Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Médica de Unimed diz que 100% da população acima dos 30 anos será atingida pela gripe H2N3 #boato

Médica de Unimed diz que 100% da população acima dos 30 anos será atingida pela gripe H2N3 #boato

Boato – Em palestra da Unimed, médica afirma que 100% da população acima dos 30 anos será atingida pela gripe H2N3 e que os médicos estão proibidos de falar sobre o assunto.

Se você participa de grupos de WhatsApp, provavelmente, já deve ter recebido algum alerta sobre a gripe. Isso porque, desde que o vírus que provocou o pior surto de gripe nos Estados Unidos chegou ao Brasil, os boatos sobre o assunto não pararam.

O último alerta dá conta de um áudio atribuído a uma médica de Unimed. O alerta aponta que, durante uma palestra, a médica teria afirmado que “alguns médicos estão proibidos de falar sobre o assunto” e que “100% da população será atingida após 30 anos”. No áudio, a mensagem aponta que o novo vírus da gripe que está circulando é o H2N3 e que a OMS quer esconder. Confira mensagem e áudio:

Mensagem: Escuta isso. Relato de uma médica em palestra da Unimed!! É triste mas, não há remédio para essa doença. Alguns médicos estão proibidos de falar sobre o assunto, mas infelizmente 100% dá população será atingida após 30 anos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Transcrição de trecho: Família é bom dia. Passando para avisar que esse comunicado, ele é verídico. Porém a OMS ainda não quer que seja divulgado para a população não se alarmar. Mas tem um vírus um vírus bem mais potente que H1N1 que é H2N3. Um vírus mortal e a diferença dele para o H1N1 é que o paciente fica com insuficiência respiratória muito forte e vem a óbito no máximo em três dias.[…].

Médica de Unimed diz que 100% da população acima dos 30 anos será atingida pela gripe H2N3?

O alerta da suposta médica viralizou no WhatsApp e deixou muita gente preocupada. Mas será mesmo que a médica de Unimed disse que 100% da população acima dos 30 anos será atingida pela gripe H2N3? A resposta é não.

O primeiro ponto que nos leva a essa conclusão é o fato de que a mensagem de texto da “médica da Unimed” não foi criada para descrever o áudio (originalmente era para descrever uma piada em áudio que nada tem a ver com gripe).

O áudio em questão pertence a outro boato que, inclusive, já foi desmentido aqui. Acontece que, como os arquivos de mídia no aplicativo são enviados em mensagens diferentes, um texto que descrevia um áudio acabou sendo ligado a outro. Por sinal, já nos deparamos com casos semelhantes aqui no Boatos.org. Um exemplo clássico é o que aponta que o WhatsApp doa dinheiro para crianças. Ele sempre volta a circular com imagens diferentes.

Voltando ao boato. No áudio a suposta médica fala em H2N3. Porém, esse tipo de gripe (uma subclassificação da influenza A) não atinge humanos desde 1968. Além disso, o genótipo da influenza A que está circulando no Brasil é o H3N2 e, ao contrário do que se imagina, é coberto pela vacina contra gripe distribuída pelo Ministério da Saúde.

Resumindo: história que aponta que uma médica da Unimed disse que 100% da população acima dos 30 anos será atingida pela gripe H2N3 é falsa. Nem a mensagem tem a ver com o áudio e nem o áudio tem informações corretas. Tudo não passa de mais um boato que circulou sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.