8h45 de hoje, 06/01/2021 *CHEGAMOS AO PICO* Irmãos, amigos, familiares, enfim – todos. Pelo que os especialistas afirmam, a partir de amanhã teremos, no mínimo 30 dias difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso – realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conversem com os amigos e familiares, não faça visitas… Não coloquem a vida de parentes e amigos em riscos. O contágio é gigantesco e pode vir no ar… Tosse… Espirro… Solas de sapatos…. Sacolas de supermercados… Embalagens etc.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar, mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimento. Vamos fazer uma grande campanha a partir de agora. Compartilhe e envie essa mensagem para todos os seus amigos e familiares. Vamos ter nos próximos dias a maior taxa de isolamento social do Brasil. Juntos somos mais fortes… Não esqueça.. Envie agora mesmo esta mensagem em todas as redes sociais… Cuidem da higiene pessoal… Lavem as mãos sempre e evitem tocar no rosto. Fé em Deus! Esperamos que depois disso, que tudo passar, possamos voltar melhores… Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo! Mensagem do Secretário Estado Saúde: *CHEGAMOS AO PICO*

Secretário de Saúde de Minas Gerais escreve mensagem “Chegamos ao Pico”?

A mensagem atribuída ao secretário de Saúde de Minas Gerais se espalhou muito em redes sociais. Porém (e apesar de a mensagem incentivar algo positivo, o isolamento), não foi escrita por Carlos Eduardo Amaral.

Na realidade, trata-se apenas de uma nova versão de um velho boato que já desmentimos algumas vezes aqui no Boatos.org. Em junho de 2020, desmentimos a mensagem atribuída ao secretário de Saúde do Paraná. Em dezembro, desmentimos uma versão “genérica” da mensagem. Fizemos um vídeo sobre o assunto. Como o desmentido vale para hoje, relembre o que foi dito e escrito:

O nosso briefing inicial do texto já nos deixou desconfiados. Isso porque a mensagem tem características de boatos como o caráter vago (sequer é dito o nome do Secretário de Saúde ou o estado dele), alarmista, com erros de português (inclusive em Secretário Estado Saúde), pedido de compartilhamento e falta de citação de fontes confiáveis.

Para além disso, a mesma mensagem (como falamos no início desse texto) já foi fruto de um desmentido do Boatos.org em junho. Na época, o texto foi atribuído ao secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. Na época, a mensagem foi desmentida pela própria Secretaria de Saúde do Paraná e explicamos que esse papo de “os próximos dias vão ser o pico” já era velha.

A premissa de junho vale para dezembro. Como vocês viram, o texto em questão já está sendo atribuído a um secretário de Saúde desde o meio do ano. Não ia ser agora que ele passaria a valer. A prova disso é que, em alguns estados, a mensagem foi desmentida por outras secretarias de Saúde como de Rondônia e Paraíba. Além do Paraná, outros estados como Mato Grosso do Sul e Espírito Santo também já haviam negado a autoria do texto.

Vale dizer que, assim como em junho, não é possível dizer se chegamos ao “pico da pandemia”. É fato que os números da pandemia têm assustado, mas só saberemos quando foi “o pico” após superarmos (de vez) a pandemia.

Agora, em janeiro de 2021, quando a mensagem passou a ser atribuída a Carlos Eduardo Amaral, a própria Secretaria de Saúde de Minas Gerais negou a autoria da mensagem ao site do jornal O Tempo. Ou seja: a mensagem foi refutada também em Minas Gerais.

Resumindo: a história que aponta que o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, escreveu uma mensagem sobre o pico da pandemia da Covid-19 é falsa. Apesar de o estado estar com um crescimento de casos e a mensagem acertar em alguns pontos (como incentivar o isolamento), o texto é um apócrifo que se espalha já há algum tempo em redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy