Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Molho de tomate com larvas; será verdade mesmo?

Molho de tomate com larvas; será verdade mesmo?

Boato – Internautas flagram diversas marcas de molho de tomate que estão vindo com larvas. Vídeos na internet comprovam isso.

Depois que a história de larvas no feijão (que mataram 10 pessoas em São Paulo) começou a circular na internet perdeu um pouco de força na internet outra denúncia apareceu online: a de que os molhos de tomate estavam vindo com larvas.

Larva em molho de tomate não passa de boato
Larva em molho de tomate não passa de boato

Dessa vez, não teve nenhuma história miraculante (do tipo “dez morreram”). O que fez a história ganhar força online foram vídeos postados no Youtube, WhatsApp e Facebook. Confira um dos vídeos. Eles falam por si só:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Também tem esse:

Depois que esse vídeo circulou, começaram a pipocar reclamações contra a empresa Fugini no site Reclame Aqui. Tinham muitas outras reclamações de pessoas no site, mas separamos apenas só para ter a dimensão de como chegou o caso. Confira algumas delas:

I

Comprei duas embalagens de molho de tomate tradicional da marca (340g) no supermercado Zaffari em Porto Alegre. Até ai tudo normal, como sempre. Porém, para a minha surpresa, ao colocar o molho e adicionar um pouco de água, eis que emergem LARVAS brancas do produto!!!! Cerca de cinco, sendo que uma ainda estava viva!! Acabei colocando todo o alimento fora, inclusive a carne que já havia sido preparada. Para tirar a duvida de onde vinham as larvas, abri a outra embalagem em um recipiente de plástico, coloquei pouquissima água e adivinhem? Mais 4 bichos NOJENTOS, brancos, pequenos e vivos! Ou seja, muitas pessoas devem estar comendo larvas com molho em suas residências graças ao descuido/relaxamento da empresa!

II

Eu comprei um molho de tomate da citada marca , qual foi a surpresa?? Havia larvas dentro do Saché, tentei ligar no SAC da empresa porém o telefone chamou 3 vezes e a ligação caia, tentei por 11 vezes. Aí vi que o problema é com o tal 0800. Verifique qua há outras denúncias a esse respeito. Cadê a vigilância sanitária?? Que ainda não verificou o que ocorre com esse produto?? Me sinto muito [editado pelo Reclame Aqui] por pagar por determinado produto e de brinde vir uns bichinhos..

III

Vi um video no face sobre larvas no molho de tomate e fui fazer o teste em casa. Meu molho tava cheio de larvas. O que esta acontecendo. Vamos esclarecer isso ai. Meu filho sentiu dores abdominais após o uso do molho. Inclusive tinha outro fechado em casa e fiz o teste e novamente as larvas estavam la.

Claro que os pedidos de leitores do Boatos.org para saber se o caso é verdadeiro ou falso também chegaram. Mas e aí, há larvas no molho de tomate? Pelo o que tudo indica, não. Depois do turbilhão de informações a respeito do assunto, a Fugini veio a público explicar o que seria essa coisa branca no molho de tomate. De acordo com a empresa, o que aparecem nos vídeos são sementes de tomate germinadas. Leia:

Circula pela mídia um vídeo no qual uma consumidora aponta a suposta existência de larvas no produto Molho de Tomate Tradicional Fugini 340 g. O material apresentado trata-se de sementinha de tomate germinada, característica usual da variedade de tomate utilizada no processo. A germinação desta sementinha pode em alguns casos ter aparência de uma suposta larvinha e confundir.

Alertamos que a veiculação e compartilhamento de notícia falsa constitui ilícito civil e criminal passível de responsabilização. A Fugini Alimentos garante a qualidade de seus produtos e reafirma seu compromisso com a ética e segurança alimentar.

Além disso, vale lembrar que empresas com marca registrada passam, periodicamente, por testes de verificação de qualidade de produto. Se algo estivesse fora dos padrões (principalmente se fossem vistos a olho nu) com certeza o produto seria retirado das prateleiras. A Anvisa mantém em seu site quais são os requisitos para um molho de tomate ser aprovado. Um deles é a ausência de larvas.

E se você acha que molhos de tomate nunca tiveram problemas com a Anvisa, relembre essa história de uma marca que teve o lote suspenso por causa de pelos de rato. Nesse outro caso aconteceu mesma coisa. Ou seja, se realmente tivesse larvas no molho de tomate aconteceria algo com o lote.

Resumindo: tudo aponta que não foram encontradas larvas em molhos de tomate. O que os alimentos continham eram sementes de tomate. Ou seja, os vídeos alarmistas que circularam online estão com algumas informações erradas.