Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Nova onda da Covid-19 com subvariantes da Ômicron BQ.1 e BXX é uma farsa #boato

Nova onda da Covid-19 com subvariantes da Ômicron BQ.1 e BXX é uma farsa #boato

Nova onda da Covid-19 com subvariantes da Ômicron BQ.1 e BXX é uma farsa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Médico revelou que o anúncio do risco de uma nova da Covid-19 com subvariantes da Ômicron (BQ.1 e BXX) não passa de uma mentira, uma farsa, uma fake news. 

Infelizmente, o tema Covid-19 voltou ao noticiário. Autoridades em saúde estão alertando para uma possível nova onda do novo coronavírus (que já não é nova para ninguém) causada pela subvariantes da Ômicron BQ.1 e BXX. Os números já começam a mostrar um aumento sensível de casos. Mesmo assim, um movimento tem se espalhado na web: de que a nova onda seria uma farsa.

Este movimento está sendo reforçado por vídeos de médicos apontando que a nova onda da Covid-19 não passa de uma mentira (uma fake news). Um dos conteúdos é de um médico que aponta que o anúncio de que da Covid-19 está voltando é uma “notícia falsa”, “uma grande mentira” e “não existe”.

O motivo seria a experiência dele como médico que mostra que não há nada de anormal nos locais que ele atende. Ao fim, ele diz que as pessoas estão falando para que retornemos com as máscaras, “confinamentos sociais” e “etc.”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O conteúdo que está circulando online tem o seguinte teor: “Segundo esse MÉDICO, nova onda do COVID É MENTIRA. Eu acredito, os que dizem isso é porque querem nos ATERRORIZAR, pra nos tirarem das ruas”. Leia a transcrição do conteúdo:

Olá, sou médico sanitarista e a minha especialidade é saúde pública. Eh eu resolvi fazer um alerta, emitir um alerta sobre uma situação muito grave que está acontecendo que é uma notícia falsa. a covid está voltando e que existe aí uma um uma variante chamada ele e ETC. e tal. Isso é uma grande mentira eu quero deixar as pessoas tranquilas e os clientes tem me perguntado

essa questão da nova covid. Isso não existe. Eu trabalho em dois hospitais e num pronto-socorro. E ainda trabalho numa clínica popular onde eu atendo cerca de cem pessoas por semana. Então não está existindo isso. Acalmem-se. E transmitam essa essa minha mensagem eh como vocês puderem pra todas as redes, pra todos os contatos. Não está existindo nada. Inclusive é um crime muito grande. Isso é um crime. Está sendo colocado que a forma é gravíssima e que mata tanto vacinados quanto não vacinados

Isso é muito sério. Inclusive colocando que deve se retornar ao uso de máscaras, confinamentos social e etcétera e tal. Quando já acabou essa situação já acabou, já está acabada. Acabou o terror. Não existe nenhuma onda de novo essa notícia ela realmente é completamente falsa. Então fiquem calmos, fiquem tranquilos, eu sou especialista nessa área e digo a vocês, isso não existe, isso é uma grande mentira. Passem adiante isso. Obrigado, bom dia a vocês

Nova onda da Covid-19 com subvariantes da Ômicron BQ.1 e BXX é uma farsa?

O vídeo com o crivo de um profissional de saúde está se espalhando muito em perfis no WhatsApp. Os motivos são dois: 1) Ainda há os negacionistas de plantão que sempre agem de forma reativa contra as medidas de isolamento contra a Covid-19. 2) Uma onda de Covid-19 não interessa a quem quer promover os protestos golpistas nas portas dos quartéis. Apesar do ânimo destes grupos, a tese de que a nova onda é uma farsa não procede. Ou, no mínimo, é otimista demais.

É fato que não há no horizonte um cenário catastrófico como do início da pandemia. Na época, não havia um protocolo de tratamento, não se sabia direito como o vírus era transmitido e não havia vacina. E também é fato que ninguém da imprensa está falando sobre a nova onda ser igual ao caos do início da pandemia.

Porém, contudo, todavia, é fato que há, sim, um crescimento de casos que pode resultar no crescimento de internações e mortes. A Fiocruz já apontou para o aumento de casos em alguns estados e regiões como a Europa enfrentam um crescimento de casos por causa das subvariantes da Ômicron (que pode ter um escape maior da imunidade das vacinas em relação a infecções).

O motivo apresentado pelo médico (“os meus atendimentos são ocorrendo normalmente”) não é factível. Falamos isso porque estamos em um período de preparação para uma possível nova onda e não na nova onda em si.

Não sei se vocês se lembram, mas no início da pandemia, havia um movimento de algumas pessoas que iam a prontos-socorros vazios para dizer que a pandemia é uma farsa. Não é preciso nem citar o que aconteceu quando, de fato, a Covid-19 chegou ao Brasil.

Fomos buscar por mais detalhes sobre o médico e descobrimos que ele não é a pessoa mais indicada para falar de proteção contra a Covid-19. No perfil do Instagram, por exemplo, ele chegou a oferecer tratamentos para “vacinados contra Covid-19”. Ou seja: já há um direcionamento para quem não é muito fã das vacinas.

O quadro real é o seguinte: foi detectado um aumento de casos da Covid-19 em algumas regiões e foi identificada uma subvariante da Ômicron que pode causar uma nova onda no Brasil. O que há, no momento, é um alerta que não deve ser ignorado. Não é preciso pânico (e, possivelmente, medidas como do início da pandemia não serão retomadas), mas vacina e máscaras podem (e devem) ser recomendadas.

Resumindo: e alguém vier falar para você que a “nova onda da Covid-19” é uma farsa, não acredite. Pelo menos por enquanto há um alerta em relação a novas variantes que merecem cautela (não pânico) e que não devem ser ignorados.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso