Hospital Maçônico dos Olhos de Sorocaba está descartando córneas não utilizadas #boato

Boato – Infelizmente, córneas não utilizadas estão sendo jogadas fora no Hospital Maçônico dos Olhos de Sorocaba. Por isso, estão realizando cirurgias.

Um tipo de fake que sobrevive ao tempo é a que aponta para supostas ações de caridade ligadas a instituições. É o caso do artigo que vamos falar hoje, que aponta para um suposto “hospital maçônico”, que seria o Hospital dos Olhos de Sorocaba.

Uma mensagem gigantesca aponta que o Hospital Maçônico dos Olhos de Sorocaba estaria, por falta de pacientes, jogando córneas doadas no lixo. Por isso, estaria fazendo um apelo por pacientes e teria virado matéria em um “jornal da Rede Globo”. Leia a mensagem que circula por aí:

Hospital Maçônico – leia e repasse NÃO DELETE (curtinho) O JORNAL DA REDE GLOBO MOSTROU UMA REPORTAGEM SOBRE O HOSPITAL DOS OLHOS DE SOROCABA. ESSE HOSPITAL É DA MAÇONARIA, SEM FINS LUCRATIVOS. ELE É CONVENIADO COM O SUS, E TEM CAPACIDADE PARA REALIZAR CERCA DE 300 (TREZENTOS) TRANSPLANTES DE CÓRNEAS POR MÊS, POIS HÁ UM ESTOQUE DE CÓRNEAS SUFICIENTE PARA A REALIZAÇÃO DOS MESMOS.

ENTRETANTO, ESSE HOSPITAL ESTÁ REALIZANDO SOMENTE CERCA DE 120 (CENTO E VINTE) TRANSPLANTES POR MÊS, DEVIDO A FALTA DE PACIENTES. AS CÓRNEAS NÃO UTILIZADAS ESTÃO SENDO JOGADAS FORA POR PASSAREM DO TEMPO DE UTILIZAÇÃO E VALIDADE ! REPASSANDO DE MÃO EM MÃO ESTE E-MAIL PODERÁ CAIR NA MÃO DE ALGUÉM QUE CONHEÇA UMA PESSOA QUE ESTÁ A ESPERA DE CÓRNEAS. ELA PODE ENTRAR EM CONTATO COM O HOSPITAL OFTALMOLOGICO DE SOROCABA -SP E SE CURAR!

DE 2ª A 6ª FEIRA ATENCIOSAMENTE, DR. EDUARDO BEZERRA -MÉDICO POR FAVOR, REPASSEM ESTE E-MAIL. VOCÊ PODE NÃO ESTAR PRECISANDO, MAS SEMPRE HÁ ALGUEM PRECISANDO

Hospital Maçônico dos Olhos de Sorocaba está descartando córneas não utilizadas?

Em pleno ano de 2022, a história está circulando com todas as forças na internet. Por isso mesmo que estamos aqui para relembrar que esta mesma história já foi desmentida aqui (a única diferença do fake é a maior ênfase à informação de que o hospital seria “maçônico”) em 2015. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito:

O primeiro ponto é que não há nenhuma reportagem da Rede Globo sobre o assunto. Já nessa primeira busca descobrimos que essa história é da época em que os boatos eram repassados por e-mail (lá pelo início dos anos 2000).

Também descobrimos que o próprio “Hospital dos Olhos de Sorocaba” (na verdade Banco de Olhos de Sorocaba) foi obrigado a emitir um comunicado dizendo que a história era falsa. No mínimo, eles deviam estar recebendo um excesso de ligações de pacientes procurando pelo serviço ou de pessoas os xingando pelo “desperdício”. Leia:

Esclarecimento sobre informação inverídica veiculada na internet! Atualmente o banco de olhos de Sorocaba é considerado referência no Brasil para as pessoas que necessitam de um transplante de córnea. Somos atualmente o banco de olhos que mais capta córneas no Brasil.

Constantemente somos notícia na mídia, porém uma má interpretação nos causou uma grande dor de cabeça. Um médico chamado Dr. Eduardo Bezerra (médico do trabalho de uma usina de monte alegre – presidente prudente), o qual não tem nenhum vínculo com nossas instituições, divulgou através da internet que em Sorocaba sobravam córneas e estavam sendo jogadas fora. Isto não é verdade.

Captamos muitas córneas, porém somos procurados por pacientes de todo o Brasil, a procura é muito maior do que captamos, mesmo assim temos a lista de espera mais rápida do Brasil. Este e-mail esta circulando desde o ano de 2002 percorrendo o Brasil e até o exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, etc.) o e-mail cita que: “hoje de manhã eu vi na tv a seguinte reportagem…”. Isto leva as pessoas acreditarem que o fato mal interpretado é atual, pois o mesmo não cita data. Temos a grande preocupação que isto possa diminuir o número de doações no Brasil atualmente existem mais de 25 mil pessoas na fila de espera por um transplante de córnea. Edil Vidal de Souza Administrador do Hospital Oftalmológico de Sorocaba Banco de Olhos de Sorocaba

O hospital também postou um vídeo explicando a história. Assista:

Resumindo: é falsa a história que aponta que o hospital maçônico dos olhos de Sorocaba está jogando córneas fora por falta de procedimentos. Trata-se de uma fake news que circula há muito tempo na internet e insiste em circular em pleno 2022.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet