Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hospital dos Servidores (no Rio) abriu leitos de UTI e criou curso por causa de nova cepa da Covid-19 #boato

Hospital dos Servidores (no Rio) abriu leitos de UTI e criou curso por causa de nova cepa da Covid-19 #boato

Hospital dos Servidores (no Rio) abriu leitos de UTI e criou curso por causa de nova cepa da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Hospital dos Servidores, no Rio, vai oferecer curso sobre cepa brasileira da Covid e prevê sequelas piores do que a doença. Por isso abriu leitos de UTI e contratou 1400 funcionários.

A situação atual da saúde brasileira é um verdadeiro caos. O crescente aumento no número de casos de infectados pela Covid-19 e de pessoas contaminadas que precisam de atendimento médico deram um salto.

Nos últimos dias, diversos estados já relataram a falta de leitos em UTIs e muitos até já começaram a transferir seus pacientes. De acordo com os últimos boletins do Observatório Fiocruz Covid-19, 18 estados já registram mais de 80% de UTIs lotadas.

E segundo uma história que está circulando na internet, a cepa brasileira da Covid-19 seria a grande responsável, pelo menos, no Hospital dos Servidores, no Rio de Janeiro. De acordo com a publicação, o hospital teria entrado em colapso. Com isso, estaria abrindo mais 40 leitos de UTI, também teria renovado o contrato de 1400 funcionários e estaria oferecendo um curso sobre a cepa brasileira da Covid-19 nas dependências do hospital para preparar os profissionais da saúde. Confira:

“Bom dia, pessoal do grupo. Manoel falando. Olha, gente, eu recebi uma informação. Informação não, uma mensagem do Hospital dos Servidores. E eles acabaram de abrir uma média de 40 leitos de CTI, renovaram o contrato de 1400 funcionários da saúde contratados até junho. Existe uma previsão de hoje a 20 de março de um aumento muito grande da Covid, com a nova variante contaminando muita gente no Rio de Janeiro. É uma previsão, pode ser que aconteça e pode ser que não aconteça, mas o Hospital dos Servidores já se preveniu, já estamos precavidos. Saiu uma nova escala de serviço, mais complicada ainda pra gente. Nós vamos ter que fazer um curso ainda para entender o que é esse novo vírus, essa nova variante que tá chegando, pra poder cuidar dos pacientes.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Existe essa previsão, não quer dizer que chega, mas se chegar vai ficar complicado. Então, eu aconselho todos nós, a vocês do grupo, parentes de vocês a fazer aquele novo protocolo, aquele velho protocolo: evitar papai e mamãe de receber visita, trancar os velhinhos dentro de casa, mas ultimamente o problema maior tá vindo no jovem. Ali na fase de 16 até 30 anos, o negócio tá ficando complicado nessa fase. Então, eu aconselho a vocês, aos filhos de vocês que comece a se precaver de novo, como lá no início, sem saber o que tava acontecendo. Porque o negócio pode ser que… Do jeito que eles tão fazendo, abrindo leito, renovando contrato de 1400 funcionários da saúde, é sinal que a situação pode ser que aconteça, pode ser que não aconteça, mas ninguém vai pagar pra ver.

E dessa vez, vem mais grave, principalmente pras pessoas que já tiveram Covid. As pessoas do grupo que já teve Covid, sossega dentro de casa, que a sequela da Covid, os que pode vir depois, é pior do que a própria Covid. Então, se puder, fazer todo aquele protocolo de novo, até o dia 20 desse mês, a previsão é de 15 a 20 de março, vamos ficar quietinho, tranquilo e vamos nos cuidar, porque vai pegar, vai ser pior do que a primeira leva, segundo as previsões dos infectologistas da Fiocruz e do Hospital dos Servidores, tá bom, gente? Obrigado, bom dia, uma informação para vocês. Se vocês quiserem ou puderem, passem adiante pras pessoas mais chegadas e explica o que tá acontecendo, pode mostrar o áudio que eu recebi a mensagem assinada do Hospital dos Servidores desse jeito. Muita luva, muita máscara, muito álcool em gel. Tá bom, gente? Evitar visita, evitar aglomeração, é difícil pra gente que bebe cerveja, mas vai ter que evitar um pouquinho, entendeu, gente? Obrigado, bom dia e desculpa a notícia horrível na segunda-feira de manhã. Um abraço!”.

Hospital dos Servidores (no Rio), abriu leitos de UTI e criou curso por causa nova cepa da Covid-19?

A informação fez grande sucesso nas redes sociais, em especial, no WhatsApp e no Facebook e acabou acendendo o sinal de alerta de muitos cariocas. Apesar disso, a história não passa de balela.

Basta escutar o áudio para perceber que ele apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e os erros de português.

Primeiramente, é necessário fazer algumas ressalvas. A previsão de diversos órgãos da saúde é, de fato, um aumento expressivo no número de casos e internamentos. Além disso, a orientação de se proteger, ficar em casa, evitar visitas e aglomerações é totalmente válida e importante. Também precisamos ressaltar que, apesar do Rio não viver sua melhor fase, por enquanto, a situação também não é de colapso. Mas é aquele velho ditado: se as coisas continuarem como estão, para piorar é um pulo.

Depois de muita investigação, conseguimos conversar com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, que é responsável pelos hospitais federais no estado. Em comunicado, a assessoria indicou que não conhece a origem do áudio e informou que as informações fornecidas no áudio não representam uma posição oficial do Hospital dos Servidores.

Além disso, a assessoria reforçou que o hospital, atualmente, não está em colapso. De acordo com eles, a pior situação foi registrada em março de 2020. A assessoria também destacou que o Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro é mais voltado para atendimentos de alta complexidade, como cirurgias. Casos de Covid-19 até podem ser atendidos no local, porém, são mais direcionados à rede municipal e estadual de saúde.

Sobre as informações, a assessoria foi categórica em classificá-las como falsas. De acordo com o comunicado, o Hospital dos Servidores no Rio de Janeiro, de fato, busca abrir novos leitos de UTI. Entretanto, a abertura de novos leitos nada tem a ver com a nova cepa da Covid-19. Segundo a assessoria, essa é uma rotina padrão em todos os hospitais federais.

Sobre a renovação de contrato de 1400 funcionários, a assessoria explica que é uma ação de praxe e não possui nenhuma relação com a cepa brasileira da Covid-19. O comunicado informa que os contratos de trabalho nos hospitais federais são, geralmente, emergenciais e renováveis. De acordo com a assessoria, os últimos contratos venceram em dezembro, foram renovados em janeiro e, possivelmente, devem ser renovados mais uma vez.

Já sobre o tal curso de capacitação sobre a cepa brasileira da Covid-19 para os profissionais da saúde, o comunicado destaca que se trata de uma fake news. Segundo o Hospital dos Servidores, o curso não existe e nunca foi planejado.

Em resumo: a história que diz que o Hospital dos Servidores, no Rio, está em colapso, abriu leitos de UTI por causa da Covid-19 e vai oferecer um curso sobre a cepa brasileira da doença é falsa! A orientação de ficar em casa e adotar todas as medidas de proteção está mais do que certa (e pode salvar vidas!). Entretanto, o restante da história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy