Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Prefeitura de Recife escondeu kit intubação que poderia ter salvo todo o Brasil #boato

Prefeitura de Recife escondeu kit intubação que poderia ter salvo todo o Brasil #boato

Prefeitura de Recife escondeu kit intubação que poderia ter salvo todo o Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A prefeitura de Recife escondeu remédios do chamado kit intubação que poderiam ter salvo todo o país. Estoque de medicamentos (que faltaram em outros estados) duraria 700 anos.

No início deste ano, a segunda onda de infecções por Covid-19 escancarou um problema em muitas cidades brasileiras: a falta de remédios para o chamado kit intubação. Sem sedativos e bloqueadores neuromusculares, alguns hospitais tiveram que manter pacientes até amarrados para fazer a intubação.

Em meio a esse quadro (felizmente, superado com a compra e doação de medicamentos) surge uma denúncia contra a Prefeitura de Recife. De acordo com mensagens que circulam online, a prefeitura tinha medicamentos para 700 anos e poderia ter salvo vidas por todo Brasil. Porém, escondeu “tudo em um depósito”. Leia a mensagem que circula online:

ATERRORIZANTE: PREFEITURA DE RECIFE TEM KITS DE INTUBAÇÃO SOBRANDO E PODERIA TER SALVADO VIDAS POR TODO O BRASIL MAS ESCONDEU EM UM DEPÓSITO, “ainda foram superfaturados e dariam para abastecer Recife por 700 anos” VEJA VÍDEO DETALHADO

Prefeitura de Recife escondeu kit intubação que poderia ter salvo todo o Brasil?

Misturar informações reais com informações falsas com o intuito de confundir as pessoas. Tem gente que tem feito isso com maestria nos últimos tempos. Felizmente, também tem gente especializada em desmentir esse tipo de informação falsa e separar o joio do trigo.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A denúncia de que a prefeitura de Recife estaria escondendo medicamentos do kit intubação que poderiam ter salvo vidas em todo o Brasil é uma distorção de uma denúncia real contra a prefeitura de Recife.

Tudo começou com essa matéria (real) da CNN Brasil. A matéria relata a suspeita por parte do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco em relação ao superfaturamento e compra excessiva de equipamentos (atente-se bem) do kit intubação.

Na matéria, é dito que há a suspeita de sobrepreço e excesso de compras em equipamentos como os tubos endotraqueais, cânula de traqueostomia e conjunto de drenagem torácica. Com base no que foi utilizado em 2020, o estoque daria para 723 anos (de acordo com o TCE-PE).

Ok. Temos uma denúncia. Porém, ela (que ainda é uma denúncia sem previsão para julgamento) não significa que Recife escondeu itens que poderiam salvar a vida no resto do país. Na realidade, o que faltou a outros estados foram os medicamentos do kit intubação. E registros de março mostram que o próprio estado de Pernambuco sofreu com a falta desses medicamentos.

Vale apontar que, de acordo com essa matéria, havia um remédio que o estado de Pernambuco (e não a prefeitura de Recife) tinha em estoque. O propofol. E um excedente de 36% foi doado a outros estados.

Só para passar a régua. Há, sim, uma denúncia contra a prefeitura de Recife por parte do TCE do estado de Pernambuco. Porém, não é verdade que os itens do kit intubação que estavam sobrando na cidade poderiam “ter salvo o Brasil”. O que havia de sobra eram materiais e o que faltou no Brasil foram medicamentos.

Resumindo: a história que aponta que a prefeitura de Recife “escondeu” remédios do kit intubação e poderia ter salvo o Brasil não procede. Na realidade, uma matéria verdadeira foi distorcida para gerar uma denúncia falsa contra a prefeitura da cidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1