Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama #boato

Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama #boato

Hoax diz que anti-transpirante pode causar câncer
Hoax diz que antitranspirante pode causar câncer

Boato – O uso de antitranspirante nas mulheres pode causar câncer de mama.

Se você procurar pelas causas do câncer na internet, vai achar várias informações interessantes, mas muitas desinformações absurdas. Esse é o caso de um texto que tem assustado os internautas sobre o câncer de mama. O texto fala que a utilização de desodorantes antitranspirante nas axilas seria um dos principais causadores da doença em mulheres.

Confira trecho do relato:

ESTA É UMA INFORMAÇÃO VITAL – literalmente a vida e a morte – Certifique-se de lê-la e repassa-la. Água e sabão na axila antes de dormir! Devemos passar a noite com axila limpa ou apenas com DESODORANTE, para ser um momento de respiração livre da axila.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Algum tempo atrás, eu fui a um seminário sobre Câncer de Mama, conduzido por Terry Birk, com o apoio de Dan Sullivan.Durante a discussão, perguntei por que a razão mais comum para o desenvolvimento de tumores de câncer de mama é perto da axila.A minha pergunta não pode ser respondida naquele momento.

Esta informação me foi enviada recentemente, e eu estou contente que tenha sido respondida.Informei uma amiga que está passando por quimioterapia e ela disse que já tinha esta informação, obtida num grupo de apoio que frequenta … Agora eu quero compartilhar informações com você. Uma grande causa do câncer de mama é a utilização de anti-transpirante! Sim, anti-transpirante.

A maioria dos produtos no mercado são uma combinação de anti-transpirantes desodorantes. Olhe para os rótulos! Desodorante é bom, Antitranspirante, NÃO. A concentração de toxinas provoca mutação de células: CÂNCER. Aqui está o porquê:

O corpo humano tem apenas algumas áreas onde você pode eliminar as toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, a área de Inglês e axilas. Toxinas são eliminadas através da transpiração. O anti-transpirante, como o nome diz, impede a transpiração, portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas. Estas toxinas não desaparecem magicamente.

Como não vem com o suor, o organismo deposita nas glândulas linfáticas encontrados sob os braços. A maioria dos cânceres de mama ocorrem no quadrante superior da área do peito. precisamente onde estão as glândulas. Em homens parece ocorrer em menor grau, mas não estão isentos. O câncer se desenvolve por causa do uso de anti-transpirante, em vez de água e sabão.

A diferença reside no fato de que, quando os homens usam anti-transpirante, não é aplicado diretamente sobre a pele, o fazem em grande parte, no cabelo das axilas. As mulheres que aplicam anti-transpirante após o barbear ou arrancar dos pelos das axilas, aumentam o risco devido a pequenas feridas e irritações da pele, causando que produtos químicos nocivos penetrem mais rapidamente no organismo.

Por favor, repasse esta informação e marque pessoas importantes para você… O câncer de mama está se tornando assustadoramente comum e este aviso pode salvar algumas vidas. Se de alguma forma duvidam desta informação, podem fazer as suas próprias investigações. Provavelmente vão chegar à mesma conclusão. De: Gom Reme Apoio Revista Funk do Brasil. REPASSEM MESMO PESSOAL!

O texto tem um caráter apelativo, pois o título diz “ESTA É UMA INFORMAÇÃO VITAL – literalmente a vida e a morte – Certifique-se de lê-la e repassá-la”. Além da alusão a uma corrente, existem muitas informações incorretas ao longo do texto.

A começar pela foto que acompanha a matéria, que deveria ilustrar o desenvolvimento de um câncer próximo às axilas, na verdade mostra um caso de Hidradenite ou Hidrosadenite Supurativa. A doença afeta as áreas das glândulas do suor os folículos do cabelo que a longo prazo, pode provocar abscessos e cicatrizes na pele – geralmente em torno das virilhas, nádegas, mamas e axilas.

O caráter duvidoso já aparece no início, quando o autor diz ter dúvida sobre a razão para o desenvolvimento de tumores de câncer de mama ser normalmente perto da axila. Pois, em seguida, o texto diz que a informação e resposta sobre a questão foi enviada recentemente. Podemos nos perguntar ‘recentemente, quando?’, ‘a informação veio de onde?’ Imprecisão também é uma marca forte de hoax.

Sobre o fato de que os casos de câncer de mama acontecem no quadrante superior da área do peito, onde os nódulos linfáticos estão localizados e que, mulheres que passam antitranspirantes aumentam o risco da doença, quem esclarece é a Anvisa.

Segundo o Dr Pasquoalete, que é membro do corpo clínico do CEPEM – Centro de Estudos e Pesquisa da Mulher, a incidência de câncer observada neste quadrante é um pouco maior mesmo, pois é ali que se encontra a maior quantidade de tecido mamário, uma área com maior possibilidade para desenvolvimento da doença. O médico ainda lembra que drenagem linfática da mama ocorre também em áreas do tórax, e não apenas nas axilas.

Ou seja, não existe nenhum dado científico comprovado que relacione os sais de alumínio presentes na fórmula dos antitranspirantes, com o desenvolvimento do câncer de mama. Inclusive, a informação sobre isso consta no site do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Conclusão: o texto não só é falso como ainda termina com um tom de pânico: “Por favor, repasse esta informação e marque pessoas importantes para você… O câncer de mama está se tornando assustadoramente comum e este aviso pode salvar algumas vidas”. O importante é que as mulheres não precisam se preocupar, podem continuar usando o anti-transpirante quando preciso. E para a galera que anda de busão, um aviso. o desodorante está liberado sempre!