Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Dr. Vinay Goyal fala da prevenção contra H1N1 #boato

Dr. Vinay Goyal fala da prevenção contra H1N1 #boato

Boato – Renomado médico internacional diz que fazer gargarejos e tomar bebidas quentes previne contaminação do vírus H1N1. Se você quiser ver a versão 2018 da história, clique aqui. 

Quem acredita na Lei de Murphy já sabe que quando algo está ruim, sempre pode piorar. Mal acabou o terceiro mês do ano de 2016 e muita gente achou que essa máxima não tinha mais como funcionar. Parece que tem.

Depois dos surtos de Zika vírus e da crise política se acentuando, estão em evidência os casos de H1N1. A gripe Influenza que preocupou o mundo em 2009 está levando pessoas aos montes para os hospitais e, em São Paulo, por exemplo, só no mês de março já quase atingiu o número de casos do ano inteiro de 2015.

Frente a essa nova preocupação uma corrente de prevenção tem se espalhado na internet. Uma lista com dicas de como evitar a contaminação pelo vírus H1N1supostamente escrita pelo médico Vinay Goyal.

Confira as dicas:

UTILIDADE PÚBLICA…. PREVENÇÃO CONTRA GRIPE H1N1 Gripe: IMPORTANTE Repassando……. Segundo os jornais, vamos ter um surto de gripe lá para meados de ABRIL. Assim reenvio esta recomendação/aviso que recebi hoje e que vou seguir escrupulosamente.

O Dr. Vinay Goyal, urgentista reconhecido mundialmente, diretor de um departamento de medicina nuclear, tiroídica e cardíaca pede para você divulgar a mensagem abaixo para o maior número de pessoas possível, a fim de contribuir para minimizar o número de casos da Gripe A, causada pelo vírus H1N1.

[…]

Eis algumas precauções:

-Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente.

-Evite, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos.

-Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contato com outras pessoas, ou quando chegar em casa, faça gargarejos com água morna contendo sal de cozinha. Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. De certa maneira, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada. Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz. Os vírus não suportam a água morna contendo sais.

-Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpe as narinas com a água morna e sal. Assoe o nariz com vigor, e, em seguida, com um cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água morna com sal, passe nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus. O uso de potes nasais para limpeza das narinas, contendo água morna e sal de cozinha, é um excelente método para retirar as impurezas que albergam os vírus e bactérias; trata-se de um costume milenar, da Índia.

-Reforce o seu sistema imunitário comendo alimentos ricos em vitamina C. Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegure-se de que contém Zinco, a fim de acelerar a absorção da vit. C.

-Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação.”

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Dicas úteis? Em partes já que nem todas elas são verdadeiras. Antes de mais nada, vale esclarecer que essa corrente começou quando houve a pandemia de H1N1 em 2009. Naquela época muitas histórias sobre a gripe Influenza se espalharam, e esta foi uma delas.

Agora sobre a utilidade pública real nessa lista de precauções, basta saber que apenas duas delas de fato foram confirmadas e fazem sentido. Vamos analisa-las por partes:

– Lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto são métodos de precaução reais. Indicados inclusive pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

– Na época em que essa lista se espalhou, um canal de televisão norte-americano entrevistou Randy Taplitz, diretor de doenças infecciosas do UCSD Medical Center para tirar a dúvida. O especialista disse que não há nenhuma evidência de que métodos como ingerir bebidas quentes, ou água morna com sal evite o contágio com o H1N1.

Essa mesma ‘lista mágica’ de prevenção foi compartilhada na web em nome de outros três médicos renomados, dos quais nenhum assumiu a autoria das dicas.

Resumindo a novela, essa história de sal, água morna e bebidas quentes pode até fazer com que as pessoas se sintam melhor – e não são contraindicadas – mas, não são reconhecidas pelos médicos como métodos de se prevenir o contágio da gripe Influenza. Além disso, o texto é antigo.

Ter cuidado com o que se espalha por aí – boato (e gripe) é que continua sendo uma precaução atual.