Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Mensagens que apontam naftalina como “agente causadora de câncer e leucemia” têm exageros e informações ainda não confirmadas

Mensagens que apontam naftalina como “agente causadora de câncer e leucemia” têm exageros e informações ainda não confirmadas

Naftalina causa câncer e leucemia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Devemos jogar a naftalina fora porque está comprovado que ela é uma “agente causadora de câncer e leucemia”.

  Análise

A preocupação com agentes que podem causar doenças como o câncer é tão grande que, nos últimos dias, uma mensagem tem chamado atenção em redes sociais. Um corte de um vídeo de, possivelmente, um médico (não conseguimos achar o original do vídeo para confirmar) está circulando junto com mensagens que apontam que a leucemia causa câncer e leucemia.

No vídeo, o homem cita que a naftalina está ligada a casos de leucemia apontadas em um inquérito epidemiológico feito pela equipe dele e que estudos apontavam que derivados de benzeno causam câncer.

“#urgente Naftalina jogar fora Pq causa leucemia. Que absurdo😰😭”, diz uma das mensagens. “Médico informa que a naftalina causa ou pode causar  leucemia”, aponta uma segunda. “Atenção!,pessoal. NAFTALINA é agente causador de leucemia!. Joguem esta lástima no lixo adequado!”, diz uma terceira.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder a três questões: 1) A naftalina causa câncer e leucemia, conforme apontam mensagens? 2) Devemos estar atentos em relação ao uso da naftalina por conta do câncer? 3) A pessoa que gravou o vídeo está errada em fazer o alerta?

A naftalina causa câncer e leucemia, conforme apontam mensagens?

Não se trata de algo fatalista. Não é porque você colocou naftalina no seu guarda roupa em algum momento da vida que vai ter câncer. Neste sentido, precisamos ficar atentos em relação a exageros do que se coloca na internet. Nesta publicação, o CDC dos EUA aponta que não há evidências científicas que a naftalina causa câncer.

Devemos estar atentos em relação ao uso da naftalina por conta do câncer?

Apesar disso, há, sim, alertas em relação à possibilidade de a naftalina causar câncer (não encontramos nada diretamente relacionado com à leucemia). O mesmo estudo que citamos aponta que, apesar de não existir evidências científicas da relação direta entre naftalina e câncer, uma pesquisa apontou que camundongos fêmeas expostas ao vapor de naftalina desenvolveram tumores no pulmão. Machos e fêmeas desenvolveram tumores no focinho.

No Reino Unido, as autoridades de saúde mantêm o mesmo posicionamento. Tratam a naftalina como possível carcinogênico, mas apontam que não há evidência científica de causa e efeito.

A pessoa que gravou o vídeo está errada em fazer o alerta?

Há duas questões que vão além da pessoa que gravou o vídeo (se achássemos o original, conseguiríamos ter uma conclusão melhor). A primeira é que não tivemos acesso ao inquérito epidemiológico que relaciona naftalina à leucemia (o que, pelo menos de acordo com as nossas buscas, seria algo inédito). A segunda é que não sabemos se há cortes no vídeo que dão a entender que é a naftalina que causa câncer.

Há pontos corretos apontados pela pessoa que gravou o vídeo, como a que aponta que a Iarc (entidade que classifica o risco de produtos de causar câncer) classificou o benzeno como carcinogênico. Vale apontar que a Iarc também classifica a naftalina como sem evidência suficiente para ser cancerígena em humanos (o que não ocorre com animais).

No geral, é válido alertar para o produto como possivelmente danoso a saúde. Só não vale cravar com 100% que ele é cancerígeno.

Conclusão

Exagerado 🗣️

O conteúdo tem sua utilidade para sabermos que a naftalina não é inofensiva (como muitos compostos químicos), mas é exagerado dizer que ela, fatalmente, causa câncer e leucemia. Nem as autoridades mundiais em saúde apontam para isso. Gostaríamos de, no mínimo, ter acesso a algum estudo revisado por pares que possa quebrar este paradigma.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm