Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Projeto Mãos Solidárias existe, mas próteses não estão “sobrando por falta de divulgação”

Projeto Mãos Solidárias existe, mas próteses não estão “sobrando por falta de divulgação”

Projeto Mãos Solidárias está com próteses sobrando por falta de divulgação, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Próteses do Projeto Mãos Solidárias estão sobrando por falta de divulgação. Compartilhe. 

  Análise

Um vídeo de um projeto muito interessante está circulando na internet. Trata-se da divulgação de um projeto chamado Mãos Solidárias no qual é anunciado que está sendo criado um cadastro para doação de próteses de mãos e braços para pessoas que precisam.

Junto ao vídeo, está circulando na internet mensagens que apontam que as próteses estão sobrando por falta de indicação das pessoas que receberiam as doações. Leia algumas das mensagens que estão circulando na internet.

Versão 1: Recebi de um amigo que informa que estão com próteses sobrando por falta de indicação. Se souber de alguém que necessite, encaminhe. Gratidão Versão 2: Preciso que indiquem pessoas para este projeto. As próteses estão sobrando por falta de indicações. Peço também que divulguem em outros grupos. Obrigado.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: Compartilhe este projeto com quem necessita desse auxílio. Por falta de informação, as próteses estão sobrando. O Projeto “Mãos Solidárias” está doando próteses que podem mudar a vida de pessoas que não tem acesso a tecnologias de alto custo mas gostariam de tornarem-se auto suficientes mesmo em atividades que para nós são elementares mas essenciais. Ajudem a compartilhar.

Checagem

O projeto é muito interessante, mas algumas perguntas ainda seguem no ar. Vamos respondê-las. 1) É verdade que há um projeto chamado Mãos Solidárias que distribui próteses para quem precisa? 2) É verdade que o projeto está com próteses sobrando por falta de divulgação? 3) O que fazer se você quiser ganhar uma mão ou braço mecânico?

É verdade que há um projeto chamado Mãos Solidárias que distribui próteses para quem precisa?

Sim. É verdade. O projeto Mãos Solidárias é uma iniciativa dos Distritos 4630 e 4710 do Rotary Internacional, ANPR (Associação Norte Paranaense de Reabilitação) e da ONG norte-americana LN4. O acesso pode ser feito no site https://mobilidadeparatodos.net/maos-solidarias/.

É verdade que o projeto está com próteses sobrando por falta de divulgação?

Quando a mensagem começou a viralizar, entramos em contato com o número do WhatsApp que constava no site oficial do projeto. Perguntamos se as próteses estavam sobrando por falta de divulgação. “Como esse vídeo viralizou, estamos recebendo vários cadastros e breve teremos que abrir lista de espera”, foi a resposta.

Isso ocorreu há dois dias. Agora, parece que as próteses acabaram. Falamos isso porque consta a seguinte mensagem no site: “ATENÇÃO! DEVIDO À ALTA PROCURA DAS PRÓTESES DE MÃO, A PARTIR DE AGORA OS PEDIDOS ENTRARÃO EM LISTA DE ESPERA PARA O PRÓXIMO LOTE E SERÃO ENVIADAS NO ANO QUE VEM, ASSIM QUE CHEGAREM NO BRASIL. NOS DESCULPE!”.

O que fazer se você quiser ganhar uma mão ou braço mecânico?

Conforme aponta o site oficial, as indicações são feitas por pessoas que são membros de algum Rotary Club. Agora que tivemos “divulgação”, as pessoas escritas entrarão em uma lista de espera e poderão ser contempladas no futuro.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

É real que há um projeto que distribui próteses para pessoas que estão precisando. Porém, não estão sobrando peças por falta de indicação. Pelo contrário, agora quem desejar ganhar uma prótese terá que entrar em uma lista de espera.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm