Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Apesar de não ser um alimento “saudável”, salsicha não demora 32 anos para sair do corpo

Apesar de não ser um alimento “saudável”, salsicha não demora 32 anos para sair do corpo

Salsicha demora 32 anos para sair do corpo e, por isso, não deve ser consumida, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – A salsicha é um alimento que demora 32 anos para sair do corpo e que, por isso, não deve ser consumida.

Análise

Já não é de hoje que vídeos e textos mirabolantes sobre alimentos com “especialistas” têm circulado na internet e causado dúvidas. Hoje, vamos tratar de uma história que aponta para os “males da salsicha”.

No vídeo, uma mulher diz que o alimento nunca deve ser ingerido e aponta para os danos causados pelo produto. Em meio a isso, uma informação chama atenção: a salsicha demoraria 32 anos para sair do corpo humano. Leia a transcrição da mensagem:

Coisas que não deveriam nunca ser ingeridas! Ha ha ha! Salsicha não? EU adoro perguntar essas coisas. Salsicha há 32 anos pra sair do corpo, certo? Ha ha! AI meu Deus, sério, como assim? Fale mais sobre isso! O nitrato e o nitrito, que é um dos conservantes pra tudo de porco, então não vem aí com peito de peru é mais saudável que presunto, é ruim também!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Sério é aí tudo cachorro quente, nunca mais! Ha ha ha não brincadeira! E olha que eu sou uma nutri de dar chocolate todo dia, eu não sou de terrorismo nutricional é, mas salsicha tá! E nenhuma espécie nem é de frango nem de nada. É por lei obrigatório colocar o nitrato nitrito pra não dar uma doença séria que é a parte exatamente, então ok? Mas aí se não dá pra ficar sem, então não vamo comer também pra não dar, porque o nitrato nitrito pelo ms tá no mesmo grupo de cancerígeno que ameanto que tabaco.

Se você não dá cigarro pro seu filho, que que cê vai dar? Salsicha? Eu choquei agora, meu Deus, eu intoxiquei meus filhos durante todos esses anos, tira a culpa daqui pra frente! Ai meu Deus, eu dava salsichinha picadinha pra eles comerem de lanche ai tô me sentindo uma péssima mãe agora acho que eu vou chorar!

Checagem

Para realizar a checagem da história, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a salsicha demora 32 anos para sair do corpo humano? 2) A salsicha é um alimento saudável? 3) É verdade que nunca devemos consumir este tipo de alimento?

É verdade que a salsicha demora 32 anos para sair do corpo humano?

Ao contrário do que o vídeo aparenta, não há qualquer comprovação disso. Ao buscar pelo assunto, não encontramos qualquer informação que aponte que a salsicha demora 32 anos para sair do corpo humano.

Além disso, a alegação é rebatida por diversos outros nutricionistas. Logo, podemos apontar que se trata de algo sem embasamento (talvez a pessoa que falou isso tenha se expressado mal).

A salsicha é um alimento saudável?

Neste sentido, a pessoa do vídeo tem razão. A salsicha, junto com outros alimentos processados, é classificada pela OMS e pela IARC (Agência Internacional para Pesquisa de Câncer) como cancerígena justamente por conta dos nitritos e nitratos citados no texto.

Ou seja: o consumo excessivo deste tipo de alimento (não só salsicha como outros ultraprocessados) é prejudicial para a saúde. Vale apontar ainda que se trata de um alimento rico em sódio e que pode ocasionar outras doenças.

É verdade que nunca devemos consumir este tipo de alimento?

Já é possível ver que não é recomendado o consumo deste tipo de alimento. Porém, falar que nunca devemos consumir pode soar exagerado (até porque o produto seria proibido). A decisão fica por sua conta.

Conclusão

Fake news ❌

Apesar de a salsicha, de fato, causar problemas de saúde e o consumo excessivo não ser recomendado, é falsa a alegação de que ela fica 32 anos no corpo da pessoa. Intenção boa, mas informação errada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).