Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Médico Elsimar Coutinho morreu em decorrência da Covid-19 #boato

Médico Elsimar Coutinho morreu em decorrência da Covid-19 #boato

Médico Elsimar Coutinho morreu em decorrência da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O médico Elsimar Coutinho morreu aos 90 anos em decorrência a complicações da Covid-19 na cidade de Salvador (Bahia).

Desde quando o termo novo coronavírus começou a fazer parte do nosso cotidiano, muito se falou e muito se errou sobre o assunto. Infelizmente, alguns erros acabam não sendo perdoados por algumas pessoas. É o caso do que está acontecendo com o médico Elsimar Coutinho, renomado no campo da reprodução humana.

Há alguns dias, uma fala de Elsimar Coutinho para a rádio Metrópole gerou polêmica. No meio de uma longa entrevista, ele chegou a citar que o vírus mata geralmente quem “só cria problema” e é um “velho inútil”. Independentemente do teor da fala (não estamos aqui para opinar), o fato é que o médico de 90 anos virou notícia ao contrair o coronavírus e ser internado. E, de acordo com uma notícia que está circulando na internet, Elsimar Coutinho não havia resistido a doença. Leia:

Morre o médico Elsimar Coutinho Morreu agora há pouco Elsimar Coutinho. O médico, de 90 anos, estava internado na UTI do Hospital Aliança desde segunda-feira (20). Ele foi levado para a unidade de saúde após apresentar dificuldade para respirar. Lá, ele então foi submetido a teste, que deu positivo para a Covid-19.

Médico Elsimar Coutinho morreu em decorrência da Covid-19?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Infelizmente, muita gente compartilhou a mensagem com um tom de ironia (assim como havia feito com a notícia de que ele havia sido internado). Mas será mesmo que a notícia da morte de Elsimar Coutinho é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Ao apurar o caso, descobrimos que o que ocorreu. Tratou-se de um erro jornalístico que acabou resultando em uma informação errada em redes sociais. Assim que Elsimar Coutinho foi internado na UTI do Hospital Aliança, na capital baiana, surgiu a notícia de que ele havia falecido. Notícia que ganhou força na web em 22/07.

Porém, não demorou muito para o próprio hospital desmentir a informação. De acordo com o último boletim médico que tivemos acesso, a situação clínica do médico continua grave (ele começou a ser submetido a hemodiálise, inclusive), mas continua vivo. Leia o que diz o boletim do dia 23/07:

O Hospital Aliança informa que o paciente Elsimar Metzker Coutinho permanece internado na UTI do Hospital Aliança desde a segunda-feira (20/07) em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave pela COVID-19. O paciente continua sob ventilação artificial, com estratégia protetora pulmonar, sedado e foi iniciada a terapia de substituição renal, com hemodiálise. Apresenta disfunção circulatória, pulmonar e renal. O médico assistente é o infectologista, Dr. Roberto Badaró, do corpo clínico externo do Hospital. O quadro clínico do paciente é considerado grave e ressaltamos que todos os recursos disponíveis estão sendo oferecidos.

É importante citar que o próprio site que publicou a informação errada da morte de Elsimar Coutinho fez uma retificação posteriormente frisando que o médico continuava internado.

Resumindo: apesar de o médico de 90 anos ainda estar em estado grave, a notícia que circulou na internet sobre a morte de Elsimar Coutinho é falsa. Não passa de uma informação errada que circulou na web e foi (também de forma errada e cruel) comemorada por algumas pessoas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK