Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Homem que “pediu desculpas a não vacinados” não participou de campanha de vacinação no Japão

Homem que “pediu desculpas a não vacinados” não participou de campanha de vacinação no Japão

Ministro e líder do Japão pediu desculpas a não vacinados por causa da vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Um ministro e líder do Japão pediu desculpas aos não vacinados por implementar a vacina contra a Covid-19 no país.

Análise

As fake news e boatos sobre as vacinas contra a Covid-19 continuam, mesmo com a pandemia arrefecida, viralizando entre negacionistas.

O último “fato novo” aponta para algo que teria ocorrido no Japão. De acordo com mensagens, um ministro (ou ex-ministro ou líder) do Japão teria pedido desculpas a não vacinados por ter aplicado a vacina contra a Covid-19 no país.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

O conteúdo está circulando junto a mensagens que apontam para um vídeo de um evento de negacionistas e um link de um site antivax. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: O Japão acaba de testemunhar o maior protesto contra a OMS que o mundo já viu. O ex-ministro fez um discurso no qual pediu desculpas pelas pessoas que morreram por causa da “vacina”. A verdade está vindo à tona e a mídia não está mostrando … Versão 2:Líder japonês pede desculpas aos não vacinados: ‘Vocês estavam certos, as vacinas estão matando milhões de nossos entes queridos’

Checagem

É importante fazermos a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas? 1) Quem é o líder do japonês que “pediu desculpas” aos não vacinados? 2) Em que situação do discurso do ex-ministro do Japão sobre a vacina se deu? 3) A fala significa que o Japão pediu desculpas pela vacina contra Covid-19 ou que não vacinados estavam certos?

Quem é o líder do japonês que “pediu desculpas” aos não vacinados?

Para que entendamos o caso, precisamos saber o contexto do vídeo. A pessoa que pediu desculpas é Kazuhiro Haraguchi. De acordo com artigos de referência sobre ele, trata-se de um político da extrema-direita do Japão com diversas controvérsias. Em outras palavras, é um negacionista.

Vale apontar que ele, apesar de ter sido ministro no país (ele foi ministro de relações internas e comunicações entre 2009 e 2010), não participou de nenhum tipo de decisão para a implementação da vacinação contra a Covid-19 no país ou mesmo tem voz para falar sobre o “Japão”.

Em que situação do discurso do ex-ministro do Japão sobre a vacina se deu?

O vídeo foi gravado em mais um evento de grupos negacionistas no Japão. O encontro foi realizado em Tóquio em junho de 2024. Vale apontar que eventos como estes não servem para representar uma posição do país sobre a vacinação.

O evento ocorreu com algumas centenas de pessoas em um país com mais de 100 milhões de habitantes. De forma alguma, eles falam como o “todo” (assim como neste outro caso). Além disso, o Japão tem um alto índice de vacinação (o que prova que o país se protegeu contra a doença). 

A fala significa que o Japão pediu desculpas pela vacina contra Covid-19 ou que não vacinados estavam certos?

Com base no que já escrevemos, podemos cravar que não. Nem a pessoa fala pelo Japão (afinal, é um político negacionista que não teve qualquer relação com a questão da vacinação no país e não representa o governo do país) tampouco os resultados da Covid-19 mostram que os “não vacinados” estavam certos.

Sempre é bom lembrar que só melhoramos as condições na pandemia da Covid-19 por causa da vacinação em massa e que, em nenhum momento, os benefícios da vacina (que protege contra uma doença que causou milhões de mortes) foram menores do que os riscos de efeitos adversos (que foram ínfimos).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a fala do ex-ministro do Japão represente uma posição do país em relação à vacinação contra a Covid-19. Na realidade, a fala é só uma manifestação de um político negacionista (também há muitos por aqui) que não representa à realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).