Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Professor da Esalq criou lista de 20 dicas sobre alimentação saudável #boato

Professor da Esalq criou lista de 20 dicas sobre alimentação saudável #boato

Professor da Esalq criou lista de 20 dicas sobre alimentação saudável, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O professor da Esalq (escola de agricultura de Piracicaba, SP) Marcos Sorrentino criou uma lista com 20 dicas para as pessoas terem uma alimentação saudável.

Com ferramentas como o Facebook e o WhatsApp, nas quais só é preciso clicar em “compartilhar” para repassar uma mensagem na internet, o que não faltam são problemas com “crédito” em textos. E hoje vamos falar de uma mensagem que está sendo atribuída a um professor da Esalq (escola de agricultura de Piracicaba, SP) chamado Marcos Sorrentino.

De acordo com textos que estão circulando na internet, o professor teria criado uma lista de dicas sobre alimentação saudável. A lista detona com diversos alimentos industrializados, cita diversas coisas que “dariam câncer na certa” e fala que se deve “comer comida de verdade”. Leia a mensagem que circula online (alerta textão):

Professor da Esalq ( escola de agricultura em Piracicaba, SP), Marcos Sorrentino, escreveu: 1. #Farinha #láctea: um mix de açúcar, farinha de trigo, aromatizantes e conservantes. Sinto desapontá-los. 2. #Gelatina: vísceras e resto de animais coloridos artificialmente e LOTADA de açúcar ou ADOÇANTE (diet). Melhor usar gelatina incolor batida com suco da fruta. Ou usem Agar Agar (um tipo de gelatina retirada das algas marinhas) Agora a gelatina pronta Esqueçam! […]

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

11. #Coca #cola e #afins : câncer com certeza! Em pleno século 21, ano 2019 e vocês ainda não largaram o refrigerante? Poupe-me! 12. #H20: é a coca disfarçada. Tudo igual! 13. #Sal light: acorda mundo! Use o sal marinho! 14. #Açúcar light: pelo amor de Deus! Nem vou gastar saliva para falar dessa enganação! 15. #Salsicha: cada salsicha ingerida reduz a sua vida em 15 minutos!16. #Nuggets: segue reduzindo sua vida. Igual a salsicha. […]

18. #Margarina: graxa que entope sua artéria. Prefira a manteiga! 19. #Barras de cereais: as nacionais comumente encontradas por aí são LOTADAS de xarope! As barras mais atrativas são difíceis de achar e caríssimas. Não vale o custo beneficio. Coma 2 ovos, você estará mais nutrido(a). 20. E por fim, pra quem pergunta: o que comer?* A gente responde: comida de verdade! Quanto menos embalagens abrir, mais saudável será!

Professor da Esalq criou lista de 20 dicas sobre alimentação saudável?

Não vamos entrar no mérito se as dicas são válidas e nos limitar a falar da autoria. E o fato é que não foi o professor da Esalq Marcos Sorrentino quem criou as tais dicas. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Bastou fazer uma busca por mensagens mais antigas para percebemos que uma lista “95%” parecida já circula na internet há muito tempo. Com exceção do “item 20” (que originalmente era “Se divirta com produtos de limpeza no supermercado”), o texto é originalmente da nutricionista Pâmela Terra e foi publicado em fevereiro de 2018 na página do Facebook dela.

Dentre elogios e críticas (que renderam até uma resposta com alimentos que ela indica), a mensagem foi se modificando e se disseminando. Até que, de fato, o professor da Esalq publicou em sua página no dia 20 de novembro dando um crédito para “um nutricionista”. Não sabemos porque, mas, a partir daí, a mensagem começou a ser compartilhada como de autoria do Marcos Sorrentino.

Resumindo: a história que aponta que foi o professor da Esalq Marcos Sorrentino quem escreveu um texto com 20 dicas para uma alimentação saudável não procede. O texto é, na realidade, da nutricionista Pâmela Terra e já circula na internet há quase dois anos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2rJGq2y