Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Sangue vira borracha por causa de vacina contra Covid-19 #boato

Sangue vira borracha por causa de vacina contra Covid-19 #boato

Sangue vira borracha por causa de vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mulher denuncia que, por causa da vacina contra a Covid-19, o sangue está virando borracha e ficando parecido com silicone.

A pandemia arrefeceu, a vacinação da vacina bivalente está aberta a quase toda população e ainda tem gente espalhando fake news sobre informação bizarra sobre a Covid-19.

A última das histórias que vimos online aponta para um vídeo gravado inicialmente para redes sociais de vídeos (como o TikTok e Kwai) e que está viralizando no WhatsApp. Nele, uma mulher fala para a “Léia” (que seria uma interlocutora inteligente que disse que se vacinaria 50 vezes se fosse preciso) que a vacina contra a Covid-19 seria um perigo.

Com base em um “filme documentário”, ela (que relatou falar três idiomas, mas escorregou no português básico) fez várias acusações sobre a vacinação, citou a Bíblia, citou a Globo e citou Bolsonaro. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que a vacina deixaria o sangue de pessoas virar borracha e parecido com silicone. Leia a mensagem e a transcrição da fala:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Mensagem: URGENTE! Mulher brasileira no exterior ALERTA a família! A Globo não vai mostrar. É um documentário extrangeiro sobre vacinas. Assiste e REPASSA. Sangue sintético depois da vacina. Sangue vira borracha. parecido com silicone

Transcrição: Está vendo Leia? Estou aqui assistindo um documentário sai está saindo um filme isso é muito triste só que a Globo vai mostrar isso Leia? A Globo não vai mostrar. Você acha que ela vai? Ela quer comer ela quer comer Bolsonaro está entendendo que foi contra essa vacinação em massa. Então vocês não estão entendendo o que está acontecendo

Leia. Vocês fica aí só no português. Eu falo três idioma. E o mundo inteiro está falando só que vocês não sabem. Eu estou mostrando aqui oh. Oh sou médico gente! Vocês tem que sair dessa mentalidade! Você é como fosse minha irmã cara! Já te falei pra você ler lá!

Marcos Dezesseis dezoito e pede Jesus Cristo pra pra pra bloquear toda a maldade da vacina no seu corpo. Entendeu? A gente não está brincando não uai. Vocês não sabem o que está por vim no mundo. Né? Eu estou fazendo de tudo pra você entender o que eu estou tentando te mostrar o ponto  Isso aqui não tem nada a ver com Bolsonaro. Isso aqui não tem nada a ver com a campanha do Brasil. Tá? Isso aqui é uma é um documentário que eu estou dentro da minha casa. Está em inglês. Ninguém conhece nem sabe? São pessoas do mundo inteiro falando Léia

Só que aqui tem pessoas como nós temos o canal aberto e país rico, as pessoas conseguem ver muito mais coisa do que aí. Você está entendendo? Então é que são coisas que eu estou vendo Leia. Essa é a verdade Leia, não tem o que negar você é muito triste você falar pra mim que se vier cinquenta vacinas você vai se vacinar. Entendeu? Ele está vendo aí oh estão pesquisando oh. Famílias. Está vendo? Pessoas que morreram está vendo? Eu quero ver quem que tem esse programa lá no Brasil. Ninguém tem

Entendeu? Pessoas que estão morrendo sem explicação Leia. É a vacina Leia. Pelo amor de Deus. Crianças morrendo, adolescentes morrendo. E vocês estão aí. A favor do Lula. Que quer vacinar todo mundo e já falou que vai vacinar que vai até punir as igrejas Leia pelo amor de Deus, acorda. Eu estou fora do Brasil e eu sei o que está acontecendo. É. Eu estou aqui assistindo todos esses vídeos de médicos em volta do mundo é que vocês não presta atenção

Vocês são pessoas fora do mundo, o mundo inteiro, gente. Estão falando. Pessoas morrendo de ataque cardíaco. Entendeu? Oh. Pessoas falando no escuro porque não quer se apresentar inglês, tá americano que a gente fala quatro, três idiomas, então a gente pode entendeu? Não fica só em brasileiro ouvindo só o pessoal do Brasil falando, entendeu? Ó isso é tudo médicos falando, tá vendo é nós ó olha aqui que que tá tira

Sangue vira borracha por causa de vacina contra Covid-19?

O vídeo se espalhou com muita força no WhatsApp e deixou algumas pessoas (principalmente as influenciáveis por fake news sobre a vacinação) com uma pulga atrás da orelha. Porém, é falso que o sangue vire borracha quando alguém se vacina contra a Covid-19.

O próprio enredo da história já começa a entregar a farsa. Além de a mensagem ter características de fake news (como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis), a mulher que fala no vídeo parece carecer de inteligência e reverbera fake news já refutadas diversas vezes.

O que ela fala que é um “documentário” que todo mundo está falando não passa do filme Died Suddenly, uma série de acusações sem o mínimo de embasamento feito por negacionistas e criado para negacionistas.

De acordo com esta página, o filme engana ao dizer que “as vacinas matam e que são uma arma biológica”. Nenhuma das mortes apresentadas no filme são comprovadamente por conta das vacinas, o enredo é enviesado e são ocultadas informações como a eficácia das vacinas perante a pandemia.

Sobre o “sangue de borracha” citado pelo filme. Não há qualquer prova de que o sangue de alguém tenha sido adulterado pela vacina. Na realidade, não há sequer provas de que o sangue nas imagens em questão seja de pessoas que foram vacinadas e morreram.

Ao procurarmos (e raciocinarmos) na realidade, sobre as vacinas “virarem borracha” (seja lá o que isso significa) temos bilhões de exemplos práticos que provam o contrário. Felizmente, boa parte da população (inclusive eu e, espero que, você) se vacinou. O seu sangue virou de borracha? O meu não.

Ou seja: o que temos é uma mulher totalmente sem noção fazendo um escândalo (não sabemos se culposo ou doloso) perante um filme que comprovadamente espalha informações falsas (este, sim, de forma dolosa) sobre males da vacina. Nada mais do que uma fake news clássica sobre a pandemia.

Resumindo: é falso que as vacinas contra a Covid-19 estão transformando o sangue das pessoas em borracha, silicone ou algo do tipo. A história que circula online não passa de mais uma fake news que viralizou por aí contra os imunizantes.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm