Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vídeo que mostra professor de yoga tendo AVC durante aula online é uma simulação

Vídeo que mostra professor de yoga tendo AVC durante aula online é uma simulação

Professor de yoga teve AVC durante aula online, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Um professor de yoga chamado Léo teve um AVC durante uma aula online por videoconferência. 

  Análise

Está circulando na internet um vídeo um tanto quanto assustador. Nas imagens (que poderão ser vistas na parte da checagem do nosso conteúdo), um professor de yoga chamado Léo realiza uma aula por videoconferência quando começa a ter sintomas de um AVC.

A aluna percebe e chama os serviços de assistência médica para o socorrer. Junto ao vídeo, há mensagens que apontaram para o suposto episódio. Leia alguns dos textos que estão circulando na internet:

Versão 1: Enquanto faziam aula de ioga, Leo sofreu uma avc. Minutos podem salvar vidas, quando se trata de AVC, o socorro rapido é imprecidivel Versão 2: Instrutor tem AVC durante aula online Versão 3: Professor de Yoga sofre AVC durante vídeo aula. Pesado, mas um ótimo exemplo para termos a percepção e ficar atentos. Compartilhem, a informação pode ser tudo!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) O professor Yoga teve mesmo um AVC no vídeo que está circulando na internet? 2) Qual é a origem do vídeo que mostraria o professor tendo um AVC? 3) Quais os cuidados que temos que tomar em casos como este?

O professor Yoga teve mesmo um AVC no vídeo que está circulando na internet?

Não teve. Na realidade, a versão original do vídeo (que, em muitos casos, foi cortado apenas para viralizar) tem um final que aponta para o motivo da gravação: conscientizar as pessoas dos perigos do AVC (2ª maior causa de mortes no mundo). No vídeo, que pode ser visto abaixo, há a informação de que se trata de uma simulação.

Qual é a origem do vídeo que mostraria o professor tendo um AVC?

O vídeo tem, ao final, o endereço do site https://www.heroiscontraoavc.com/ e foi postado na página do Facebook de mesmo nome em outubro de 2020. Logo, podemos inferir que o vídeo faz parte da campanha da organização, ligada a uma empresa que fabrica equipamentos médicos.

Quais os cuidados que temos que tomar em casos como este?

A própria campanha aponta que, ao diagnosticar os três principais sintomas do AVC, é preciso procurar ajuda médica. “Identificar os três sinais de alerta de um AVC pode salvar uma vida! 1-Boca Torta 2-Dificuldade na fala 3-Perda de força em um dos braços. Se identificar algum dos três sinais, NÃO ESPERE: É HORA DE AGIR! Vá para o hospital mais próximo”, diz o site. Assinamos embaixo.

Conclusão

Fake news ❌

Apesar de o vídeo fazer parte de uma campanha de causa nobre, é falso que um professor de yoga teve mesmo um AVC durante uma aula online. O vídeo é uma simulação de campanha para prevenção contra o Acidente Vascular Cerebral.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm