Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Radiação do micro-ondas faz telefone celular explodir #boato

Radiação do micro-ondas faz telefone celular explodir #boato

Mulher se queima após abrir microondas enquanto atendia telefone celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Atenção! Não use o micro-ondas junto com o telefone celular. Smartphone explode por causa da radiação do eletrodoméstico.

Quando falamos de aparelhos elétricos e eletrônicos, todo cuidado é pouco. O grande problema é que nem sempre os alertas que circulam sobre “cautelas” que temos que tomar são verdadeiros. Em alguns casos, inclusive, orientações viram fake news.

A de hoje aponta para um cuidado que deveríamos tomar ao utilizar o forno micro-ondas. De acordo com um texto e com um áudio, não deveríamos utilizar o telefone celular junto com o eletrodoméstico. Leia a mensagem que circula online e a transcrição do vídeo, acompanhado pela imagem de uma senhora:

Versão 1: NÃO USE TELEMÓVEIS NA COZINHA Não use por favor na cozinha telemóveis para fazer ou receber chamadas. O meu nome é Dr Ademola. A apenas três dias atrás o meu marido que também é médico, partilhou comigo um triste acidente que resultou em queimaduras graves de 6 pessoas que foram trazidas para o departamento de emergências médicas.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

As queimaduras resultaram do incêndio causado pelo telemóvel, quando um deles tentou fazer uma chamada na cozinha com o fogão a gás ligado. O mesmo pode acontecer com forno de microondas ou no momento da indução do fogo. Algumas pessoas cozinham com o telemóvel colado a orelha. Por favor parem de fazer ou receber chamadas na cozinha porque é tão perigoso, como fazer ou receber chamadas em uma bomba de gasolina.

Não deixe de partilhar com os seus familiares e amigos esta informação e se tiver necessidade de atender a uma chamada, então afaste-se do fogão uns 3-4 metros . Lembre-se que sua segurança é também a segurança da sua família…

Versão 2: Pessoal, fica o alerta aí ó, as pessoas as vezes não sabem, eu mesmo não sabia disso, a gente corre risco, né? Essa senhora aí ela teve o parte do acima do do peito, dos seios ali o rosto, cabeça, todo se queimou todinha porque ela foi abrir o micro-ondas atendendo o celular. A radiação do micro-ondas passou pro celular, pegou fogo e e aconteceu essa tragédia aí. Então é só um alerta pra vocês. Quem estiver com o celular na mão não abre micro-ondas. Está bom? Um abraço pra todos e cuidado

Radiação do micro-ondas faz telefone celular explodir?

O texto não demorou para viralizar com todas as forças na internet. Só que, além de ser falso o seu teor, também é antigo o seu conteúdo. Na realidade, o primeiro texto foi desmentido em 2017 e o caso em questão foi desmentido em 2019. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Uma rápida olhada nas publicações já levanta dúvidas. A mensagem segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela é vaga (não diz quem é a mulher ou quando e onde o acidente ocorreu), alarmista (usando uma foto chocante e um tom bastante assustador), possui erros de português (tanto no texto como no vídeo), pedidos de compartilhamento (só no áudio são duas vezes) e não cita fontes confiáveis.

A coisa fica ainda mais estranha quando procuramos por mais informações sobre o caso e não encontramos nada. Nenhuma notícia ou relato pessoal da suposta vítima.

Vale ressaltar também que os áudios não fazem lá muito sentido. O microondas não funciona de porta aberta e, quando é aberto, ele automaticamente desliga. Além disso, essa história do celular “puxar radiação” é pura balela. Bem como a dica de não abrir a geladeira com o celular na mão.

Aliás, o próprio áudio apresenta algumas inconsistências. Por exemplo, a mulher que fala no áudio sequer explica quem é a vítima. Além disso, ela também fala na vítima levar um susto com os ferimentos quando acordar (entretanto, nas imagens, é possível ver que a suposta vítima está consciente e com um olho aberto).

Resolvemos, então, procurar por vídeos de acidentes que relacionassem celulares com microondas. Encontramos alguns e, como é possível observar, o resultado não é nada bom (ao colocar um celular dentro de um microondas ligado, o aparelho faz bastante fumaça, chega a explodir e a pegar fogo). Porém, é impossível afirmar que um acidente desses seria capaz de causar os ferimentos descritos pela mensagem e mostrados pela foto.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que usar o telefone celular junto com o forno micro-ondas causa uma explosão. Trata-se de uma fake news antiga que, por algum motivo, voltou a circular agora em 2022.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso