Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Nebulização caseira com bicarbonato de sódio e água oxigenada previne e cura Covid-19 #boato

Nebulização caseira com bicarbonato de sódio e água oxigenada previne e cura Covid-19 #boato

Nebulização caseira com bicarbonato de sódio e água oxigenada previne e cura Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Médico ensina protocolo de enfrentamento à Covid-19 usando nebulização caseira de bicarbonato de sódio com água oxigenada.

O número de casos e mortes por Covid-19 no Brasil não para de subir. Desde o final de dezembro de 2020, o índice de mortalidade supera o número de 1000 mortes diárias. Com isso, o país já soma mais de 250 mil vítimas pela doença.

Nesse cenário, muitas pessoas andam desesperadas atrás de “tratamentos precoces” que possam impedir uma infecção, mesmo que eles não existam. E infelizmente, mesmo sabendo disso, muitas pessoas seguem compartilhando dicas perigosas e ineficazes na internet.

Exemplo disso é uma história que anda circulando na internet nos últimos dias. De acordo com uma publicação, um nebulizador caseiro de bicarbonato de sódio com água oxigenada seria capaz de prevenir e curar a Covid-19. Nas imagens, um médico mostra como realizar o “protocolo” de enfrentamento à doença, tanto para prevenção como para tratamento. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Como fazer a inalação com bicarbonato de sódio e água oxigenada? 100gr de bicarbonato de sódio, 100 ml de água oxigenada 10 vol. e 900 ml água mineral. Acrescente 100gr de bicarbonato. Agite. Acrescente 100 ml de Água oxigenada. Prevenção: Inalar por 5 min. 1 X dia. Tratamento de Covid Inalar 5 min. 3 a 5 X dia. Use a mesma solução para fazer gargarejo diariamente”.

Versão 2: “”*URGENTE!* *URGENTE!* *Dr., em Brasília, e repassa o protocolo de enfrentamento do COVID com nebulizador caseiro e bicarbonato de sódio.* *É a ciência simples e prática no combate a esse vírus.*”.

Nebulização caseira com bicarbonato de sódio e água oxigenada previne e cura Covid-19?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, especialmente, no Facebook e no WhatsApp e deixou muita gente confusa. Apesar disso, a história não passa de balela!

Desde o início da pandemia de Covid-19, fake news envolvendo tratamentos alternativos contra a doença têm pipocado aos montes na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, desde aquelas que falam sobre uso de remédios até aquelas que citam o uso de produtos naturais (igualmente sem comprovação científica).

Assim como já falamos em outras histórias sobre curas e prevenções milagrosas contra a Covid-19, os produtos usados no vídeo de hoje não possuem comprovação científica no tratamento ou prevenção da doença. Mesmo depois de um ano do início da pandemia, ainda seguimos sem tratamentos eficazes ou preventivos. Até o momento, estudos científicos conseguiram detectar medicamentos que conseguem reduzir o risco de mortalidade em casos graves. Entretanto, não são indicados para casos leves e muito menos possuem poder preventivo contra a Covid-19.

A melhor prevenção continua sendo o distanciamento social, o isolamento (quando possível), o uso de máscara, a boa higienização das mãos e a vacinação. Porém, sabemos que será um longo percurso até todo mundo ser vacinado. Ou seja, enquanto boa parte da população (mais de 70% das pessoas) não tomar o imunizante, as outras medidas de proteção seguem sendo válidas e de extrema importância para controlar a disseminação do vírus.

Se isso não bastasse, procuramos por mais informações sobre o uso de inaladores no tratamento ou prevenção da Covid-19 e descobrimos que o método não passa de balela. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren), a suspeita ou confirmação de Covid-19 não impede a realização da nebulização. Entretanto, o Conselho destaca que tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto o Ministério da Saúde do Brasil recomendam o uso de “broncodilatadores em spray inalatório, com espaçador individual” (as “bombinhas”).

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) faz a mesma recomendação que os outros órgãos de saúde. De acordo com a SBPT, o uso de nebulizadores gera micropartículas que podem levar o vírus ao pulmão e também para o restante do ambiente, aumentando a contaminação. Já o serviço de Telessaúde do Rio Grande do Sul (RS) destaca que, caso a nebulização seja a única opção, os profissionais da saúde devem usar equipamentos de proteção necessários, como a máscara N95/PFF2, e colocar o paciente em um local bem ventilado e isolado.

Sobre o uso do bicarbonato de sódio no combate à Covid-19, descobrimos que a Universidade Federal do Acre (UFAC) iniciou um estudo para tentar identificar se a substância pode auxiliar na prevenção ou no tratamento da doença. Entretanto, a pesquisa está em fase inicial e os testes em pacientes internados acabaram de começar. De acordo com Carolina Pontes, coordenadora do projeto, o uso do bicarbonato de sódio como auxiliar no combate à Covid-19 não deve ser reproduzido em casa e a manipulação da substância para esse fim só deve ocorrer com acompanhamento médico.

Já o uso da água oxigenada no tratamento da Covid-19 sequer possui estudos científicos e não tem embasamento científico algum.

Em resumo: a história que diz que fazer nebulização caseira com bicarbonato de sódio e água oxigenada poderia prevenir e curar a Covid-19 é falsa! Ao pesquisar por mais informações, descobrimos que os principais órgãos de saúde do mundo, incluindo a OMS e o Ministério da Saúde do Brasil, não recomendam o uso de nebulizadores, mas sim de “bombinhas” individuais, por causa do risco de geração de micropartículas que podem levar o SARS-CoV-2 ao pulmão do paciente e contaminar o ambiente, infectando outras pessoas. Além disso, até o momento, ainda não existem resultados científicos sobre o uso das duas substâncias no tratamento ou prevenção da Covid-19. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy