Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Luciano Hang, da Havan, anuncia doação de 200 cilindros de oxigênio para Manaus #boato

Luciano Hang, da Havan, anuncia doação de 200 cilindros de oxigênio para Manaus #boato

Luciano Hang, da Havan, anuncia doação de 200 cilindros de oxigênio para Manaus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O empresário Luciano Hang, da Havan, anunciou a doação de 200 cilindros de oxigênio para Manaus. Ele levou tudo em seus aviões.

Na ultima semana, o empresário Luciano Hang levou um “pequeno” susto em relação à Covid-19. Ele ficou alguns dias internado em um hospital de São Paulo para se recuperar da doença. Hang, recebeu alta na última quinta-feira (21 de janeiro). Em meio a isso, uma outra história começou a circular na internet.

Junto com imagens de Luciano Hang em frente a um avião com o lettering “Manaus, Amazonas…” e outra dele com um avião verde e amarelo circularam na internet junto com mensagens que apontam que ele doou 200 cilindros de oxigênio para Manaus e ainda teria mandado “levar tudo nos aviões”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Como não admirar este meu Grande amigo @luciano.hang Luciano Hang da Havan, manda 200 cilindros de oxigênio para Manaus em seus aviões para Manaus em seus aviões. Atitude de homem de verdade,Bravo! Melhoras aí Irmão! #TratamentoPrecoceJá O BRASIL QUE QUEREMOS SÓ DEPENDE DE NÓS. Versão 2: Luciano da HAVAN,manda 200 cilindros de oxigênio para Manaus em seus aviões. Atitude de homem de verdade. Bravo! Huck vc é um Lixo.

Luciano Hang, da Havan, anunciou doação de 200 cilindros de oxigênio para Manaus?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Independentemente de posicionamento político, seria uma ótima notícia o anúncio de doação de 200 cilindros de oxigênio. Mas, pelo menos por enquanto (ainda dá tempo de tornar realidade), não é verdade que Luciano Hang, da Havan, anunciou a tal doação e levou o oxigênio em seus aviões para a capital do Amazonas.

As características da mensagem já nos deixam desconfiados. Ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. Para além disso, notícias falsas sobre doações são comuns na internet. Nestes casos, a primeira coisa que se deve fazer é procurar a fonte oficial para saber mais detalhes.

Ao buscar pelas redes sociais de Luciano Hang, nada encontramos sobre a ação relacionada a Manaus. É importante citar que, nesses últimos dias, o empresário esteve internado se tratando da Covid-19. Ou seja: ele estava “ocupado” com outros problemas (que não são pequenos).

Ao buscar pelo site da Havan, nada encontramos. É importante citar que há, sim, registros de doações e campanhas solidárias no site. Porém, nenhum com a descrição apontada nas mensagens que estão viralizando.

Para além disso, as fotos que Hang nos aviões nada têm a ver com a situação de Manaus atual. A imagem do empresário com o avião na capital amazonense é de 2019. De acordo com essa matéria, ele estava buscando terrenos para “mega-lojas da Havan”. A do avião verde e amarelo é de 2018. Na época, ele havia enfeitado o avião para a posse do presidente Jair Bolsonaro.

Vale dizer que os aviões particulares de Luciano Hang são de pequeno porte (precisariam de muitas viagens para levar os cilindros para Manaus). Por sinal, ao consultar voos de aviões da frota do empresário (que são descritos nesta matéria), não encontramos nenhum nos últimos dias com destino a Manaus (veja exemplos aqui e aqui).

Resumindo: a história que aponta que Luciano Hang anunciou a doação de 200 cilindros de oxigênio para Manaus que foram carregados em aviões particulares não procede. Pelo menos até o momento, a informação de doação está em perfis não relacionados ao empresário e não há registros de voos de Hang para o Amazonas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK