Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Ovos de plástico da China chegaram ao Brasil, mostra vídeo #boato

Ovos de plástico da China chegaram ao Brasil, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra que ovos artificiais de plástico fabricados na China chegaram ao Brasil. De acordo com uma mulher, o ovo tem a casca dura, clara aquosa e película plástica.

Há alguns dias, o Boatos.org analisou dois vídeos que seriam a prova de que a China está produzindo ovos artificiais de plástico. Toda a análise está aqui, mas só para resumir: um vídeo era de um brinquedo e o outro vídeo era de um ovo estragado. Pensávamos que o assunto estaria encerrado. Mas eis que temos uma novidade.

Começou a circular um vídeo gravado no Brasil que apontaria que os ovos de plástico chineses chegaram por aqui. Na filmagem, uma mulher aponta o que seriam provas de que os ovos são artificiais: a clara do ovo é aquosa, a casca dura e ainda tem uma película de plástico. Assista ao vídeo e leia a transcrição dele:

Amigos e amigas. Estou aqui. Acabei de comprar uma cartela de ovos aqui no Extra do Quitandinha. Estou aqui de novo para fazer o teste que nem eu mesmo estava acreditando. Olha a textura dessa clara não tem textura nenhuma, não tem cheiro. Um cheiro muito longe. Eles usam aromático entre a casca do ovo e a clara. A casaca é completamente diferente do ovo da galinha. Até um barulho, um som, não quebra. Isso é plástico puro, plástico, diretamente, não da galinha, mas da China para nós.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Então é isso que nós vamos comer? A gente sente os sintomas e doenças que estão aparecendo aí a todo momento e não sabemos nem o que é. Então vamos tomar uma providência sobre isso. O ovo tem que vir da galinha direto do seu produtor e não sendo produzido por mãos humanas. Isso aí é um absurdo. Isso aí está entrando no Brasil e eu estou mostrando para vocês. Mas espero que vocês compartilhem esse vídeo e faça um teste antes de comer plástico, antes de comer porcaria vinda de fora.

Vídeo mostra que ovos de plástico da China chegaram ao Brasil?

De muitos leitores, escutamos um “olha aí a prova”. Mas será mesmo que a história que aponta que ovos de plástico da China já estão sendo vendidos no Brasil é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O primeiro ponto que desvenda a história está na própria mensagem. Ela tem todas as características de boatos na internet. É vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Só por isso, já deveríamos desconfiar da informação.

O segundo ponto que desmente a informação está na própria lógica da tese. Imagina quanto custaria para uma empresa importar ovos do outro lado do mundo, arcar com o custo de produção dos mesmos e se arriscar com autoridades sanitárias? Que empresa faria isso?

Por sinal, a tese descrita pela senhora do vídeo não faz o mínimo sentido. Para começar, ela diz que “já sabe que o ovo é de plástico”. Como ela tem tanta certeza do conteúdo do ovo se é o primeiro que ela tira da bandeja? Se os absurdos que ela falou parassem por aí, tudo bem. Mas não foi isso que aconteceu.

Primeiro, ela reclama da “clara ser aquosa”. Apesar da imagem não conseguir provar se ela está ou não, a clara pode, sim, estar aquosa se o ovo não for fresco e não por “ser de plástico”. Este texto explica.

Outro detalhe que também denuncia a farsa está na hora que ela fala que a casca é de plástico por ser dura. Isso não tem nada a ver com material e sim com a alimentação (este texto mostra) do frango. Vale dizer que não é possível, com base no vídeo, dizer que a casca é dura. Se você notar, a mulher bate a ponta, justamente a parte mais resistente do ovo.

Outro detalhe “furado” apresentado no vídeo: a “película”. Trata-se de uma membrana que todo o ovo tem entre a casca e a clara. Neste link há um diagrama que a descreve como membrana da casca. Ou seja, não é nada de excepcional. Esses três pontos mais as características do vídeo já mostram que ele é falso. Mas não para aí. Há mais dois detalhes que acabam com a farsa.

A empresa Perfa, responsável pelos ovos mostrados no vídeo, negou publicamente que vende ovos artificiais importados da China. Por sinal, a empresa falou o óbvio: que acredita que as pessoas conseguem perceber as inverdades do vídeo. Leia a nota oficial.

Aos clientes e consumidores dos produtos Per´fa alimentos. A Perfa alimentos, esclarece ao público em geral que existe um vídeo circulando em grupos de Whatsapp e páginas do Facebook com a falsa informação de que seus produtos são de plásticos e importados da China. Apesar de acreditarmos que os consumidores conseguem perceber as inverdades do vídeo, o nome da empresa está sendo exposto de maneira indevida e ilegal, associando-a à uma fraude em produtos alimentícios e de origem animal.

Diante deste fato, a Perfa alimentos não só repudia notícias falsas más está tomando as medidas necessárias a identificação da origem do vídeo. A Perfa alimentos é uma empresa que está no mercado a mais de 30 anos fornecendo produtos dentro de um rigoroso controle de qualidade aos seus consumidores, além de ter seus controles de produção auditados pelo SIF – serviço inspeção federal – ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Não compartilhe notícias falsas, além de ser errado, é crime. Depto qualidade

Só para terminar: o Brasil não importa ovos da China. De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, ovos não estão entre os produtos importados da China. Como que o ovo de plástico chegaria em massa nas prateleiras se a importação nem é registrada?

Resumindo: a história que aponta que os ovos de plástico da China chegaram ao Brasil é falsa. Assim como nos vídeos que desmentimos na semana passada, a filmagem que viralizou e foi gravada por aqui não prova nada. É mais um boato que circula online.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.