Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Nutella causa câncer e será retirada de todos os supermercados #boato

Nutella causa câncer e será retirada de todos os supermercados #boato

Boato – Autoridades descobriram que Nutella causa câncer e produto está sendo retirado das prateleiras de todos supermercados.

Já dizia o poeta que “tudo que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda”. Essa frase poderia se encaixar com muitas coisas da vida. Mas, de acordo com notícias que surgiram na mídia, se encaixa completamente com Nutella.

Nutella causa câncer e será proibida de todos os supermercados, diz boato
Nutella causa câncer e será proibida de todos os supermercados, diz boato

Para quem não sabe, a Nutella é um creme de avelã com sabor doce e preço salgado. O produto ficou em voga na segunda semana de janeiro de 2017 após notícias que apontarem que o produto poderia causar câncer e que seria retirado dos supermercados. Leia trecho de uma dessas notícias que circulam online:

Câncer? Nutella será em breve retirada dos supermercados. Saiba por que:

Você certamente é um apaixonado pelo delicioso creme de avelã da Ferreiro, não é? Temos uma má notícia para você: ele em breve será retirado dos supermercados. A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (AESA) realizou um estudo de diversos produtos alimentícios e chegou à conclusão de que uma grande quantidade de produtos contêm contaminantes, que podem causar câncer.

O óleo de palma, em sua versão comestível, tem um alto teor de contaminantes que causam câncer – relatou a AESA. Este é o principal ingrediente para a elaboração do creme de avelã. Várias redes de supermercados na Itália decidiram retirar de duas estantes a Nutella devido essa consequência do relatório da AESA.

É claro que a notícia, publicada na imprensa internacional e reproduzida no Brasil, causou furor nas redes sociais. Mas será mesmo que procede a notícia que a Nutella causa câncer e que por esse motivo será retirada das prateleiras dos supermercados em breve? Não é bem assim. Vamos entender os motivos.

Relatório apontou que a Nutella causa câncer?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Primeiro, vamos falar da ameaça de câncer. Como dito acima, toda a polêmica começou após o comunicado que uma substância que contém no óleo de palma quando este está a mais de 200ºC poderia causar câncer. O óleo de palma (conhecido como o nosso azeite de dendê), está entre os ingredientes da Nutella. E aí começou a relação direta entre Nutella e câncer.

Apesar disso, o fato é que risco de câncer com o consumo do produto não é grande como algumas das manchetes apontam. De acordo com o The Verge, o processo de fabricação da Nutella é feito com o óleo de palma abaixo dos 200 ºC. Já o Mashable apontou que o caso está longe de ser confirmado. Disse que os estudos são apenas preliminares.

Resumindo a primeira parte: nenhum estudo apontou diretamente que a Nutella causa câncer. O relatório alertou para o uso do óleo de palma (que está contido em diversos produtos), mas não citou nenhum produto em especial. A empresa se defendeu apontando que realiza processos que fazer o produto não apresentar riscos.

Em tempo: infelizmente, a grande maioria dos produtos industrializados contêm substâncias que podem causar câncer. Nesses casos, vale a regra de ouro: não exagerar no consumo.

Nutella foi proibida e será banida dos supermercados em breve?

Essa é a segunda parte da história. Após a divulgação do relatório (que foi em maio do ano passado), uma grande rede de supermercados baniu todos os produtos que contêm óleo de palma, cerca de 200. E foi aí que o nome da Nutella ganhou repercussão. Italiana, a marca iniciou campanhas falando que o produto não apresenta riscos. Isso acabou chamando atenção.

Para além do supermercado italiano, que se auto intitulou “livre de óleo de palma”, nenhuma rede internacional baniu a Nutella. De acordo com essa matéria do The Independent, nenhuma outra rede manifestação ações para banir o produto. Vale apontar que nenhuma agência de regulação de produtos proibiu a marca.

Resumindo: vale ficar atento com a história. Mas por enquanto, a Nutella não foi proibida e, pelo o que tudo aponta, também não será. Mais uma vez, siga a nossa regra de ouro: causando ou não câncer, consuma este e qualquer outro produto com moderação.