Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Secretário Estadual de Saúde escreve mensagem “Chegamos ao Pico” #boato

Secretário Estadual de Saúde escreve mensagem “Chegamos ao Pico” #boato

Secretário de Saúde escreve mensagem “chegamos ao pico” da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Secretário Estadual de Saúde acabou de escrever uma mensagem com o título “Chegamos ao Pico” em que fala sobre contágios da Covid-19.

Desde o início da pandemia da Covid-19, já passamos por diversos momentos apresentados como “o pico da pandemia”. No Brasil, passamos por isso no meio de 2020 e, principalmente, no começo de 2021. Neste período, parece que estamos vivendo um momento parecido em relação a casos (em relação a mortes, estamos em situação melhor por causa da vacinação). Por causa disso, uma mensagem voltou a circular.

Uma mensagem atribuída ao “Secretário Estadual de Saúde” com o título “Chegamos ao Pico” aponta que “teremos dias difíceis nos próximos tempos” e que devemos tomar cuidado com diversas coisas relacionadas ao coronavírus. Leia o texto que está circulando por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Mensagem do Secretário Estado Saúde. *CHEGAMOS AO PICO* Irmãos, amigos, familiares, enfim – todos. Pelo que os especialistas afirmam, a partir de amanhã teremos, no mínimo 30 dias difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso – realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conversem com os amigos e familiares, não faça visitas… Não coloquem a vida de parentes e amigos em riscos. O contágio é gigantesco e pode vir no ar… Tosse… Espirro… Solas de sapatos…. Sacolas de supermercados… Embalagens etc.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar, mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimento. Vamos fazer uma grande campanha a partir de agora. Compartilhe e envie essa mensagem para todos os seus amigos e familiares. Vamos ter nos próximos dias a maior taxa de isolamento social do Brasil. Juntos somos mais fortes… Não esqueça.. Envie agora mesmo esta mensagem em todas as redes sociais… Cuidem da higiene pessoal… Lavem as mãos sempre e evitem tocar no rosto. Fé em Deus! Esperamos que depois disso, que tudo passar, possamos voltar melhores… Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo! Mensagem do Secretário Estado Saúde: *CHEGAMOS AO PICO*

Secretário Estadual de Saúde escreveu mensagem “Chegamos ao Pico”?

Não demorou muito para a mensagem circular por redes sociais. Só que, apesar de, de fato, estarmos enfrentando um momento de subida de casos de Covid-19, não é verdade que o Secretário Estadual de Saúde escreveu a tal mensagem “Chegamos ao Pico”. Na realidade, já desmentimos esse mesmo boato em dezembro de 2020.

Antes de recuperar o texto e mostrar por que é falsa a informação que aponta que o Secretário de Saúde escreveu o tal texto, precisamos apontar duas coisas. 1) Nem todas informações na mensagem estão corretas. Há coisas que se entendia como correta no início da pandemia e já não vale tanto. 2) Diversas mensagens relacionadas especificamente a estados também circularam online e foram desmentidas posteriormente à produção do texto de 12/2020. Dito isso, relembre o que escrevemos:

O nosso briefing inicial do texto já nos deixou desconfiados. Isso porque a mensagem tem características de boatos como o caráter vago (sequer é dito o nome do Secretário de Saúde ou o estado dele), alarmista, com erros de português (inclusive em Secretário Estado Saúde), pedido de compartilhamento e falta de citação de fontes confiáveis.

Para além disso, a mesma mensagem (como falamos no início desse texto) já foi fruto de um desmentido do Boatos.org em junho. Na época, o texto foi atribuído ao secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. Na época, a mensagem foi desmentida pela própria Secretaria de Saúde do Paraná e explicamos que esse papo de “os próximos dias vão ser o pico” já era velha.

A premissa de junho vale para dezembro. Como vocês viram, o texto em questão já está sendo atribuído a um secretário de Saúde desde o meio do ano. Não ia ser agora que ele passaria a valer. A prova disso é que, em alguns estados, a mensagem foi desmentida por outras secretarias de Saúde como de Rondônia e Paraíba. Além do Paraná, outros estados como Mato Grosso do Sul e Espírito Santo também já haviam negado a autoria do texto.

Vale dizer que, assim como em junho, não é possível dizer se chegamos ao “pico da pandemia”. É fato que os números da pandemia têm assustado, mas só saberemos quando foi “o pico” após superarmos (de vez) a pandemia.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Secretário Estadual de Saúde escreveu um mensagem com o título Chegamos ao Pico. Trata-se de um texto apócrifo que está sendo atribuído a uma autoridade desde o início da pandemia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso