Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Paracetamol P/500 vem com vírus machupo, que é mortal #boato

Paracetamol P/500 vem com vírus machupo, que é mortal #boato

Paracetamol P500 vem com vírus machupo, que é mortal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado com o Paracetamol P/500. Ele está vindo com o vírus machupo que é mortal.

Um dos tipos de fake news mais recorrentes que circulam na internet são os que apontam para perigos relacionados à saúde. Hoje, vamos falar de mais um causo antigo. Ele aponta para um suposto paracetamol que seria mortal.

O texto aponta que o paracetamol P/500 estaria com o vírus machupo (considerado um dos vírus mais mortais do mundo). O texto pede compartilhamento e aponta, ainda, que a mensagem seja compartilhada. Leia:

Confira o nosso desmentido em vídeo

Confira o desmentido em vídeo do boato da dipirona da Venezuela

AVISO URGENTE.Cuidado não tome o paracetamol que vem escrito P/500. É um novo paracetamol , muito branco e brilhante, os médicos provam que contêm vírus “Machupo”, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo. E com alta taxa de mortalidade. Por favor partilha esta mensagem, para todas as pessoas e familiares. E salve vida das mesmas…..Eu fiz a minha parte, agora é a sua Vez… lembre-se que Deus ajuda quem se ajuda fiquem atentos irmãos..

Paracetamol P/500 vem com vírus machupo, que é mortal?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Agora, em 2023, a história não demorou a se espalhar em redes sociais. Porém, trata-se de uma fake news antiga e que foi desmentida em 2016 no Boatos.org (detalhe: essa história deu origem a outra fake news viral, a da “dipirona contaminada”). Relembre o que escrevemos:

Para começar, a forma que o texto é escrito já entrega o boato. O caráter alarmista, os erros de português e o incisivo pedido de compartilhamento denunciam a farsa. E um detalhe raro em boatos também nos ajuda a esclarecer: a citação à fonte.

Como o texto é atribuído à Rádio Nacional de Angola, tentamos ver se tinha alguma informação a respeito do assunto na página deles. Como era de se imaginar, nada foi encontrado.

Outro detalhe: Mesmo que a tal rádio tivesse alertado, seria cientificamente impossível que o vírus sobrevivesse tanto tempo em um comprimido. De acordo com este texto, o Machupo é transmitido de humanos para humanos e por meio de roedores. Outro detalhe: ele só existe na América do Sul e Central.

Por fim, a mesma história já circula na internet há alguns anos. A única diferença era o local e o vírus. A história, em 2011, circulava por Moçambique (um abraço para os moçambicanos que acessam o Boatos.org) e o vírus citado era o ebola. A história foi, também, desmentida na época.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Paracetamol P/500 está vindo contaminado para o Brasil. Trata-se de uma notícia falsa antiga que voltou a circular agora em 2023.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso