Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Médicos não salvaram homem de ataque cardíaco dando tapas no cotovelo; Vídeo não foi gravado em Singapura e homem não teve ataque cardíaco

Médicos não salvaram homem de ataque cardíaco dando tapas no cotovelo; Vídeo não foi gravado em Singapura e homem não teve ataque cardíaco

Médicos salvaram homem de ataque cardíaco dando tapas em seu cotovelo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento exato em que médicos de Singapura salvam uma homem de um ataque cardíaco com tapas no cotovelo

Análise

Diversas histórias chocantes circulam todos os dias na internet. Algumas são tão impressionantes que acabam gerando uma enorme comoção nas redes sociais, como o caso de hoje.

De acordo com um vídeo que está sendo compartilhado por aí, médicos de Singapura teriam conseguido salvar um homem que teria sofrido um ataque cardíaco em um teatro. Segundo as imagens, os médicos teriam conseguido tal feito dando tapas na parte interna do cotovelo esquerdo do homem. Confira:

“Um súbito ataque cardíaco em um teatro em Cingapura. Médicos e assistentes deram um tapa na parte interna do cotovelo do paciente e ele se recuperou após cerca de 2 minutos. Muitos ficam muito desamparados e morrem a caminho do hospital. Lembre-se: 1. Ao bater na parte interna do cotovelo da mão esquerda, conforme mostrado no vídeo, ele estimula os três pontos de acupressão ao redor do lado esquerdo relacionados ao coração e aos pulmões. 2. O tapa acelera a circulação sanguínea, o que faz com que a pessoa se sinta quente e pare de suar.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Ao bater e bater na parte interna do cotovelo da mão, aumenta a temperatura do corpo, evita seu acúmulo e facilita a circulação sanguínea. Em seguida, leve a pessoa ao hospital imediatamente. É bom tocar a parte interna do cotovelo esquerdo todos os dias, pois ajuda a prevenir qualquer doença cardíaca e reduz a incidência de ataque cardíaco”.

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Facebook e está sendo compartilhado como uma recomendação a todas as pessoas. Apesar disso, a história de hoje apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir daí, vamos responder todas as dúvidas em três questões e definir se essa história é verdadeira ou não: 1) O vídeo foi gravado em um cinema de Singapura e se tratou de um ataque cardíaco? 2) Dar tapas no cotovelo salva uma pessoa de um ataque cardíaco? 3) Qual é o protocolo no caso de um infarto?

Checagem

O vídeo foi gravado em um cinema de Singapura e se tratou de um ataque cardíaco?

Não. Ao procurar pela história na internet, descobrimos que ela já foi desmentida em diversos sites de checagem de diferentes países, como o Fact Crescendo, do Sri Lanka, o Africa Check, que reúne profissionais de diversos países da África, e o Boom Live, da Índia.

Há alguns registros de incidentes envolvendo ataques cardíacos em Singapura, porém, o vídeo não tem relação com o país. Na verdade, de acordo com as checagens, o vídeo foi gravado em um cinema, no China Film International Film City Nanning Qingxiu Hangyang City, na cidade de Nanning, na China, no dia 7 de agosto de 2017. A situação também não teve nada a ver com um ataque cardíaco. Na realidade, um jovem que assistia ao filme na ocasião tinha epilepsia e começou a passar, sendo socorrido por pessoas que também estavam no cinema.

Dar tapas no cotovelo salva uma pessoa de um ataque cardíaco?

Não. Não existem evidências de que dar tapas no cotovelo de uma pessoa possa salvá-la durante um ataque cardíaco. Na verdade, profissionais da saúde não recomendam que você bata no cotovelo da pessoa enquanto ela estiver tendo um ataque cardíaco. A ação não ajuda e pode prejudicar ainda mais a saúde da vítima. Os tapas também não ajudam em nada durante uma crise de epilepsia.

Qual é o protocolo no caso de um infarto?

Se você sentir sintomas, como pressão no centro do peito, dificuldades para respirar, palidez, suor frio, náuseas e tontura, procure imediatamente ajuda médica, pois esses são sintomas que indicam o início de um infarto. Caso a pessoa não consiga ajuda a tempo, os primeiros socorros envolvem massagens cardíacas com ventilação. Você pode fazer 30 compressões ritmadas e soprar a boca da pessoa (caso ela não tenha respiração).

O indicado é fazer de 100 a 120 compressões por minuto (existem músicas com esses batimentos por minuto (BPM) que podem te ajudar a manter o ritmo durante a massagem). Se possível, reveze a massagem cardíaca com outra pessoa a cada dois minutos, até a pessoa acordar ou até a ambulância chegar. Como é possível observar, tapas no cotovelo não ajudam em nada.

Conclusão

Fake news ❌

Médicos não salvaram um homem tendo ataque cardíaco com tapas no cotovelo. Na realidade, o vídeo não mostra nada disso. As imagens foram gravadas em um cinema na cidade de Nanning, na China, no dia 7 de agosto de 2017. Na oportunidade, um jovem que possuía epilepsia começou a passar mal durante a exibição do filme e foi rapidamente socorrido por pessoas que também estavam no local. Além disso, não existem evidências científicas de que dar tapas no cotovelo de uma pessoa ajude em um quadro de ataque cardíaco. Na realidade, profissionais da saúde apontam que esse tipo de conduta pode piorar o quadro no qual a pessoa se encontra. Também não existem evidências científicas de que os tapas podem ajudar em uma crise de epilepsia. Os primeiros socorros em caso de infarto é a realização de massagens cardíacas e ventilação (caso a pessoa não esteja respirando).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)