Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hospital de campanha do Anhembi, em São Paulo, está vazio e sem pacientes #boato

Hospital de campanha do Anhembi, em São Paulo, está vazio e sem pacientes #boato

Hospital de campanha do Anhembi, em São Paulo, está vazio e sem pacientes, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeos mostram que o hospital de campanha montado no Anhembi, em São Paulo, para receber infectados com a Covid-19 está vazio e sem pacientes.

Desde que a Covid-19 causou um problema de saúde pública no Brasil e o isolamento social se fez necessário, negacionistas (aqueles que insistem que o coronavírus é só uma gripezinha) criaram uma campanha chamada “grave seu hospital” para mostrar instituições de saúde vazias (algo que não faz muito sentido já que muitos leitos são de retaguarda). Só que no início de junho, a campanha tomou “outra projeção”.

Depois que deputados estaduais gravaram o hospital de campanha montado no Anhembi, em São Paulo, começaram a circular na internet informações de que a obra teria custado milhões e estava sem nenhum paciente. Leia algumas versões da história que circula online:

Versão 1: HOSPITAL VAZIO São Paulo | Hospital de campanha do Anhembi está vazio. E vc aí acreditando nas mentiras do governador. Versão 2: Hospital de campanha no Anhembi está vazio. PASSOU A VISITA DE DE POLITOS E FISCALIZAÇÃO PASSOU NA TV. E AGORA. DORIA E COVAS. Mentiroso. PINÓQUIOS Versão 3: Hospital de campanha do anhembi vazio sem colchões para os pacientes e sem atendimento

Hospital de campanha do Anhembi, em São Paulo, está vazio e sem pacientes?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente compartilhou mensagens do gênero na internet ao se basear em parte das imagens gravadas pelos deputados estaduais. Mas será mesmo que o hospital de campanha do Anhembi está vazio e sem pacientes? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Para explicar o caso, precisamos fazer uma contextualização mais detalhada. No dia 4 de junho de 2020, um grupo de deputados estaduais causou confusão e invadiu o hospital de campanha do Anhembi. Tudo foi gravado e publicado em lives na internet. Foi a partir de um trecho da “live” que muitos internautas chegaram à conclusão de que o hospital estava sem pacientes. O grande problema é que essa premissa está errada.

O próprio vídeo dos deputados e matérias que relatam a confusão apontam que havia, sim, pacientes no local (que, inclusive, foram perturbados pela confusão). Essa matéria aponta, inclusive, que há 397 pacientes sendo atendidos no hospital de campanha. Ou seja: vazio, o hospital não está.

Mas e o vídeo? Porque ele mostra uma ala vazia? Assim como em tantos outros casos, o espaço é destinado a leitos de retaguarda para serem usados no pico da pandemia da Covid-19 (que, dado o número crescente de casos, ainda não chegou). O próprio governador João Doria disse que, se necessários os aparatos serão colocados no leito (não faz sentido colchões ficarem expostos sem pacientes).

Resumindo: a história que aponta que o hospital de campanha do Anhembi está vazio e sem pacientes é falsa. Há cerca de 400 pessoas sendo atendidas no local e o espaço vazio filmado estão reservados para o pico da pandemia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp