Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil #boato

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil #boato

Primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A varíola dos macacos chegou ao Brasil. Primeiro caso de um brasileiro foi confirmado no Rio de Janeiro.

Depois da Covid-19 (precisamos lembrar que, apesar da queda de casos, a pandemia ainda não acabou), o alerta para novas doenças aumentou. A última do rol é a chamada varíola dos macacos. A enfermidade, comum em regiões da África, assustou muita gente por conta de um surto em países da Europa e das Américas.

É claro que o clima de alerta iria gerar um rumor que sempre ocorre em casos como estes. Já tem gente falando em redes sociais que o Brasil “já confirmou” o primeiro caso de varíola dos macacos no país. Em alguns casos, é dito que já se sabe do local: o Rio de Janeiro. Leia algumas das mensagens que circula online:

Versão 1: URGENTE: primeiro caso de varíola dos macacos chega ao Brasil, no Estado do rio de janeiro. Versão 2: TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA: Varíola do macaco chegou ao Brasil. That’s it, não saio mais de casa. Versão 3: Varíola do macaco já chegou ao Brasil

Primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no Brasil?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O que não demorou foi perfil repercutindo as diferentes versões da história. Só que a informação que aponta para o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil não procede.

As mensagens que circulam online (que têm características de boatos como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis) são desmentidas de forma simples: com uma busca por notícias sobre o assunto em fontes oficiais ou veículos de mídia.

A situação de agora (que pode ser modificada a qualquer momento) é a seguinte: não há casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil. O temos de mais “próximo” até o momento é um caso confirmado na Argentina e um caso de um brasileiro na Alemanha.

Há, sim, uma recomendação emitida pela Anvisa sobre a doença e falas de alguns especialistas que apontam para o risco alto de a doença chegar ao Brasil. Porém e como já falamos, não há casos confirmados no país.

Ou seja: até o momento (e torçamos que continue assim), a mensagem que aponta que o primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no Brasil é falsa. Não sabemos até quando, mas ainda somos território livre da doença.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso