Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que receita caseira de cenoura, limão e nozes cure glaucoma e catarata

É falso que receita caseira de cenoura, limão e nozes cure glaucoma e catarata

Receita caseira com cenoura, limão e nozes cura glaucoma e catarata, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Há uma receita caseira feita com cenoura, limão e nozes que cura problemas nos olhos como glaucoma e catarata

Análise

O que não faltam na internet são receitas milagrosas atribuídas a “produtos naturais”. Chegou ao nosso conhecimento uma suposta história que aponta que o “mais novo milagre” estaria em uma “receita natural”.

De acordo com um vídeo que tem se espalhado em redes sociais, a combinação entre cenoura, limão e nozes curaria doenças nos olhos como glaucoma e catarata. Mais do isso: seria a cura em apenas sete dias. Leia a mensagem que circula online:

Restaura a visão em sete dias. O glaucoma e as cataratas serão coisa do passado. Guarde este vídeo para não perdê-lo. Hoje compartilharei uma poderosa receita natural para restaurar a visão, que é fácil de preparar em casa. Primeiro, descasque duas cenouras. As cenouras são ricas em betacaroteno, que o corpo utiliza para produzir vitamina A. Corte-as em pedaços e coloque-as no liquidificador.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

De onde você está assistindo ao vídeo? Diga-me nos comentários. É bom saber que temos espectadores de todo o mundo. Descasque um limão e corte-o em pedaços. A vitamina C encontrada nos limões ajuda a proteger sua visão, combatendo os radicais livres. A vitamina C é crucial para manter a saúde ocular. Coloque os pedaços de limão no liquidificador.

Você também precisará de cinquenta gramas de nozes. As nozes são ricas em ácidos graxos ômega três, que previnem o desenvolvimento de doenças oculares degenerativas. Em seguida, adicione uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem. O azeite de oliva é rico em ômega três. Agora, adicione uma colher de sopa de mel. O mel é usado para tratar conjuntivite, úlceras de córnea, inflamação das pálpebras e olhos secos. Em seguida, bata no liquidificador. Se necessário, adicione vinte ml de água. Nossa mistura tem que ficar bem compacta.

Se você está procurando uma solução natural para melhorar sua visão e ajudar no tratamento ocular, essa receita é perfeita para você. Tome uma colher de sopa desta mistura saudável todas as noites antes de dormir. Faça isso por sete dias e você ficará surpreso com os resultados. Se gostou da minha receita, pode me apoiar curtindo e deixando uma nota de zero a dez nos comentários. Restaura a visão em sete dias. O glaucoma e as cataratas serão coisa do passado. Guarde este vídeo para não perdê-lo.

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a receita que envolve cenoura, limão e nozes cura catarata e glaucoma? 2) Qual é a cura para catarata e glaucoma? 3) Por que alguém está publicando uma “receita” como esta?

É verdade que a receita que envolve cenoura, limão e nozes cura catarata e glaucoma?

Não é verdade. Não consta nenhuma pesquisa em fontes confiáveis ou mesmo relatos reais que apontam que a tal “receita” (que seria simples e até saborosa) seria a “cura para doenças oculares” como glaucoma e catarata. Assim como muitas fakes, a história foi tirada do nada. Além disso, os tratamentos para as doenças não envolvem nada disso.

Qual é a cura para catarata e glaucoma?

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico dos olhos e ocasiona um aumento de pressão intraocular que acarreta a problemas na visão. A doença não tem cura (por se tratar da danificação de um órgão). Porém, é amenizada com colírios e remédios (em poucos casos). Não tem nada a ver com “suco natural” no tratamento.

A catarata é uma doença que resulta, via de regra, do envelhecimento do tecido ocular, mas pode ser causada por questões ambientais ou ser congênita. Ela também provoca problemas de visão. O único tratamento para a doença é a cirurgia. Não há medicamento (muito menos “natural”) que cure a doença.

Por que alguém está publicando uma “receita” como esta?

Estamos respondendo a essa questão porque algo nos causou estranheza. Nos links que vimos, havia o convite para conversar por Messenger para a pessoa que fez a publicação. É possível que seja oferecido algum produto para isso. Porém, não temos certeza disso.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a “receita milagrosa” que envolve cenoura, limão e nozes cure doenças nos olhos como glaucoma e catarata. Trata-se de uma receita maluca que não tem comprovação científica.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).