Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Ovo cru salva cachorro que ingeriu veneno de rato, mostra vídeo #boato

Ovo cru salva cachorro que ingeriu veneno de rato, mostra vídeo #boato

Boato – Cachorro envenenado é salvo depois de comer ovo cru. Vídeo mostra que ovo cru corta efeito do veneno de rato. 

Nem só de gemada, omelete e quindim vive o ovo. Saboroso e nutritivo, o ingrediente pode ser preparado das mais variadas formas: cozido, frito, duro, mole e até em receitas sofisticadas. Mas, de acordo com um vídeo compartilhado na internet, o alimento também possui um grande poder de cura em cachorros envenenados.

As imagens mostram um cachorro durante uma crise causada por um suposto envenenamento. Em seguida, o animal é alimentado com dois ovos crus. Na sequência, o animal aparece bem e caminha sozinho. Algumas versões indicam que o animal foi envenenado com veneno de rato e que utilizaram o ovo cru para cortar o efeito. Leia o que dizem as mensagens e assista ao vídeo:

Versão 1: ATENÇÃO GALERINHA ESSE CACHORRINHO FOI ENVENENADO COM VENENO PRA RATO. E OLHA COMO FOI QUE ESSA MOÇA FEZ PRA SALVAR ESSE CACHORRINHO. O ovo cortou o efeito do veneno. Versão 2: Muito importante! Repassem pra que outras pessoas vejam também. Esse cachorrinho foi envenenado com veneno pra Rato, e olha como essa Bombeira fez pra salva -lo. 2 Ovos Cru tira o efeito do envenenamento na hora.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Ovo cru corta efeito de veneno de rato em cachorro?

Pois bem, antes de ficar impressionado com os poderes medicinais do ovo, saiba que a informação não procede. Se você ainda não entendeu o porquê, continue lendo.

Não por acaso a mensagem que acompanha o vídeo segue o enredo clássico de boatos online: é cheia de informações vagas (sequer cita onde e quando o caso aconteceu), alarmista, erros de ortografia e pedidos de compartilhamento. Ao buscarmos informações sobre os poderes medicinais do ovo, nada encontramos. Mas não é só isso, também não encontramos nenhuma notícia sobre “cachorro salvo com ovo cru”.

Vale lembrar que sequer a “receita do leite”, conhecida popularmente como eficaz contra o veneno de rato, não tem comprovação cientifica. Apesar de o ingrediente ajudar a amenizar a ação do veneno, ele não é antídoto. Bom, isso só reforça a tese de que aquela “receita de vó” nem sempre é eficaz.

E para não dizerem por aí que não nos esforçamos, também buscamos a opinião de especialistas sobre o assunto. Curiosamente, a recomendação de TODOS é que não se dê nada ao animal e que o leve rapidamente para um veterinário, pois existem diversas técnicas para a desintoxicação e elas dependem do tipo de veneno. Vale dizer que induzir o vômito do animal não é recomendado (algo que o ovo pode causar). A regurgitação pode causar queimaduras cáusticas e danificar o esófago, garganta e boca.

Com isso, já dá para perceber que a recomendação do ovo não possui base cientifica e nem é endossada por profissionais. Mas como o cachorro ficou “bom”? Para responder à pergunta, buscamos o vídeo original e logo chegamos a versão do “veneno”. Por acaso, antes de chegar no Brasil, versões apontavam que a intoxicação teria sido causada por farinha de soja. Ou seja, mais uma contradição.

Por fim, um comentário matou a charada. Na verdade, o cachorro sofreu um ataque epilético. E, neste caso, não adianta dar nada. A única recomendação é cuidar para que o animal não enrole a língua. A propósito, a mulher do vídeo também não é bombeira, como apontam algumas versões.

Resumindo: ovo cru não corta efeito de veneno de rato em cachorro. A história é falsa, o vídeo não é de um envenenamento e a mulher não é bombeira. Se seu cachorro ingerir veneno de rato, procure o veterinário o mais rápido possível e não invente moda.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.