Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > OMS volta atrás, dá razão a Bolsonaro, pede fim do isolamento social e quer que pessoas voltem ao trabalho #boato

OMS volta atrás, dá razão a Bolsonaro, pede fim do isolamento social e quer que pessoas voltem ao trabalho #boato

OMS volta atrás, dá razão a Bolsonaro, pede fim do isolamento social e quer que pessoas voltem ao trabalho, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que diretor-geral da OMS voltou atrás e pediu que as pessoas voltem a trabalhar para garantir o pão de cada dia. Tedros Adhanom deu razão a Bolsonaro e pediu o fim do isolamento social.

Enquanto o país deveria estar discutindo formas para se evitar o aumento do contágio do novo coronavírus, o que estamos vendo no debate público, inclusive dentro do governo, são pessoas não respeitando as orientações da OMS para evitar o aumento repentino de casos da Covid-19. Mais do que isso: há pessoas tentando “justificar o injustificável” com informações distorcidas. A última delas cita como fonte a própria OMS.

De acordo com mensagens que circularam em redes sociais, Tedros Adhanom teria, em entrevista coletiva, dado razão ao presidente Jair Bolsonaro ao pedir que as pessoas voltem ao trabalho e que os países acabem com o isolamento social. Leia algumas das versões da mensagem que circula online e usa “como prova” um vídeo do diretor-geral da OMS:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: BOLSONARO TEM RAZÃO: OMS PERCEBEU QUE FEZ BESTEIRA E VOLTA ATRÁS. Versão 2: E agora, governadores, GRUPO GLOBO e BAND, que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Tedros Adhanom Ghebreyesus está confirmando o que o Presidente Jair Bolsonaro vem falando e alertando há semanas. Versão 3: – Algo mudou na OMS? – Agora se preocupam com os informais? – Jair Bolsonaro sempre esteve certo? Versão 4: OMS manda trabalhar… e agora prefeitos

OMS volta atrás, dá razão a Bolsonaro, pede fim do isolamento social e quer que pessoas voltem ao trabalho?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem se espalhou com muita força na internet e serviu como argumento para quem é a favor do fim do isolamento social. Mas será mesmo que a OMS “mudou de ideia” e recomendou o fim do isolamento social? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, o que aconteceu foi uma distorção da fala de Tedros Adhanom, feita durante coletiva da OMS no último dia 30. É fato que o diretor-geral da OMS citou que é preciso olhar para as pessoas que “precisam ganhar o pão de cada dia”. Porém, ele não usou a declaração para corroborar com a tese de que seria preciso acabar com o isolamento social.

A prova disso está em matérias que tratam do assunto. Essa matéria do site Antagonista aponta que a continuação da resposta, omitida das postagens que circulam online, deixa claro que a mensagem é um recado para que governos criem medidas que compensem as perdas causadas pelo isolamento social.

Essa matéria do UOL aponta que, na mesma coletiva, a OMS (ao contrário do que apontam as mensagens) voltou a defender o isolamento social como “única medida” para combater a expansão do novo coronavírus. Já essa matéria do G1 reitera que o trecho sobre assistência a pessoas sem renda foi omitido das postagens publicadas na internet.

Só para ter certeza se a OMS mudou de ideia, resolvemos buscar pelo posicionamento da entidade em relação ao isolamento social. Como é possível ver nas postagens de Tedros Adhanom e da própria OMS, a recomendação continua a mesma: o isolamento social é uma das forças mais eficientes para evitar o avanço da doença. O próprio Tedros reafirmou que a fala dele não era para as pessoas saírem de casa:

As pessoas sem renda regular ou qualquer reserva financeira merecem políticas sociais que garantam a dignidade e lhes permitam cumprir as medidas de saúde pública # COVID19 recomendadas pelas autoridades nacionais de saúde e OMS. Eu cresci pobre e entendo essa realidade. Exorto os países a desenvolver políticas que forneçam proteção econômica para pessoas que não podem ganhar ou trabalhar em meio à pandemia de # COVID19. Solidariedade! #coronavirus

Ou seja: é falsa a declaração que aponta que a OMS mudou de ideia, pediu para que as pessoas saiam às ruas e recomendou o fim do isolamento social. Qualquer pessoas que fale isso, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, continua indo contra as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f