Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Peixe-panga faz mal a saúde por ser sujo, diz hoax

Peixe-panga faz mal a saúde por ser sujo, diz hoax

Hoax diz que peixe-panga faz mal à saúde
Hoax diz que peixe-panga faz mal à saúde

Boato – Circula na internet um texto dizendo que o consumo de peixe panga faz mal a saúde por ter vermes e vir de rios poluídos.

É tempo de quaresma. Nesse período do ano, muitas pessoas fazem promessas e se abstém de alguma atividade, hobbie, comida, como forma de preparo para a Páscoa. E é muito comum neste tempo não se comer carne vermelha e optar por algum tipo de peixe.

E o fundo do mar é recheado de seres vivos que servem para a alimentação. Um desses é o peixe-panga, peixe similar ao bagre que é encontrado no rio Mekong no sudeste asiático. Seu tamanho avantajado e uma aparência peculiar assustaram tanto os brasileiros ao chegar aqui que, há alguns anos, circula na internet um texto que o peixe faz mal a saúde.

O texto, que pode ser lido na íntegra aqui, se utiliza de várias siglas e entidades para explicar os riscos do consumo desse alimento. E fala da alimentação dele e que o rio que vive é poluído e blá, blá, blá. Muito argumento pra pouco peixe. Mas será que isso tudo é verdade?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Vale lembrar que, no Brasil, o controle e fiscalização dos pescados é responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portanto, nada chega ao consumidor sem ser fiscalizado. Ou seja, se o produto é exportado do Vietnã há cinco anos, com certeza uma equipe foi ao outro continente para ver como é feita a verificação do produto.

Esse link da Proteste aponta que as amostras apresentaram resultados normais e não houve motivos para suspender a importação. O peixe panga é exportado para países do mundo inteiro e cada país manda seus órgãos de inspeção para verificar a higiene e qualidade do produto.

Como vocês puderam ver, não há de que falar dos mimis da sujeira do peixe, ou de sua alimentação. Há uma fiscalização lá no Vietnã já e depois mais uma quando desembarca no Brasil. Quem escreveu esse texto não deve ter gostado do produto ou foi enganado pelo restaurante. Bem, aí é coisa do autor com o peixe que não vale aqui supor, mas o fato é que o peixe é normal e se pode comer a vontade.

Leia na íntegra o texto que diz que o peixe-panga é um perigo para a saúde