Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hospital em Ribeirão Preto criou ala para tratar reações das vacinas contra Covid-19 #boato

Hospital em Ribeirão Preto criou ala para tratar reações das vacinas contra Covid-19 #boato

Hospital em Ribeirão Preto criou ala para tratar reações das vacinas contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Um hospital de Ribeirão Preto criou uma ala para tratar pessoas que tiveram reações adversas das vacinas contra Covid-19.

O anúncio da aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 a partir do fim de fevereiro está fazendo com que uma enxurrada de fake news contra vacinas voltem a circular na internet. A mais nova tenta incutir, novamente, a falsa sensação das “consequências” dos efeitos colaterais contra os imunizantes.

De acordo com mensagens que circulam online, um hospital de Ribeirão Preto foi obrigado a começar a tratar pessoas por causa dos efeitos da vacina. O Hospital das Clínicas teve que criar uma ala para tratar, tromboses, infartos e “mortes súbitas” (difícil tratar esta, mas beleza) relacionadas aos imunizantes. Leia:

Hospital em Ribeirão Preto que Está tratando das reações adversas das Vacinas como trombose, infartos, mortes súbitas, etc  inclusive em atletas e crianças. As Mídiaslixos escondem essas e outras informações da gente. Essa nova vacina bivalente foi testada apenas em ratos

Hospital em Ribeirão Preto criou ala para tratar reações das vacinas contra Covid-19?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Infelizmente, histórias falsas como esta estão se espalhando aos montes na internet. Porém e assim como outros casos, é falso que o Hospital das Clínicas da USP abriu uma ala para tratar sequelas da vacina contra a Covid-19.

A mensagem e o discurso do homem do vídeo se baseiam na falácia criminosa de que as vacinas causam mais danos do que a própria Covid-19. A verdade é que se estamos hoje em uma situação mais confortável ante a pandemia, isso se deu por conta da vacinação em massa. No Brasil, estamos próximo aos 700 mil mortos registrados por conta da Covid-19. Não existe relatos oficiais de casos semelhantes em relação às vacinas.

Além disso, a informação que aponta que as vacinas não foram testadas e que são “terapias genéticas” que causam mutações. Tratam-se de fake news que já desmentimos no Boatos.org por mais de uma vez.

Resolvemos, mesmo assim, buscar pelo tal “tratamento para vacinados” no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Como era de se imaginar, o que encontramos foi o anúncio de um estudo para analisar as sequelas da infecção pela Covid-19 (e não da vacinação).  Pelo que averiguamos, não há nenhuma ala ou ambulatório para “tratar vacinados” dentro do hospital.

Ou seja: é falsa a informação que aponta para o hospital para tratar vacinados em Ribeirão Preto. Mais uma vez, estão inventando uma notícia falsa para fazer com que as pessoas fiquem com medo de se vacinar. O que há é um estudo relacionado à Covid-19 e não à imunização.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso