Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Losartana e Atenolol, remédios gratuitos do governo, estão fazendo mal #boato

Losartana e Atenolol, remédios gratuitos do governo, estão fazendo mal #boato

Boato – A Losartana e o Atenolol, remédios para controle de pressão estão deixando usuários com sintomas indesejados e fazendo mal.

Tratamentos são sempre complexos. Ainda mais os tratamentos contínuos. Além de o médico precisar adequar a dosagem do remédio (e isso não acontece de um dia para o outro), o paciente também pode sofrer, ao longo desse processo, com os famosos efeitos adversos. Afinal, medicamentos são fármacos e modificam o funcionamento do nosso organismo, com o objetivo de combater ou estabilizar a doença.

Nos últimos dias, uma mensagem tem ganhado força nas redes sociais. Trata-se de um alerta: Losartana e Atenolol estariam fazendo mal. O post, que já foi compartilhado quase 45 mil vezes, indica que os remédios para controle de pressão estão deixando os pacientes com sintomas como enjoo, taquicardia e tontura. Confira:

ALERTA URGENTE: Remédios gratuitos do governo federal para controle de pressão arterial ,estão fazendo mal. Relatados pelos próprios médicos particulares e pessoas que fazem uso contínuo, tendo que trocar de medicamentos. Sintomas como enjôo, taquicardias e tontura. Vários relatos chegaram até a mim inbox. Losartana e Atenolol. Deixe seu relato se estiver com esses sintomas. Por Isabela Brandão

Remédios para regular a pressão estão realmente fazendo mal?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Sem dúvidas, a mensagem é muito (mas muito) irresponsável. Além disso, causa um alarde desnecessário. Vamos te explicar direitinho essa história e te dizer porque o post é um boato.

Para começar, é possível observar muitas características já observadas em outros textos de boatos: erros de português, erros de pontuação, caráter alarmista, pedidos de compartilhamentos ou relatos e não possui fonte. O assunto também não foi abordado por nenhum veículo de comunicação confiável. Só isso já nos faz desconfiar da mensagem.

Falando do teor dela. É fato que medicamentos podem causar efeitos adversos fortes e também fazer mal para determinadas pessoas – por exemplo, pessoas alérgicas à medicação, pessoas com doenças que podem piorar com o uso da substância etc. Por isso, toda bula traz informações para os usuários sobre os efeitos que um determinado medicamento pode causar.

No caso da Losartana, a tontura (citada no boato) é um efeito adverso comum (1 em cada 10 pessoas apresentam o sintoma) e previsto na bula do medicamento. Já enjoo é um efeito classificado como incomum na bula (1 em cada 100 pessoas tem o sintoma), mas que também está previsto.

No caso do Atenolol, o enjoo é algo comum (um número de até 1 em cada 10 pessoas apresenta o sintoma) e a tontura é classificada como um sintoma raro (poucas pessoas o apresentaram).

Nenhum dos medicamentos apresenta taquicardia como uma reação adversa comum – ou dentro do esperado. Pelo contrário, o Atenolol chega a citar a braquicardia (desaceleração dos batimentos cardíacos) como um efeito colateral incomum.

Vale apontar que mesmo as reações previstas não acontecem com todo paciente. Inclusive, nas postagens do Facebook em que o boato foi descrito há relatos de pessoas que tomam a medicação de forma contínua e não apresentaram problemas com a Losartana e o Atenolol.

Ou seja, a tal mensagem condena a Losartana e o Atenolol por reações esperadas (descritas em suas respectivas bulas), fala de uma reação não prevista (a taquicardia) e faz um alarde de forma irresponsável, podendo motivar usuários a descontinuarem o uso de suas medicações.

Caso o paciente venha a apresentar reações adversas por um longo período, deve procurar um médico ou posto de saúde. Suspender o uso da medicação sem orientação médica é muito perigoso e não recomendável. Portanto, o texto que circula online é um boato. Por sinal, um boato bem irresponsável.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Aletuza Senra e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.