Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hospital do Homem pode fechar por falta de pacientes #boato

Hospital do Homem pode fechar por falta de pacientes #boato

Boato – Por causa de atendimento ocioso e falta de pacientes, Hospital do Homem pode fechar em São Paulo. Hospital tem atendimento gratuito.

Que a saúde no Brasil não está no melhor dos estados, todo mundo já sabe. Afinal, há procedimentos que, seja no serviço público como no privado, levam meses para serem realizados. Mas o que você diz sobre a notícia que há hospitais que tendem a fechar por falta de atendimento. Pois é isso que afirma um texto que circula online.

Hospital do Homem vai fechar por falta de pacientes, diz boato
Hospital do Homem vai fechar por falta de pacientes, diz boato

A postagem, que viralizou por Facebook e WhatsApp, aponta que o Hospital do Homem (construído pelo governo para atendimentos especializados de doenças que acometem homens) estaria prestes a fechar por falta de atendimento. Leia o texto que circula online:

HOSPITAL DO HOMEM

O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INVESTIU R$.2 MILHÕES NA COMPRA DE EQUIPAMENTOS DE ULTRASSON, UROLOGIA, LITOTRIPSIA(QUE DESTROE O CALCULO RENAL ATRÁVÉS DE ONDAS DE IMPACTO) PARA EQUIPAR O HOSPITAL DO HOMEM, A UNIDADE ESPECIALIDADE MEDICA DE:

ANDROLOGIA,PATOLOGIAS DA PROSTATA E UROLOGISTA, NEUROLOGISTA,NEFROLOGIA,GERIATRA E PLASTICA, ESSE HOSPITAL FICA NA AV.BRIGADEIRO LUIS ANTONIO 2.651. JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
TELEFONES – 3289-2421. FAÇA SEU CHECK-UP TUDO GRATIS

AJUDE A DIVULGAR , E POR DESCONHECER OS SERVIÇOS O USO TEM SIDO PEQUENO NÃO JUSTIFICANDO O INVESTIMENTO O HOSPITAL PODE FECHAR, EU MESMA FIQUEI CONHECENDO HOJE E ACHEI MARAVILHOSO

Hospital do Homem pode fechar por falta de pacientes?

É claro que a história viralizou, e muito, online. Mas será mesmo que o Hospital do Homem está prestes a fechar por falta de pacientes. A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Realmente, existe um Hospital do Homem no endereço citado. Trata-se do Euryclides de Jesus Zerbini. Em 2009, o Terra fez uma notícia apontando que o atendimento no local era ocioso. Desde então, a internet tomou como verdade a premissa. Ou seja, essa história do estabelecimento fechar circula faz tempo.

Em 2015, a própria direção resolveu desmentir o boato. Leia o texto, publicado na página do Facebook da instituição.

MENSAGENS NA INTERNET INFORMAM ERRONEAMENTE QUE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO HOMEM PODERÁ FECHAR… (Compartilhem e ajudem a acabar com o falso boato!!!)

Sites, blogs, mensagens de WhatsApp, e-mails e mensagens postadas em redes sociais vêm replicando um boato falso sobre um suposto fechamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo administrada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

O conteúdo das mensagens informa, erroneamente, que o hospital estaria “ocioso” por não ser conhecido do grande público, e incentiva as pessoas para que procurem atendimento na unidade.
A direção do hospital pede que os leitores e internautas não mais retransmitam essas informações, uma vez que não correspondem com a realidade do serviço.

O Centro de Referência em Saúde do Homem está estruturado no setor de urologia do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Euryclides de Jesus Zerbini, e é um serviço que atende exclusivamente aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Todos os meses são realizadas na unidade cerca de 3 mil consultas de urologia e mais de 300 cirurgias urológicas, retiradas de cálculos renais, cirurgias para tratamento de doenças benignas ou malignas da próstata com tecnologia de ponta, além de cirurgias para retirada dos rins, entre outros procedimentos.

Atualmente, o “Hospital do Homem”, como é conhecido popularmente, é considerado o maior centro de saúde especializado na América Latina e referência nacional no tratamento de litíase (cálculo renal) e do aumento benigno da próstata.

A direção conta com a colaboração de todos para divulgar as informações corretas sobre o primeiro serviço especializado em saúde do homem do país. Trata-se de um hospital de referência, que recebe pacientes previamente triados e encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros serviços da atenção básica do SUS. O HOSPITAL DO HOMEM NÃO VAI FECHAR! DIVULGUEM!

Como deu para ler, há muitas incorreções na mensagem que circula online. A primeira é que o hospital vai fechar. Deu para sacar que isso não vai acontecer. A segunda é que o atendimento é ocioso. Como deu para perceber, são feitos muitos atendimentos mensais (3 mil consultas e 300 cirurgias) no local.

E, por fim, não adianta ligar lá para agendar consultas. Como dito acima, o Hospital do Homem realiza atendimentos para pessoas que já passaram por atendimento em clínicas. Ou seja, o hospital só recebe encaminhamentos do SUS.

Resumindo: o texto que circula online sobre o Hospital do Homem é uma grande balela que circula faz tempo na web. Nem o local vai fechar, nem está ocioso e também não adianta você ligar lá para marcar consultas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 9 9331-6821.