Ovo cru salva cachorro que ingeriu veneno de rato, mostra vídeo #boato

Boato – Cachorro envenenado é salvo depois de comer ovo cru. Vídeo mostra que ovo cru corta efeito do veneno de rato. 

Nem só de gemada, omelete e quindim vive o ovo. Saboroso e nutritivo, o ingrediente pode ser preparado das mais variadas formas: cozido, frito, duro, mole e até em receitas sofisticadas. Mas, de acordo com um vídeo compartilhado na internet, o alimento também possui um grande poder de cura em cachorros envenenados.

As imagens mostram um cachorro durante uma crise causada por um suposto envenenamento. Em seguida, o animal é alimentado com dois ovos crus. Na sequência, o animal aparece bem e caminha sozinho. Algumas versões indicam que o animal foi envenenado com veneno de rato e que utilizaram o ovo cru para cortar o efeito. Leia o que dizem as mensagens e assista ao vídeo:

Versão 1: ATENÇÃO GALERINHA ESSE CACHORRINHO FOI ENVENENADO COM VENENO PRA RATO. E OLHA COMO FOI QUE ESSA MOÇA FEZ PRA SALVAR ESSE CACHORRINHO. O ovo cortou o efeito do veneno. Versão 2: Muito importante! Repassem pra que outras pessoas vejam também. Esse cachorrinho foi envenenado com veneno pra Rato, e olha como essa Bombeira fez pra salva -lo. 2 Ovos Cru tira o efeito do envenenamento na hora.

Ovo cru corta efeito de veneno de rato em cachorro?

Pois bem, antes de ficar impressionado com os poderes medicinais do ovo, saiba que a informação não procede. Se você ainda não entendeu o porquê, continue lendo.

Não por acaso a mensagem que acompanha o vídeo segue o enredo clássico de boatos online: é cheia de informações vagas (sequer cita onde e quando o caso aconteceu), alarmista, erros de ortografia e pedidos de compartilhamento. Ao buscarmos informações sobre os poderes medicinais do ovo, nada encontramos. Mas não é só isso, também não encontramos nenhuma notícia sobre “cachorro salvo com ovo cru”.

Vale lembrar que sequer a “receita do leite”, conhecida popularmente como eficaz contra o veneno de rato, não tem comprovação cientifica. Apesar de o ingrediente ajudar a amenizar a ação do veneno, ele não é antídoto. Bom, isso só reforça a tese de que aquela “receita de vó” nem sempre é eficaz.

E para não dizerem por aí que não nos esforçamos, também buscamos a opinião de especialistas sobre o assunto. Curiosamente, a recomendação de TODOS é que não se dê nada ao animal e que o leve rapidamente para um veterinário, pois existem diversas técnicas para a desintoxicação e elas dependem do tipo de veneno. Vale dizer que induzir o vômito do animal não é recomendado (algo que o ovo pode causar). A regurgitação pode causar queimaduras cáusticas e danificar o esófago, garganta e boca.

Com isso, já dá para perceber que a recomendação do ovo não possui base cientifica e nem é endossada por profissionais. Mas como o cachorro ficou “bom”? Para responder à pergunta, buscamos o vídeo original e logo chegamos a versão do “veneno”. Por acaso, antes de chegar no Brasil, versões apontavam que a intoxicação teria sido causada por farinha de soja. Ou seja, mais uma contradição.

Por fim, um comentário matou a charada. Na verdade, o cachorro sofreu um ataque epilético. E, neste caso, não adianta dar nada. A única recomendação é cuidar para que o animal não enrole a língua. A propósito, a mulher do vídeo também não é bombeira, como apontam algumas versões.

Resumindo: ovo cru não corta efeito de veneno de rato em cachorro. A história é falsa, o vídeo não é de um envenenamento e a mulher não é bombeira. Se seu cachorro ingerir veneno de rato, procure o veterinário o mais rápido possível e não invente moda.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)